Novos Modos de Cura para Antigos Problemas

Novas formas de ajudar na recuperação de stress pós traumático e na cura de fobias
Pesquisas realizadas na Inglaterra e Japão oferecem novas esperanças para quem sofre de stress pós traumático ou então possui fobia (medo exacerbado de algo).
Tetris pode auxiliar na recuperação de pacientes com stress pós traumático
Cientistas conduziram uma pesquisa na universidade inglesa de Oxford, e descobriram um fator intrigante: jogar tetris depois de eventos traumáticos podem auxiliar na redução dos sentimentos e simtomas negativos relacionados à experiencia traumatica.

Jogo

Ainda de acordo com a pesquisa, o tetris faz com que as pessoas esqueçam as lembranças ruins e também reduz a quantidade de vezes em que a pessoa se lembrava do fato nas semanas seguintes.
Algumas pessoas acreditam que o tratamento pode ser muito eficaz em vítimas de acidentes e pessoas envolvidas em guerras ou conflitos.
O estudo, liderado pela Dra. Emily Holmes analisou a reação de 40 voluntários na seguinte situação: todos eles foram expostos a várias fotos de acidentes. Depois de 30 minutos, metade dos voluntários jogaram tetris.
Os voluntários que jogaram tetris após a exposição das fotos mostraram ter menos lembranças do ocorrido depois de uma semana do que a metade que não jogou.
Como o cérebro possui um tempo de seis horas para tornar a memória recente em memória permanente, e como somos limitados quando fazemos duas coisas ao mesmo tempo, a equipe acredita que o tetris (que envolve várias áreas do cérebro, por ser um jogo complexo) deixe o cérebro tão entretido que ele não consegue tornar a memória permanente com a mesma eficiencia do cérebro de quem não jogou.
Ainda não foi provado se outros jogos influenciam a gravação das memórias da mesma maneira.

– Tratamento para a fobia

Muitas pessoas manifestam fobia, as vezes quanto as coisas mais estapafúrdias. A lista de objetos do medo é grande: baratas, aranhas, lugares altos, lugares fechados, multidão, entre outros.
Pesquisadores estão tentando encontrar uma cura para este mal que afeta a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.
Uma pesquisa conduzida na Universidade de Hiroshima, no Japão conseguiu inibir o medo de peixinhos dourados – a equipe trabalha agora em descobrir como reproduzir isso em humanos.
Durante o experimento os pesquisadores consefuiram condicionar os peixinhos para que eles tivessem medo de um flash de luz – quando a lampada acendia, eles levavam um choque.
Depois que os animais passaram a associar a luz com o choque, os pesquisadores injetaram uma vacina de lidocaína no cerebelo dos peixinhos. Segundo a pesquisa, os animais que receberam a injeção apresentaram comportamente mais estável do que os outros, indicando que eles não estavam mais com medo da luz.
Com o experimento, os pesquisadores pretendem conhecer melhor como funciona o mecanismo do medo.

Pesquisa

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.