Método Pilates: O Que é?

O Que é Pilates?

Pilates é um método de controle muscular que foi desenvolvido na década de 20 por Joseph Pilates. É um método onde a maioria dos exercícios é executada com a pessoa no solo, ou melhor, deitada. Estão associados ao Pilates, os conceitos de Polestar, Rolfing, Power Yoga, Gyrokinesis, Feldenkrais, Fesioball, Stretching e outras teoria de controle motor e técnicas de conscientização corporal. O Pilates existe desde o ano  de 1926, e desde então é o mesmo. Segundo o seu criador, depois das 10 primeiras aulas de Pilates, você já sente o seu corpo mudado, após a 20º aula, as mudanças em seu corpo são visíveis, e após a 30º aula, as pessoas em sua volta começa a notar a grande diferença. O Pilates é fácil, agradável e traz resultados rápidos. Qualquer pessoa, em todos os níveis de condicionamento físico, com mais de 12 anos pode praticar esse método.

Pilates no Brasil

A cada dia que se passa, o método Pilates ganha mais “admiradores”, entre eles, estão muitos famosos dos quais precisam manter uma boa forma  e exibir uma postura excelente à seu público. Entre eles estão, Marina Person, Emerson Fitipaldi, Zizi Possi e Cris Couto são alguns. Todos buscam a professora Inélia Garcia, a qual trouxe o Pilates para o Brasil, depois de passar 800 horas aprendendo e se dedicando em Nova Iorque. Em 1996, Inélia já estava certificada como professora de Pilates. Ela estudou com uma aluna do próprio Joseph Pilates, a Romana Krizanowska, e mais tarde trouxe as “máster teachers” juntamente com Sari Mejías, para dar o primeiro curso no Brasil.

Para Que Serve o Pilates?

Atualmente é uma técnica reconhecida especialmente para o tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. O Pilates fortalece os músculos fracos, aumenta a mobilidade das articulações e alonga os músculos que estão encurtados.

Como Deve Ser Feito o Pilates?

O Pilates deve ser feito com movimentos fluentes, com muito controle e sem pressa para evitar o stress. O alinhamento postural é super importante em cada etapa de um exercício, ajudando a melhorar a postura global da pessoa. A fora, o alongamento e a tonificação, são trabalhados de dentro para fora do corpo, assim tornando-o mais forte, saudável, bonito, elegante e harmonioso.

Para Que Serve o Pilates? e Como Deve Ser Feito o Pilates?

Para Que Serve o Pilates? e Como Deve Ser Feito o Pilates?

Como São as Aulas?

As aulas apresentam um grande repertório de exercícios eficazes e suaves; poucas repetições de cada movimento; aulas únicas, evitando monotonia; resultados rápidos e duradouros; uso de aparelhos e acessório criados especialmente para os exercícios; construção de uma postura natural e correta; e não há desgaste físico. São feitas com um personal, de preferência em um local próprio, equipado com aparelhos com molas, pranchas, cadillac, baby chair e outros.

Há Benefícios ao Praticar Pilates? Quais São?

Há vários benefícios ao praticar Pilates, como: Aumento de resistência mental e física; correção postural; melhoramento da coordenação motora; alongamento e maior controle corporal; aumento de flexibilidade, força muscular e tônus; facilita a eliminação das toxinas e a drenagem linfática; alivio das tensões, dores crônicas e estresse; estimulação de sistema circulatório e oxigenação do sangue; aumento da concentração; promove relaxamento; fortalece os órgãos internos e trabalha a respiração.

“A postura muda, a pessoa parece que cresce, o peito fica mais aberto, a coluna e a cabeça entram no lugar”.

Há Benefícios ao Praticar Pilates? Quais São?

Há Benefícios ao Praticar Pilates? Quais São?

Série de Exercícios de Pilates

Assista um vídeo, com uma série de exercícios de Pilates no link seguinte: http://www.youtube.com/watch?v=YK7STITRGIw

Princípios Para Praticar Pilates

São Seis Princípios Fundamentais Para Praticar Pilates.

Controle A consciência dos músculos agonistas, mantendo um padrão harmônico e suave do movimento em uma atividade específica;

Concentração É necessário dar atenção para cada parte do corpo. O objetivo da técnica é o aprendizado motor;

Centramento Principio chamado de centro de força por Pilates, e considerado o ponto focal para o controle do corpo. Formado por 4 camadas de músculos abdominais: Oblíquo externo e interno, o reto do abdome, transverso do abdome, pelos extensores e flexores do quadril, os eretores profundos da coluna, e juntamente com os músculos do períneo;

Movimento Fluído O tipo do movimento deve ser controlado, leve e contínuo, absorvendo os impactos do corpo com o solo, evitando choques que poderiam levar ao desgaste prematuro usando a inércia.

Precisão “Importante na qualidade do movimento, e principalmente no realinhamento postural do corpo.”

Respiração A respiração correta é essencial no início do movimento.

Equipamentos para Pilates

Além dos exercícios realizados no solo (MAT- Pilates), há também os que são feitos em equipamentos. Conheça alguns equipamentos usados nos exercícios do método Pilates. 

Reformer Esse foi o primeiro equipamento construído por Pilates. Possui o formato de cama, é composto por um carrinho deslizante o qual se move em trilhos que são ligados a molas para oferecer resistência variável. Os exercícios realizados nesse equipamento são para as coxas (anterior, lateral e posterior), o quadril, o abdome, e o peito e são benéficos especialmente para a coluna vertebral rígida;

Barrel É um aparelho formado por um “meio barril almofadado”, que está ligado a um espaldar na parte da frente. É usado para fortalecer o abdômen, o tronco e para alongar a musculatura da região dorsal da coluna;

Cadillac Esse aparelho possui 2 barras de ferros fixas a um colchão, dois pares de alça de coxa e tornozelo ajustável, barra de trapézio, duas barras móveis – uma vertical e outro horizontal. É nele que são realizados os exercícios aéreos. Ele permite fazer mais de 200 tipos de exercícios. O enfoque maior desse equipamento é as coxas, os pés, cintura pélvica, coluna vertebral, ombro e abdômen;

Combo Chair Esse aparelho possui a forma de cadeira e sua estrutura é de madeira, com molas de resistências diferentes, ganchos em dois pedais e parafusos em escalas. É usado em exercícios de sustentação postural. Excekente para reabilitação dos joelhos, e também trabalha com os ombros, a coluna, a extremidades superiores e o abdômen.

Há outros equipamentos que são complementos para a prática do Pilates, como anéis de esforço, barras, bolas e outros.

Técnica de Pilates

Conheça mais sobre a técnica de Pilates, a qual é realizada em aparelhos e no solo. Os exercícios realizados no solo, são caracterizados por terem um caráter educativo, de modo que enfatiza o aprendizado do centro de força e daa respiração. Confira alguns exercícios no link seguinte: http://studiopilatesteresina.blogspot.com.br/2009/05/agora-teresina-vai-respirar-novos-ares_12.html

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.