Mercúrio

Por ser o único metal liquido a temperatura ambiente o mercúrio apresenta suas características bem diferenciadas dos demais metais. O ponto de fusão deste é de 38,87 graus Celsius e ponto de ebulição de 365,58 graus Celsius sendo muito denso e formando pequenas e perfeitas esferas, forma esta em que se encontra nas rochas e minerais onde existe. Pelo fato de ser liquido muitas das características mineralógicas não se aplicam ao mercúrio, ele sequer possui estrutura cristalina e nem mesmo plano de clivagem. O mercúrio, entretanto dissolve com muita facilidade o ouro, a prata, o chumbo e os metais alcalinos formando ligas conhecidas como amalgamas.

Mercúrio

Mercúrio

A área saúde está sempre alerta para os malefícios do mercúrio no organismo humano e está sempre alertando com dicas saúde direcionadas aos trabalhadores que lidam com o mercúrio, pois com a cultura industrial existente é difícil eliminar esse metal que hoje é usado em barômetros, termômetros, medicamentos, corantes, espelhos detonadores, somente para citar alguns, pois o campo de aplicação é bem mais amplo.

Metal Mercúrio

Metal Mercúrio

Na medicina o uso do mercúrio vem desde a antiguidade, porém há muito vem sendo gradativamente substituído por outras substancias bem mais potentes e ao mesmo tempo menos tóxicas e que não façam tanto mal ao meio ambiente e a saúde humana. Hoje, entretanto ainda temos anti-séptico, purgativos, pomadas dermatológicas e oftalmológicas em que o uso do mercúrio permanece, porém os diuréticos e medicamentos que eram usados para sífilis visceral, feitos a base de mercúrio estão totalmente fora de uso. Muito comum em todas as farmácias caseiras e com grande uso é o mercúrio cromo apesar de que já temos outros medicamentos que parecem mais eficientes do que este e sem os prejuízos que o descarte de curativos com este produto pode causar ao meio ambiente poluído que já temos atualmente.

Doenças de Mercúrio

Doenças de Mercúrio

Um controle meio ambiente eficaz passa pela diminuição dos efeitos ecológicos negativos do mercúrio, pois atividades industriais e o uso de combustíveis fósseis ocasionam um derramamento muito grande de mercúrio com isso poluindo cursos de água onde parte é volatilizada indo para a atmosfera de onde volta depois a cair junto com as chuvas e em seu estado original. Plantas e animais aquáticos absorvem direta ou indiretamente outra parte que após circular vai se concentrar em grandes quantidades nas cadeias alimentares e não esqueça que o mercúrio metálico pode ainda ser transformado em mercúrio orgânico pela atividade microbiana sendo que mesmo transformado em orgânico ele é altamente tóxico. A intoxicação por mercúrio é muito grave e se alguém chegar a isto vai ter de pedir uma ajudinha de Deus, pois se absorvido ele passa ao sangue e liga-se a proteínas do plasme e se distribui pelo corpo se localizando em quase todos os órgãos agindo como um veneno protoplasmático.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.