Nova Pesquisa
De acordo com uma recente pesquisa, realizada na Nova Zelândia, quando os bebês chegam aos quatro meses de idade mais ou menos, já conseguem estabilizar o sono, dormindo a noite inteira.
Maioria das Crianças
O estudo científico, demonstra que as crianças entre dois e quatro meses de idade, ao contrário do que se pensava anteriormente, são capazes de dormir durante a noite toda de maneira ininterrupta, o que constitui um alívio para muitos pais, principalmente as mães, que tem de acordar várias vêzes no período noturno, pois essa é a fase do aleitamento materno. Porém,a pesquisa ressalta que, para a criança regular seu período de sono com o resto da família, ainda pode demorar mais algum tempo.
Rápidas Mudanças
Os especialistas informam que, as rápidas mudanças que ocorrem no sono dos bebês, estão presentes, normalmente nos quatro primeiros meses de vida da criança. No passado, não se acreditava na possibilidade do bebê dormir durante a noite toda, porém atualmente, foi descoberto que se a criança dorme, no tempo convencional do sono da noite, em geral do período da meia noite até às cinco horas da manhã,num total de cinco horas,ele também tem condições de dormir por oito horas seguidas,sem interrupções.
Conclusão dos Pesquisadores
De acordo com os cientistas, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, as crianças são mais propensas a ter um sono noturno sem interrupções, no período de dois meses de idade mais ou menos, e apresentam uma chance de cinquenta por cento, de continuar com esse comportamento até os quatro meses de vida.
A partir desse fato,os cientistas pesquisaram, outra maneira de definir o sono da noite, que seria mais adequado aos hábitos das pessoas mais próximas, no caso os familiares, e chegaram a conclusão de que, a apartir dos três meses de vida, as crianças apresentam a tendência de dormir, por um período de dez horas da noite até às seis da manhã.
Como a Pesquisa foi Realizada
Para realizar essa pesquisa, os estudiosos, recrutaram os pais de cerca de setenta e cinco bebês, que concordaram em escrever diariamente, sobre como era o sono dos recém-nascidos,durante seis dias, a cada mês. Dessa forma,verificaram as informações contidas nos diários escritos, fazendo uso de filmagens do sono infantil.
Foi avaliado o sono dos bebês, de acordo com três critérios: Sono sem interrupção de meia noite às cinco horas da manhã, pelo menos oito horas seguidas dormindo sem parar, regulando com os membros da família, e sono ininterrupto de vinte e duas horas, até às seis horas da manhã.
Interesse dos Pais
Os pais estão bem mais interessados, no critério que estabelece o sono do bebê, em concordância com o deles. Porém os especialistas ressaltam que, na ânsia de fazer com que, o sono dos filhos regule com o deles, muitos responsáveis tentam forçar essa situação, e isso pode gerar alguns distúrbios do sono. É preciso conhecer e entender o padrão de sono infantil, e saber o que fazer para combinar com o da família. Mas as pressões da moderna vida agitada, as vêzes não permite, que haja um equilíbrio entre os pais e seus filhos.
Salete Dias