Hipotiroidismo é uma disfunção da glândula tireóide, que produz hormônios que regulam o metabolismo, ele pode ser congênito e atingir adultos. A doença surge quando os anticorpos atacam a glândula. Apesar de ser uma doença que geralmente acomete mais mulheres é comum também em homens, como é o caso do atleta Ronaldo.
A doença apresenta como sintomas característicos: o aumento de peso, retenção de líquido, queda de cabelo, sonolência, anemia entre outros. O tratamento é feito através de levotiroxina sódica, que tem o objetivo de substituir o hormônio.
O excesso de peso que o atleta, considerado melhor jogar do mundo por várias vezes, exibia nos últimos tempos era motivo de muitas chacotas, piadinhas e até mesmo de desculpa pelo próprio jogador. Ele anunciou em uma coletiva que sofria da doença e que por isso encontrava-se fora de forma. Em meio a tantas polêmicas no dia de sua despedida e sua saída dos gramados, ele alegou que estaria saindo por conta da doença. Ronaldo disse que convivia com a doença desde 2007 e justificou o excesso de peso e consequentemente o seu baixo desempenho dentro dos campos, pois não poderia ter tratamento adequado por precisar ingerir remédios que a CBF proibia.
Pois bem, foi o que ele disse. Muitos médicos discordaram e desmentiram o jogador. A medicação do tratamento de Hipotiroidismo é feita em qualquer farmácia, por preços acessíveis, e não é considerado pela CBF doping. Essa medicação não é acusada nos exames de doping, pois ela só repõe o mesmo tipo de hormônio que o nosso próprio organismo produz.
Ainda de acordo com os médicos o hipotiroidismo não torna nenhum indivíduo incapaz. Eles ainda disseram que o que fez com que o jogador ficasse fora de forma não foi a doença, mas o acúmulo de outras circunstâncias vivida por ele durante sua vida de atleta, como as frequentes contusões que ele teve e as cirurgias.
Na mesma entrevista o jogador confessou toda sua dificuldade em controlar o peso e admitiu que foi vencido pelo seu próprio corpo. Ronaldo ainda tentou alfinetar os jornalistas que viviam fazendo perguntas indiscretas ou até mesmo pegando no seu pé por conta de tudo isso. Ronaldo disse que não guardava mágoa de ninguém pelas constantes declarações da imprensa e que só estava desabafando para que todos entendessem que ele tinha motivos reais para as consequências que vinha vivendo e sofrendo.
Por fim, em meio a choro e emoção, ao lado dos filhos, o jogador anunciou que chegou ao fim sua carreira e revelou que a doença que sofria era a culpada por suas dores no corpo, seu cansaço físico, e que por isso estaria então antecipando a sua aposentadoria.