Hérnia de Disco

A nossa coluna é formada por 33 vértebras divididas em 4 porções: sete vértebras cervicais, próximas ao pescoço, logo abaixo 12 vértebras torácicas que ficam na parte superior das costas, cinco vértebras lombares que ficam próximas a bacia e 5 vértebras sacrais, além das quatro coccíneas que se fundem e formam o cóccix. Dentro das vértebras há um canal por onde passam a medula espinhal e a medula nervosa, e permeando as vértebras cervicais, torácicas e lombares contamos com discos intervertebrais que tem duas importantes funções: amortecer os impactos causados pelos nossos movimentos em atividades fisicas e no dia-a-dia e evitar os atritos entre as vértebras.  Esses discos intervertebrais são formados de um material interno gelatinoso revestido de um elemento fibroso, firme e maleável, a tal ponto que permita preencher os espaços entre as vértebras garantindo a flexibilidade da coluna e do nosso corpo.

Lombar

Lombar

A hérnia de disco acontece quando este disco sai do lugar ou por algum motivo é perfurado fazendo com que se perca o material gelatinoso interno, em qualquer das situações há o deslocamento do disco e recebe o nome de hérnia de disco, que tem causas diferentes e sintomas também diferentes dependendo da região que é afetada. A grande maioria dos casos de hérnia de disco acontece entre as vértebras lombares e raramente entre as vértebras torácicas.  Com o deslocamento do disco a hérnia pode comprimir tanto os nervos próximos ao canal da espinha como também os nervos que controlas a bexiga e o intestino, os sintomas são muito variados e compreendem desde dor que pode ser de leve e moderada até dor intensa, falta de sensibilidade e fraqueza muscular, em alguns casos sendo necessário inclusive o uso de medicamentos fortes, que devem ser administrados por médico especialista com segurança no diagnóstico, buscando como vencer a crise.

Hérnia de Disco

Hérnia de Disco

A hérnia de disco não é considerada uma doença, mas sim uma disfunção do organismo, mas de qualquer forma é um problema de saúde sério, e os indivíduos devem procurar um especialista ortopedista que través de exames de Raios X e outros exames que utilizam o avanço da tecnologia avançada poderá avaliar a situação e então prescrever o tratamento e as recomendações necessárias. Num primeiro momento a maioria dos problemas com hérnia de disco podem ser resolvidos com tratamento medicamentoso, fisioterapias ou repouso, entretanto alguns casos somente a intervenção cirúrgica poderá resolver.

Cirurgia

Cirurgia

Não existe uma causa determinante especifica para hérnia de disco, que pode ser resultado da idade sendo mais comum entre pessoas na faixa etária de 35 a 55 anos de idade e também há grande incidência que casos em uma mesma família, levando-se a considerar a questão genética. Pessoas que praticam esportes e se submetem a atividades com grande esforço de peso ou de movimentos tem uma probabilidade maior de ter problemas de hérnia de disco. A hérnia de disco é bastante comum, e muitas vezes com um tratamento simples que requer apenas alguns dias de repouso,compressas mornas e medicamentos o paciente se encontra em forma novamente, sendo que a maioria das pessoas responde ao tratamento em no máximo 4 a 6 semanas de tratamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.