Muitas são as dúvidas das mulheres sobre a gravidez. Os riscos e privações que o período de gestação proporcionam podem ser motivo de negação para muitas, que não querem se arriscar na maternidade. É necessário saber um pouco das dúvidas e queixas mais frequentes sobre a gravidez, para que as mulheres, e porque não os homens, saibam que tipo de situação irão lidar durante esta fase da vida.
A primeira dúvida, e a mais comum de todas, é sobre todos os problemas naturais que surgem durante o período de gravidez: eles diminuem ou desaparecem após o parto, exceto em casos especiais ocasionados cometidos pela própria gestante. Além disso, o uso de medicamentos deve ser evitado ao máximo, para não acarretar em anomalias no feto, e obviamente, na gestante.
Os primeiros sintomas da gravidez, que dão os sinais da condição da mulher, são náuseas e vômitos. Como dito anteriormente, o uso de medicamentos não são indicados, apenas quando a frequência deles for muito grande; ao invés disso, tenha um controle maior da dieta, fracionando a ingestão de frituras, gorduras e alimentos com cheiro forte, para evitar mais desconforto durante os males. Bebidas são indicadas após o alimento. Também no início da gravidez pode ocorrer a sialorreia, isto é, o aumento significativo na saliva, o que pode atrapalhar a respiração e a mastigação. É indicado deglutir a saliva, além dos tratamentos já recomendados.
No segundo trimestre de gestação, costuma haver crises de pirose, azia e queimação no estômago.
O tratamento indicado no início da gravidez permanece, e outros hábitos, como fumo e bebidas alcoólicas, também são proibidos, para garantir a integridade da mãe e do bebê. Neste ponto, também não é recomendável deitar-se após as refeições, mas sim mantendo-se recostada no leito, com a cabeça levantada, facilitando a digestão dos alimentos.
Nos estágios mais avançados da gravidez, por volta de 6 e 7 meses, a gestante pode sentir dores fortes nas costas, lombar, articular e nas mamas. Nas três primeiras, a dor é decorrente das mudanças no corpo, não só pela fase da gravidez, como também pelo aumento de peso, que demanda mais força do organismo para mantê-lo em pé.
Já nas mamas, elas tendem a aumentar de volume para a futura amamentação do bebê. Um sutiã com boa sustentação resolve o problema, que tende a diminuir após o parto.
Embora haja outros problemas, estes são os mais comuns de acontecer durante a gravidez. A gestante deve ter bastante paciência, uma vez que as privações só tendem a aumentar nos estágios finais de gestação. Mas uma vez terminada, e o bebê vier à luz saudável, verá que todos os problemas suportados terão valido a pena, pois o nascimento é um dos marcos mais incríveis na vida de um ser humano.