Gravidez Aos Cinquenta Anos

Contribuição da Maturidade

Segundo especialistas, quando as mulheres ficam grávidas aos cinquenta anos, ela podem apresentar menos força física, mas em compensação apresentam uma maior maturidade para conduzir a maternidade. Na realidade, a gestação nessa faixa etária é um grande desafio para elas, pois há a constante preocupação dos riscos que uma gravidez tardia pode representar para a saúde da mãe e do feto que está sendo gerado. Por isso esse é um período de muita ansiedade, para as pessoas que estão vivendo ou já viveram essa experiência.

Opinião de Especialistas

Gravidez Aos Cinquenta Anos

Gravidez Aos Cinquenta Anos

De acordo com alguns profissionais especializados no assunto, não há uma faixa etária que seja considerada certa para a mulher gerar um filho. O importante é a história de vida que cada uma apresenta, como ela se percebe enquanto ser humano, e o momento da gestação é ideal para que esse questionamento seja feito. Quando a mulher fica grávida na maturidade, alguns aspectos podem gerar ansiedade.

Em primeiro lugar, há a surpresa inevitável quando elas recebem a notícia da gravidez, pois muitas delas já poderiam até ser avós, pela idade que possuem. Porém os psicoterapeutas ressaltam que essa insegurança, essa falta de habilidade sobre o que deve ser feito pode ocorrer em qualquer idade em que a mulher esteja, ou seja, há jovens que possuem habilidade para serem mães e outras que não possuem. Do mesmo modo pode acontecer com as mulheres de uma faixa etária mais avançada. O mais importante é as gestantes se concentrarem nos cuidados que terão com seus filhos quando eles nascerem,dando uma boa educação, oferecendo todo carinho e atenção que eles necessitam.

Problemas Emocionais Apresentados

Gestação

Gestação

Mesmo com toda a experiência que as mulheres na faixa etária de cinquenta anos possuem, a gestação nessa idade é bem incomum no nosso país, de acordo com dados do Ministério da Saúde, que revelaram que no ano de 2008, houve cerca de três milhões de nascimento de crianças, e desse número somente duzentos e quarenta e dois eram filhos de mulheres com idade média de cinquenta anos.

De acordo com especialistas em gravidez de risco, que fizeram um acompanhamento de uma mulher de cinquenta anos que engravidou de maneira natural de seu primeiro filho, relataram que não houve problemas na gravidez. Depois de uma cesariana, a criança que nasceu estava saudável e voltou para a casa com a mãe. O médico ressalta que em geral, a maior preocupação de mulheres maduras que ficam grávidas é se o bebê que vai nascer apresentará algum tipo de anomalia, ou problema genético.

Riscos em uma Gestação Tardia

Partos

Partos

De acordo com especialistas, o risco que o bebê nasça com algum tipo de anomalia aumenta na proporção da idade das gestantes, principalmente se ela já apresentar algum tipo de doença como diabetes ou hipertensão arterial. Porém ressaltam que os cuidados devem ser os mesmos com as mulheres em qualquer faixa etária, no entanto, as com idade mais avançada necessitam de um maior monitoramento durante o período gestacional.

Segundo obstetras, por ser mais velha, a mulher pode ficar muito ansiosa e provocar a liberação de mais adrenalina, o que vai resultar numa contração dos vasos sanguíneos da placenta, e como consequência haverá menos fluxo de sangue para o feto. Outro problema que pode ocorrer em gestações tardias é a mãe apresentar uma maior tendência a desenvolver uma depressão pós-parto, resultante das oscilações hormonais que ficam mais acentuadas no momento da gravidez, podendo estar associadas ou não a algum quadro clínico de uma depressão anterior à gravidez.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.