Glicose

Saber de onde vem toda a energia que os seres humanos e animais utilizam ao realizar as suas atividades, às vezes parece uma resposta difícil de ser dada devido à quantidade gasta por muitos, mas esta resposta está bem aí nos carboidratos que consumimos e que se transformam em glicose que é a maior fonte de energia e o carboidrato mais importante para a biologia, pois além de ser utilizada pelas células a glicose ainda é intermediária do metabolismo.

Glicose
Glicose

A glicose no sangue é capaz de alterar todo o nosso metabolismo sendo que ela varia de acordo com a quantidade de carboidratos que ingerimos e ainda sofre a interferência de alguns fatores fisiológicos e psicológicos a que estamos sujeitos no durante o dia. Não esqueça que a glicose pode ter uma queda se insulina for injetada no organismo sendo que isto pode acontecer pela liberação pelo pâncreas, pela injeção de medicamentos para diabetes, pela prática de exercícios físicos ou ainda pela ingestão de álcool.

Glicose no Sangue
Glicose no Sangue

Também pode acontecer da glicose aumentar no organismo se houver exagero na ingestão de alimentos a base de carboidratos, se a pessoa ficar muito estressada liberando hormônios que propiciam o aumento do açúcar no sangue, se utilizar anticoncepcionais, além da gravidez e algumas doenças que podem ocasionar um sobe e desce da glicose muito prejudicial a nossa saúde. Quando uma pessoa apresenta queda de glicose no sangue ela caracteriza um quadro de hipoglicemia e isto causa fraqueza, sudorese, desmaios e pode chegar ao coma. Entretanto a hiperglicemia é quando está acima do normal e neste caso falta energia, necessidade de urinar constantemente, visão embaçada, muita sede, aumento do apetite, cansaço e cicatrização lenta. Neste caso se estabelece um quadro de diabetes, doença grave e que se não for tratada com seriedade pode resultar em conseqüências muito sérias.

Glicose e Metabolismo
Glicose e Metabolismo

Como cuidamos da nossa saúde? Muitas vezes não tratamos os nossos problemas de saúde com a devida seriedade e por isso é uma resposta difícil de ser dada. A glicose em níveis altos deve sempre ser levada muito a sério, pois ela trás a diabetes que pode ser responsável por lesões gravíssimas como a amputação de membros, pois como a cicatrização de qualquer machucado se torna difícil, é comum a necrose de partes do corpo que como conseqüência tem de ser amputado. Quem tem altas de glicose deve fazer exames mensais e saber como vencer a crise quando esta acontece, porém o ideal é manter o nível de açúcar estabilizado, pois com isso terá a energia do organismo assegurada, além de retardar problemas como derrames, doenças cardíacas, a diabetes, problemas nas artérias, nervosos, oculares e renais. Com a glicose em níveis normais todos nós temos mais condições de viver por mais tempo e com uma melhor qualidade de vida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.