O periódico científico Annals of Internal Medicine acaba de publicar os resultados de uma pesquisa recentemente feita sobre o uso de um fitoterápico para colesterol onde foi comprovado não somente que este é capaz de fazer com que o colesterol seja reduzido como também que ele não provoca as dores musculares características do uso de estatinas em muitos pacientes cujo organismo não aceita bem este medicamento. Hoje sabemos que as estatinas são os remédios com Ação mais eficaz quando se trata da redução dos níveis de colesterol, mas também é sabido que em torno de 10% destas pessoas não toleram bem esse tipo de medicamento e tem casos que mesmo se tratando de um Paciente de Muita Fé e coragem, se torna impossível manter o tratamento devido à grande fraqueza e dor muscular que os remédios provocam por isso um fitoterápico para colesterol chega à boa hora.
As noticias que nos chegam são de que esta novidade está relacionada ao fermento de arroz vermelho e na verdade este se trata de um suplemento dietético que há vários séculos é usado na China e, portanto a comprovação da redução dos altos níveis de colesterol com seu uso, já foram testados a muito no dia a dia dos chineses. Independente dos diferentes Pontos de Vista a respeito da eficiência dos medicamentos fitoterápicos para colesterol ou qualquer outra doença, esta poderia ser uma alternativa para aqueles pacientes que não conseguem suportar os efeitos colaterais causados pelas estatinas, muito embora precisem baixar os níveis de colesterol no sangue.
Muitas são as pessoas que fazem Dietas para Emagrecer pensando em resolver o problema do colesterol, Não Esqueça que isto ajuda, mas nem sempre resolve, pois a Obesidade é um fator de risco, mas não é fator determinante para se ter colesterol alto. O fitoterápico para colesterol tem como princípios ativos formas naturais de estatinas e na teoria poderia ter os mesmos efeitos colaterais, mas isto não acontece. Pesquisadores depois de um Trabalho Duro complementaram os estudos com testes em 62 pacientes onde metade recebeu cápsulas de placebo enquanto a outra metade tomou cápsulas de fermento de arroz vermelho, o fitoterápico para colesterol.
Os resultados foram animadores na medida em que quem tomou placebo não apresentou efeitos colaterais e mantiveram o colesterol em alta, porém os que tomaram as cápsulas do fitoterápico para colesterol além de baixarem as taxas do colesterol total e do LDL que é o colesterol ruim, não tiverem nenhum efeito colateral. O resultado desta pesquisa ainda não é definitivo, mas é uma Bela Tentativa além de muito promissora, pois os altos níveis de colesterol se constituem em sérios problemas a Saúde uma vez que responde por grande parte dos infartos e derrames e o fermento de arroz vermelho vem como fitoterápico para colesterol para auxiliar no tratamento de quem não suporta os remédios convencionais.