O que Será do Guarani FC?

Guarani FC

Fundado em 2 de abril de 1911, um dos times mais tradicionais do Brasil e o único campeão brasileiro localizado no interior do país, o Guarani Futebol Clube vive dias de sofrimento. Recentemente o clube foi rebaixado, com uma rodada de antecedência, para a Série B do Campeonato Brasileiro. A permanência do time verde e branco na primeira divisão durou apenas um ano.

O que Será do Guarani FC?

O que Será do Guarani FC?

Não é novidade que o clube campineiro sofre com dívidas e processos. A renda do time está penhorada, causando ainda mais dificuldades para o presidente e diretores em conseguir dinheiro para pagar os atletas. No entanto, o rebaixamento desse ano não foi devido a salários atrasados, mas sim por falta de qualidade dos jogadores que vestiram a camisa do Guarani no brasileiro.

Na última rodada do campeonato, o time bugrino ganhou destaque em toda a mídia não pelo rebaixamento, mas por ser peça chave para definir qual time entre Cruzeiro, Corinthians e Fluminense será campeão. Isso porque o time vai até o Rio de Janeiro e enfrenta os cariocas. Há rumores de uma suposta mala branca para o clube campineiro por parte dos times interessados na vitória ou empate dele.

Porém, não se pode esquecer que esse começo de ano para o Guarani deve ser esquecido por todos os seus torcedores. Foram nada menos do que sete rebaixamentos em dez anos, sendo que três foram em campeonatos nacionais. O time chegou a cair em 2006 para a terceira divisão, subindo apenas em 2008. Em 2009, o clube consegui o acesso para a elite do campeonato, mas foi rebaixado nesse ano.

História do Time

Time

Time

O time de Campinas foi fundado pelos italianos Pompeo De Vito, Ernani Filippo Matallo e Vicente Matallo, sendo que o último foi o primeiro presidente do clube. O nome Guarani foi escolhido devido a uma homenagem deles ao maestro e compositor brasileiro Carlos Gomes, auto da ópera O Guarani. Com o crescimento da cidade, o clube do interior, juntamente com a rival Ponte Preta, começaram a despontar para o futebol nacional, elevando o nome da cidade até ser considerada como “A Capital do Futebol” no fim dos anos 70.

Estrutura e Títulos

Tradicional

Tradicional

Os bugrinos ganharam apenas uma vez o Campeonato Brasileiro. Foi em 1978, quando o time venceu as duas partidas da final. O clube era especialista em revelar craques, tendo nomes como Amoroso, Djalminha, Luizão e Careca como os exemplos de uma boa categoria de base. O estádio do time é o Brinco de Ouro da Princesa, que tem capacidade para aproximadamente 30 mil pessoas. O estádio também já foi palco para um jogo da seleção brasileira contra a Bulgária, em 1990. A lotação máxima foi de 52002 pessoas num jogo entre Guarani e Flamengo, em 1982.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.