O Centenário do Corinthians

Este ano um dos mais tradicionais e queridos clubes brasileiros de futebol está completando cem anos de existência, desde a sua fundação, ocorrida no dia 1º de setembro de 1910, pelas mãos dos operários Joaquim Ambrósio, Rafael Perrone, Carlos da Silva, Anselmo Correia e Antônio Pereira, fundaram em homenagem a um time inglês que estava excursionando pelo Brasil. O primeiro presidente escolhidos pelos fundadores foi o alfaiate italiano Miguel Battaglia, que logo em suas primeiras declarações fez o lema que norteia o time em toda sua história: o time do povo e o povo que faz o time.

Corinthians

O Começo

Do momento em que foi fundado para o primeiro treino do time principal, não demorou muito tempo, na verdade, o tempo para o Corinthians ter se organizado foi de apenas uma semana, onde um terreno foi aplainado na Rua José Paulino no dia 14 de setembro de 1910 e a torcida que já fazia presente naqueles tempos tinha a certeza de que o time era sólido e viera para ficar.

O Mascote

Como todos sabem, o mascote do time corinthiano é o mosqueteiro, e isso se deve por uma curiosidade em particular. Em 1913 o Sport Club Corinthians Paulista pediu sua inclusão junto à Liga Paulista de Futebol, sendo aceito praticamente neste mesmo momento, completando como Americano, Germânia e Internacional, o quarto dos três mosqueteiros, origem então da figura de estimação até os dias de hoje.

Os Primeiros Triunfos

Com um time fora do normal, o Corinthians chegaria ao seu primeiro título de campeão estadual, apenas quatro anos após sua fundação, seria campeão com 10 vitórias em dez partidas disputadas, marcando sonoros 37 gols e sofrendo apenas nove.
O primeiro escudo do Corínthians foi substituído na década seguinte quando foram trocados o C e o P maiúsculos da antiga camisa para um círculo que continha agora o nome completo do time e a bandeira paulista ao centro, já parecido com o escudo atual do clube, que foi adotado em 1954.

Titulo

As Principais Glórias

O Corinthians conquistou em 1954 um título que nenhum clube paulista o deterá em cem anos: o título do centenário de São Paulo, conquistado em cima do rival Palestra Itália, quando conquistou a Taça do centenário juntamente com o campeonato paulista daquele ano.
Um ano antes, conquistaria na Venezuela a Pequena taça do Mundo, onde em 6 partidas, conseguiu 6 vitórias, sobre o A.S. Roma e o FC Barcelona, além do anfitrião Caracas FC.
Outro título de grande destaque conquistado pelo Corinthians foi o Mundial FIFA interclubes, no ano 2000, na vitória conquistada na decisão contra outro brasileiro, o CR Vasco da Gama, mas vencendo também times como o Real Madrid.

Campeão

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.