Erros Que Ficaram Marcados na História do Futebol
Campeonatos de futebol sempre são acontecimentos marcantes. Os torcedores estão lá para ver o time dar o melhor de si e derrotar o adversário, dando a alegria única da conquista de um título importante. Se o time não atende as expectativas, a torcida já fica chateada. Agora imagina se o time perde não por culpa dos jogadores, mas por problemas de interpretação de bandeirinhas, juizes e auxiliares? Em suma, se o time perde por erros de arbitragem?

Fotos
Não são raros os casos em que a arbitragem erra, e isto é até comum: afinal, algumas regras do futebol podem mesmo gerar interpretações. No entanto existem situações que o erro é notório, ficando evidente que um time ganhou ou perder devido ao fato.

Erros de Arbitragem Mais Famosos
Erros Que Decidiram Jogos:
Jogo: Portuguesa 2×2 Corinthians
Onde: Paulistão de 1998 – justo na semifinal!
A mancada aconteceu no último gol marcado, mas os três primeiros também foram muito duvidosos. O grande problema é que o Corinthians estava jogando pelo empate, e o time adversário estava ganhando por um ponto. Nos minutos finais, um jogador do time rival interceptou uma bola com o peito, mas o juiz acabou marcando pênalti, alegando que o jogador pegou a bola com a mão. O Corinthians acabou marcando o pênalti e se classificou para as finais.

Brasil
Jogo: Itália 3×2 Brasil
Onde: 2ª Fase da Copa de 1982
Erro Feio Durante a Copa:
O Brasil estava jogando pelo empate naquele jogo, mas a Itália estava levando uma clara vantagem. Em um momento do jogo, um jogador do time italiano deu um puxão na camisa de Zico dentro da área italiana. O juiz não viu o lance (embora tenha tido uma prova incontestável: além de todo mundo ter visto, a camisa do jogador brasileiro estava com um rasgo gigante) e acabou não marcando o pênalti, que poderia ter levado o Brasil para a outra etapa da competição.
Jogo: Brasil 2×1 Espanha
Onde: Copa do mundo de 1962
Este erro foi a favor do Brasil
Também precisávamos de um empate neste jogo, mas a equipe rival marcou dois gols. Mas o juiz acabou anulando um, alegando que havia irregularidade. Até hoje muitos questionam o bicampeonato conquistado pelo Brasil nesta Copa, já que só avançamos de fase devido ao gol anulado do outro time. Mancadas como essas vão continuar ocorrendo – é necessário definir com mais precisão as regras e os critérios para decidir o que é válido ou não dentro de uma partida de futebol.
Do contrário, as mães dos juízes continuarão sofrendo pelos erros de seus filhotes…
Andressa Silva.