Clube de Futebol Barcelona

Grande parte dos críticos esportivos da atualidade acha que o Barcelona da Espanha representa o melhor time do mundo. Além do estilo envolvente do futebol praticado em alto nível técnico, conta com plantel que forma a base da seleção espanhola, mais o Lionel Messi, eleito diversas vezes como melhor jogador mundial.

O estilo de jogo dos bascos influencia no modo de jogar da seleção espanhola, atual campeã da FIFA World Cup. Funcionários que fazem parte da formação de base do Barcelona afirmam que pelo menos há três décadas o clube traz diretrizes estabelecidas aos jovens. Quando sobem ao time principal os jogadores não sentem o peso da camisa por estarem acostumados com a forma de jogar que é a mesma entre todas as idades.

Barcelona em Finais Interclubes

São Paulo e Internacional de Porto Alegre foram clubes brasileiros que conseguiram ganhar finais de mundiais interclubes, das fortes equipes feitas pelo Barcelona. O estilo de jogo das duas escalações era diferente do clube que na contemporaneidade deu um show nos santistas, no duelo final do mundial de 2011.

Em 1992 o Barça era liderado pelo búlgaro Hristo Stoichkov, enquanto que no ano de 2005, Ronaldinho Gaúcho representava o principal organizador do clube. Contra o Santos em 2011, jamais os críticos apontaram tamanho favoritismo aos espanhóis, opiniões confirmadas com o “vareio de bola”: Barcelona 4X0 Santos; Neymar saiu do campo dizendo aos repórteres: “Hoje, aprendemos o que é jogar futebol”. Só faltou pedir desculpas!

Santos Contra o Melhor Time do Mundo

Durante o jogo inteiro a principal estrela santista ficou apagada, vendo Messi brilhar com gols feitos de forma brilhante. Foram dois gols de Messi, um gol para Xavi e o outro de Fábregas.

No início da partida, o Barcelona ficou quase dois minutos tocando a bola de forma curta, com o Santos somente marcando e ficando envolvido com a habilidade dos espanhóis. Alguns críticos apontavam que a equipe brasileira estava com medo de atacar, mudando a forma de jogo atacantes que trouxe a conquista do tri campeonato da Libertadores.

Segundo palavras do técnico Parreira, tetracampeão do mundo em 1994, o Barcelona simboliza a melhor equipe da Terra pelo desempenho demonstrado nas três décadas mais atuais, principalmente nos últimos cinco anos, quando a Lionel Messi subiu ao time profissional para brilhar no ataque do Barça.

De certa forma, os corintianos ficaram felizes com a derrota do Barça ao Chelsea na semifinal da Copa dos Campeões 2012. Com o resultado, os ingleses venceram o Bayer de Munique fora de casa e se consagraram campeões pela primeira vez na história. Devem ser os futuros finalistas contra os corintianos que lutam pela conquista do segundo título mundial, primeiro da era pós-conquista da Copa Libertadores.

A imposição do estilo que valoriza a posse de bola e marca forte no ataque, favorece as pessoas que apreciam o futebol jogado com qualidade e beleza técnica. O controle da posse termina em jogadas perigosas que podem resultar em gols a favor. Muitas equipes ficam tocando a bola de um lado ao outro sem resultar em chances ao ataque, o que de fato não acontece no Barcelona.

Fica provado ao mundo que é possível ganhar os jogos jogando de forma bonita. A recuperação da bola perdida acontecesse no ataque, favorecendo no domínio das ações de ataque em grande parte das partidas.

Iniesta e Xavi: Pulmão no meio-campo

Dificilmente os zagueiros realizam chutes longos para frente. Existem pelos menos três opções para fazer a jogada. Os dois volantes do Barcelona fazem o papel de receber os toques dos zagueiros, conduzir a bola e comandar as jogadas de ataque. Talvez o segredo dos êxitos conquistados pelo Barcelona esteja nas duas máquinas incansáveis compostas na proteção do meio-campo.

O modelo de jogo feito por Iniesta e Xavi encerrou com o ciclo da obrigatoriedade da cabeça de área, que deixa as escalações com menos poder ofensivo. A cada dia que passa a presença dos volantes com pouca técnica que servem para proteger a zaga está sendo dispensada em nome do bom futebol. A marcação feita na zona de ataque do adversário não pode ser feita por jogadores sem velocidade.

Meio-campo composto por volantes que são jogadores com o melhor passe do time ficam favorecidos. Times que preenchem a zona do meio de forma qualitativa possuem maiores chances de ficaram com a bola no ataque.

Talvez o único defeito do melhor time do mundo esteja na defesa das bolas paradas.

Vídeos sobre o melhor time do mundo

Reportagem especial que o Esporte Espetacular fez do jogo “Barcelona e Santos” traz algumas ações táticas do time espanhol indispensáveis para a conquista do mundial 2011.

A pressão exercida pelo Barcelona da defesa do Santos acontece com preparo físico fora do convencional. Jogadores não deixam os santistas passarem com a bola dominada no meio campo. Aos poucos somem os espaços existentes no meio-campo e os zagueiros brasileiros não encontram outra maneira senão dar um chutão para frente no intuito de não perder a bola na zona perigosa.

Na linha do meio-campo, existem pelo menos dois atletas do Barcelona na marcação que fica diminuída aos poucos, deixando os adversários nervosos e cansados. Parece que os jogadores da equipe espanhola não se cansam em nenhum instante da partida.

Nas ações que culminaram no primeiro gol, é possível notar que no Barcelona os jogadores possuem na maioria das vezes mais de duas opções para realizarem o toque em qualquer zona do campo, inclusive no ataque. O preparo físico privilegiado permite com que os atletas fiquem próximos uns aos outros à realização das jogadas.

A aproximação facilita tabelas e o talento favorece no show. Os jogadores do Barcelona não trazem funções únicas fornecidas pelo técnico Josep Guardiola. Cada um executa múltiplas atividades para impor o estilo de jogo que consagrou o plantel da atualidade para sempre na memória da história do clube.

Em outra jogada demonstrada na reportagem especial do Esporte Espetacular traz oito jogadores na zona de defesa. Após dez segundos da roubada da bola, existem sete atletas fazendo a jogada de ataques. Se cada zona do campo fica preenchida com jogadores rápidos, fica difícil ao adversário ter domínio da bola.

Os apaixonados por futebol estão em todo o mundo e assistir a um jogo de futebol é uma alegria para eles. Ver um bom jogo pela TV em casa já é maravilhoso imagine ver do clube. É sem duvidas uma alegria que não tem preço. Não é mesmo? O Clube de Futebol Barcelona se localiza em Barcelona em Catalunha na Espanha e é um clube poli desportivo. Possui grandes estrelas e faz com que seus torcedores vibrem muito. É conhecido como Braça e tem como grande rival de muitos anos o Real Madri. Os torcedores do Barcelona são chamados de culés e foi o primeiro clube espanhol que ganhou os campeonatos chamados Liga dos Campeões, La Liga e Copa do Rei.

Clube de Futebol Barcelona

Clube de Futebol Barcelona

Os primeiros anos de sua historia no esporte são bem marcantes e começa no dia vinte e dois de outubro do ano de 1899 que foi quando Joan Gamper colocou em um jornal um anuncio que dia que ele queria fundar um clube de futebol. Depois desse anuncio ele teve algumas respostas que foram positivas e então foi marcada uma reunião que aconteceu no Gimnasio Sole e onze jogadores fizeram parte dessa reunião. Os jogadores foram: William Parsons, Otto Kunzle, Walter Wild, Bartomeu Terradas, Otto Maier, Lluís d’osso, Pere Cabot, John Parsons, Enric Ducal, Josep Llobet e Carles Pujol e com isso foi formado o clube de futebol de barcelona. Com o grupo formado era somente preciso agilidade! E isso eles tinham.

Esporte

Esporte

As cores do clube de futebol Barcelona são azuis e grenás e alguns falam que foi escolhida essa cor pelo Gamper por causa do escudo do FC Basel, mas outras pessoas dizem que foi por causa de Merchant Taylors’ School e Zurique que foi onde ele jogou. Depois de criado foi um começo brilhante e com muitos troféus de vários campeonatos. No ano de 1902 ganhou o troféu Copa Macaya. Foi e é um clube de muitos títulos e uma historia incrível. O clube passou por muitas mudanças desde que foi criado e hoje em dia continua sendo um clube maravilhoso e continua tendo como rival o clube real Madri.

Jogadores

Jogadores

Hoje em dia o clube de futebol Barcelona tem como técnico o Josep Guardiola e também vendeu alguns jogadores para aumentar o dinheiro em casa. Muitos jogadores brasileiros jogam lá e alguns deles foram vendidos como Deco, Giovani dos Santos, Edmilson e também Ronaldinho que é a alegria do futebol brasileiro em épocas de copa do mundo. Mesmo com essas vendas o time conseguiu resultados muito bons. O futebol atrai muitas pessoas ate os estádios e também para frente da televisão e alguns dos jogadores brasileiros sonham em um dia estar no Barcelona fazendo o nome e também fazendo parte da historia do clube.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Futebol

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.