É Considerado Diabetes a Partir de Quanto? Pré-diabetes
Você tem dúvidas se a sua taxa de glicose pode ser considerada diabetes ou pré-diabetes? Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre esse assunto.
O aumento na quantidade de ingestão de açúcar diariamente fez com que muitas doenças começassem a se tornar mais comuns, entre elas está a diabetes. Por isso, essa doença vem preocupando toda a população mundial.
A alta da glicose no sangue é uma situação preocupante, pois deixa o indivíduo propenso a desenvolver a pré-diabetes. Por isso, muitas pessoas estão investindo cada vez mais em uma alimentação com pouco açúcar.
Portanto, para esclarecer várias dúvidas sobre a condição de pré-diabetes, trouxemos esse artigo para explicar de forma clara o que fazer, caso você desconfie que está nesse estágio.
O Que é Diabetes e Pré-diabetes?
O termo pré-diabetes é usado para indicar que uma pessoa não tem a doença. No entanto, possui um grande potencial de vir a desenvolver. Em contrapartida, quando falamos do diabetes propriamente dito, ele é considerado uma doença acusada pelo aumento da concentração de glicose na corrente sanguínea.
Esse aumento pode ocorrer por duas situações: quando há uma deficiência do nosso organismo em produzir insulina, ou quando essa insulina tem dificuldade de regular as taxas de açúcar em nosso organismo.
Qual a Taxa Média Normal da Glicemia
Se falamos sobre um problema sério de saúde por uma alta da taxa dentro de um padrão de normalidade, devemos ter o conhecimento do valor normal, para assim ter um acompanhamento coerente.
A glicemia em jejum deve estar entre o valor de 70 mg/dL e 100 mg/Dl, para ser estabelecido um padrão de normalidade.
Caso os valores estejam entre 100 mg/dL e 126 mg/dL, pode ser um indício de que talvez, haja um estado de pré-diabetes. Nos casos em que a glicemia em jejum está acima de 126 mg/dL, pode ocorrer um estado de diabetes.
Para que seja possível um diagnóstico correto, o médico deverá solicitar alguns exames, para confirmar ou não o estado de glicemia do paciente, bem como a sua condição.
Alguns Fatores de Riscos Para Uma Pessoa Ter Glicemia
Engana-se quem pensa que apenas a ingestão de alimentos considerados doces eleva o risco para quem tem glicemia. Listamos a seguir diversos fatores que podem ajudar a desencadear esse problema.
- Ter histórico na família de diabetes.
- Estar acima do peso.
- Possuir um grande acúmulo de gordura no abdômen.
- Mulher que teve diabetes gestacional.
- Ter hipertensão arterial.
A presença de um ou de alguns desses sintomas não significa que o indivíduo tem diabetes. Mas sim que, ao analisar para todo o seu quadro de saúde, ele está propenso a desenvolver a doença.
Como Posso Evitar a Diabetes?
Tanto a prevenção quanto o adiamento da diabetes podem ser feitos. Para isso, é necessário que a pessoa modifique alguns hábitos diários, e desenvolva uma rotina mais saudável.
Citaremos algumas mudanças necessárias para evitar não apenas a presença da diabetes, mas de outras doenças.
-
Praticar uma atividade física
A prática de atividades físicas regulares ajuda a desencadear hormônios que trazem mais felicidade e disposição, bem como também ajuda na circulação, condicionamento físico, e na saúde de uma forma geral.
-
Se alimentar de forma mais saudável
Sabemos que o nosso organismo necessita de muitos nutrientes para se manter em sua melhor forma. E, para isso, é importante sabermos o que ingerimos. Ou seja, o que colocamos como combustível, para que a nossa máquina do corpo humano possa funcionar bem.
Isso não quer dizer que você viverá em restrições alimentares. Procure a ajuda de um nutricionista, ou pesquise sobre os alimentos mais indicados, para saber escolher sempre uma opção mais saudável dentro de um cardápio do seu dia a dia.
O Que é a Insulina e Qual a Sua Função no Organismo?
Quando falamos sobre a diabetes ou pré-diabetes, sempre direcionamos os olhares para a insulina.
Ela é um hormônio, e o seu papel é justamente reduzir a taxa de açúcar em nosso sangue. Aliás, é ela que consegue “ajeitar a casa” quando ingerimos alimentos ricos em açúcares.
Se esse hormônio não for produzido em grande quantidade, ou se ele não atuar da forma correta, o nosso nível glicêmico não fica regular.
Quais os Tipos de Diabetes e Pré-diabetes?
Temos dois tipos de diabetes, a do tipo 1 e a do tipo 2.
O primeiro tipo é quando o pâncreas (órgão que produz o harmônio insulina), perde a sua capacidade de produção. Já na do tipo 2, é quando o seu organismo vai ficando cada vez mais resistente à ação do hormônio insulina.
A pré-diabetes não tem um tipo específico. Afinal, ela é considerada como uma condição. Nesse caso, se você está na situação de pré-diabetes, é importante modificar alguns hábitos diários, para evitar que evolua e se transforme em diabetes de fato.
Como é a Vida de Uma Pessoa Com Pré-Diabetes?
Sabemos que qualquer diagnóstico fora das condições normais pode causar alguma inquietação e receio sobre os efeitos. E principalmente como será a condição de vida do paciente a partir dessa nova perspectiva.
Se você foi diagnóstico com pré-diabetes, a primeira coisa que deve fazer é não se preocupar em excesso, pois isso não significa que você terá uma vida de restrições ao excesso.
No entanto, essa notícia será o seu novo guia de como cuidar da sua saúde pois, por muitas vezes, acabamos nos descuidando e sempre deixando para depois. Afinal, muitas pessoas pensam que estão imunes a certas doenças.
Nunca se automedique, apenas melhore a sua rotina, procure se estressar menos, cuidar melhor do seu sono, tanto em quantidade de horas como em qualidade.
Além disso, mesmo se estiver com a taxa de glicose normal, também não deverá se descuidar. Pois o nosso organismo é uma máquina que, a todo momento, tanto ingere combustível (nutrientes), como gasta muita energia para desempenhar tarefas.
Ter um cuidado preventivo com a nossa saúde é, além de uma atitude inteligente, um ato de amor com o nosso próprio corpo. Então não deixe para cuidar apenas quando houver um problema.
Cuide-se diariamente. Mantenha hábitos saudáveis, evite bebida alcóolica, cigarro, refrigerantes, frituras, açúcar em excesso, pratique atividade física regularmente e coisas do tipo. Dessa forma, você não irá prevenir apenas a diabetes, como muitas outras doenças também.