Doenças Causadas Pelo Abuso de Álcool

Nos dias de hoje, mais de setenta e cinco mil pessoas morrem todos os anos nos Estados Unidos, isso devido ao uso excessivo de álcool. Este abuso pode causar mais de trezentas doenças diferentes, entre elas físicas e psíquicas. De todas as doenças no mundo, o alcoolismo é a terceira que mais mata no mundo todo. Nas clínicas de recuperação de uso de drogas no Brasil, cerca de noventa por cento dos casos são devido ao alcoolismo. Não parece, mas o álcool é a droga que faz mais mal ao corpo, ganhando da cocaína e do crack. A pessoa que usa abusivamente o álcool na maioria das vezes sequer sente fome, com isso ela não come e isso fará com que a pessoa tenha uma diminuição em suas vitaminas e também na sua reconstituição dos tecidos, levando a pessoa desnutrição. O álcool é uma droga, mas é lícita, mesmo assim é muito perigosa, pois em muitos casos o alcoolismo pode ser transferido geneticamente, as pessoas já nascem com a doença e se tiverem o contato com o álcool se tornam dependentes dela. As pessoas que são alcoólatras, além de prejudicarem a sua saúde, prejudicam a saúde de sua família, pois uma pessoa com esta doença pode se tornar muito diferente, agressiva, transtornada, depressiva, etc. Mas uma pessoa não precisa ser necessariamente alcoólatra para poder adquirir doenças, apenas se a pessoa faz o uso desta bebida, por exemplo, semanalmente ela já pode sofrer de algumas destas doenças. As doenças que podem ser adquiridas com o alcoolismo só poderão começar a ser curadas a partir do momento em que o indivíduo parar de fazer o seu uso.

Consequências Corporais do Alcoolismo

A medida que o alcoolismo avança, as agressões ao corpo começam a se agravar. Normalmente, os órgão que são mais atingidos são: o coração, o cérebro, sangue, sistema digestivo e glândulas hormonais. O uso do álcool faz com que os “mucus” digestivos sejam dissolvidos, causando uma irritação na camada de revestimento do sistema digestivo e que pode até provocar sangramentos. Nos homens, o alcoolismo pode interferir na vida sexual também, como a infertilidade que acontece pelo fato de atrofiar as células que produzem a testosterona e diminuir os homônimos masculinos. Pode também provocar um aumento dos hormônios femininos nos homens, que pode ocasionar o aumento das mamas. O álcool não interfere só na infertilidade do homem, interfere também em seu desejo sexual, deixando-o impotente devido aos nervos que são ligados a ereção. Nas mulheres, a infertilidade também pode acontecer, ocorre a diminuição da menstruação da mulher devido a sua produção hormonal e isso afeta as suas características sexuais femininas.

Doenças Causadas pelo Alcoolismo

  • Esteatose Hepática: Esta doença pode acontecer não só em pessoas que são necessariamente alcoólatras, aquelas pessoas que não consomem constantemente o álcool também podem ser vítimas desta doença. Com um apenas exame de sangue esta doença pode ser diagnosticada. A esteatose hepática se resume em um acúmulo de gorduras no fígado.
Esteatose Hepática

Esteatose Hepática

  • Hepatite Alcóolica: Esta é uma doença bastante grave que pode ser caracterizada por muita fraqueza, perda de peso, vômitos, febre, náuseas e dor nas áreas próximas ao fígado. O fígado acaba ficando inflamado e isso faz com algumas de suas células hepáticas sejam mortas. Esta doença oferece muitos riscos e é necessária hospitalização. Com o tempo e um bom tratamento a doença melhora, mas as cicatrizes no fígado ficarão para sempre.
  • Cirrose Hepática: Esta doença consiste no estado final que o álcool ataca o fígado. É uma fibrose que destrói a passagem que o sangue faz pelo fígado, com isso este órgão não consegue exercer as suas principais funções como a purificação do sangue e também a depuração de todos os nutrientes que são absorvidos pelo o intestino. Como o funcionamento do fígado fica comprometido, acontece o que eles chamam de falência hepática. Além destes sinais, a insuficiência hepática faz com que acumule líquido na região do abdômen, causa também confusão mental e sangramentos no intestino.
  • Pancreatite: Esta doença é caracterizada por inflamações no pâncreas, tudo isso graças ao grande uso de álcool, com isso é afetada a produção de insulina, uma espécie de açúcar que é produzido e liberado no sangue. Normalmente, esta doença começa a se manifestar com fortes dores no abdômen, que são acompanhadas de náuseas, vômitos, febre e sudorese.
Pancreatite

Pancreatite

  • Hipertensão: Mesmo não sendo uma doença propriamente dita, é mais uma situação que quando a pessoa abusa no álcool, pode acontecer a hipertensão, que é o aumento da pressão arterial. Isso acontece devido o maior fluxo de sangue que passa pelas artérias, por isso que a pressão aumenta, mas além de aumentar o fluxo de sangue também danifica as paredes arteriais, que pode lavar a vitima a um ataque cardíaco.
  • Osteoporose: Está doença é uma das doenças mais surpreendentes que é causada pelo abuso de álcool. É como um estreitamento dos ossos e, além disso, acontece também uma perda de massa óssea, com isso os ossos se tornam frágeis. Esta doença é mais comum em mulheres, mas também é encontrada em homem. O uso excessivo de álcool faz com que diminua as vitaminas e também os minerais do corpo, fazendo com que a osteoporose apareça.
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff: Esta doença é como um distúrbio cerebral, que é uma séria patologia, é mais uma doença que é causada pelo abuso de álcool. Resumindo, esta doença é como dois distúrbios que são causados por mudanças no cérebro e também por falta de vitaminas. As pessoas que adquirem esta doença começam a apresentar alguns sintomas como: perda de memória, problemas com a mobilidade das pernas e visão turva. 
  • Diabetes: Os consumidores de bebidas alcoólicas que bebem com mais frequência, podem em uma estagio mais elevado ganhar peso e acabarem adquirindo o diabetes, que é a falta de insulina no sangue. Essa doença é crônica, ou seja, não tem cura. O paciente deverá passar a vida toda se cuidando, controlando a ingestão, principalmente, de açúcar e bebidas alcoólicas.
Diabetes

Diabetes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.