Diferença Entre Anti-inflamatórios e Antibióticos

Quando algo foge do convencional em relação a saúde é natural que as pessoas logo procurem atendimento médico com o objetivo que o profissional identifique por meio de exames e sintomas a enfermidade bem como receite algum medicamento que alivie o incômodo. Com a receita em mãos algumas pessoas ficam confusas sobre porque o médico receitou um anti-inflamatório ao invés de um antibiótico ou vice-versa. Tem ainda situações em que o médico receita os dois tipos de medicamentos em conjunto criando uma confusão ainda maior nas pessoas que não compreendem qual é a diferença entre um e outro.

Diferença Entre Anti-inflamatórios e Antibióticos

Diferença Entre Anti-inflamatórios e Antibióticos

Antibiótico

Os medicamentos classificados como antibióticos são recomendados para uso no caso de uma doença que é causada por um micro-organismo que pode ser um fungo ou uma bactéria. A função do medicamento é cessar o desenvolvimento desses micro-organismos de forma que aqueles que estão presentes acabem morrendo. Dentre as doenças mais comuns que são causadas por micro-organismos podemos citar meningite, pneumonia, tuberculose entre outras. Alguns exemplos de antibióticos usados com frequência são tetraciclina, penicilina e estreptomicina. No caso dos vírus são usados medicamentos exclusivos que recebem o nome de antivirais. Os antibióticos não têm ação sobre vírus, sendo assim doenças como gripe, dengue, HIV e herpes não podem ser tratadas com esse tipo de medicamento. A penicilina, o antibiótico mais comum e antigo, foi descoberta somente em 1928, porém, o seu uso em humanos com sucesso se deu somente em 1942. Dependendo do tipo de bactéria ou fungo a ser combatido um determinado tipo de antibiótico é mais ou menos eficiente. Não existe algum tipo de antibiótico mestre que seja capaz de ter ação eficaz sobre todas as bactérias. Sendo existem diversas classes de antibióticos.

Anti-Inflamatórios

Os medicamentos anti-inflamatórios são indicados para utilização nos casos em que é necessário eliminar algum tipo de edema ou inchaço que seja causado por uma doença, trauma, queimadura, reação alérgica ou mesmo uma agressão. O objetivo desse tipo de medicamento é reduzir os efeitos da defesa do organismo que cria o inchaço por meio da ativação local. Basicamente a inflamação é a resposta que o nosso organismo tem para uma determinada agressão sofrida, faz parte do nosso sistema imune. Sendo assim sempre que alguma parte do corpo sofre algum tipo de agressão as células de defesa do local são recrutadas. As reações químicas desse processo é que dão origem as reações químicas no local que acarretam na inflamação. Uma inflamação apresenta os seguintes sintomas: calor, vermelhidão, dor e inchaço. Um bom exemplo de trauma seguido de inflamação é quando você bate uma parte do corpo com força e logo na sequência fica com essa área vermelha, inchada e dolorida. Os medicamentos anti-inflamatórios tem como característica essencial reduzir os sinais da inflamação e aliviar a dor e a febre. Dentre as substâncias mais comuns estão Ibuprofeno, Meloxicam, Cetoprofeno, Diclofenac e Piroxicam.

Anti-Inflamatórios

Anti-Inflamatórios

Confusão

A confusão entre antibióticos e anti-inflamatórios é comum pelo fato de que toda inflamação causada por um micro-organismo é chamada de infecção, isso torna tão comum fazer a associação dos dois tipos de medicamentos.

Confusão

Confusão

A Diferença

Concluímos que o antibiótico age no que causa a doença, isto é, na bactéria ou fungo, enquanto que o anti-inflamatório age nas inflamações que são causadas devido a uma agressão ou trauma. Ressaltamos que é essencial ter a recomendação de um médico para utilizar qualquer um dos dois tipos de medicamentos. Quando os antibióticos são usados de forma indiscriminada acabam gerando a resistência dos micro-organismos uma vez que pode acontecer um processo de seleção daqueles que são mais fracos. Quanto mais resistentes os micro-organismo se tornam mais difícil é se livrar deles.

Uso em Conjunto

O uso conjunto de anti-inflamatórios e antibióticos não oferece nenhum risco para o paciente uma vez que o primeiro está associado a aliviar os sintomas da inflamação durante o período em que o segundo ainda não fez efeito.

Alimentos Antibióticos

Para evitar o uso exacerbado de antibióticos é interessante passar a usar outros métodos para se proteger da ação dos micro-organismos. Uma dica interessante é usar a própria alimentação como antibiótico. Alguns alimentos como gengibre, alho, canela, entre outros contribuem para uma dieta e um estilo de vida mais saudável. Esses alimentos ajudam a prevenir problemas de saúde pelo fato de que inibem o desenvolvimento dos micro-organismos.

Alimentos Antibióticos

Alimentos Antibióticos

Anti-inflamatórios Naturais

Alguns estudos apontam que também existem anti-inflamatórios naturais que contribuem para reduzir os efeitos colaterais além de custar mais barato do que os medicamentos farmacêuticos a venda.

Vida Saudável

Uma forma de se manter saudável e evitar o aparecimento de doenças causadas por micro-organismos é barrar o seu organismo para esses elementos prejudiciais da sua saúde. Sendo assim cultive hábitos saudáveis como fazer exercícios regularmente e se alimentar de forma balanceada com todos os nutrientes essenciais para a sua saúde. A sua saúde é o bem mais importante que você tem sendo assim não descuide dela e não deixe de prevenir o aparecimento de complicações como doenças. Estar bem é estar saudável e você pode ter uma vida melhor se estiver sempre atento a alguns pequenos cuidados. Não deixe de pensar em você.

O Perigo da Automedicação

É bastante comum pessoas que fazem automedicação, ou seja, que escolhem os medicamentos que irão tomar por si mesmos. Não se deve ter esse tipo de comportamento pelo simples fato que você precisa ter um conhecimento prévio das doenças e medicamentos para saber exatamente o que fará o efeito desejado. Além disso, muitas pessoas são alérgicas a alguma substância contida num determinado medicamento, mas não sabem que ela está presente.

O Perigo da Automedicação

O Perigo da Automedicação

Sendo assim é necessário ter a orientação de um médico que possa alertar o paciente a respeito de possíveis reações alérgicas bem como fazer o diagnóstico assertivo do que o paciente tem. Como já destacamos acima o uso indiscriminado de medicamentos antibióticos podem acarretar no surgimento de micro-organismos resistentes que não podem ser facilmente eliminados ou combatidos. Antes de sair abrindo a sua gaveta de medicamentos em casa consulte um médico para que ele lhe diga o que é melhor para resolver o seu problema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.