Dieta Saudável Para um Hálito Fresco

Halitose Fisiológica é quando um indivíduo acorda de manhã com mau hálito. O mal hálito é uma situação temporária e natural, a qual acontece até mesmo durante o dia quando o indivíduo passa mais de 3 horas sem comer. Segundo Ricardo Aires, gastroenterologista, “ao se passar bastante tempo sem comer, o organismo precisa de uma fonte de energia e a principal é a glicose. Com três a quatro horas sem comer, não há mais glicose e o organismo procura outra fonte de energia que são as gorduras, começando a queimá-la. Como resultado, existe liberação de gases odoríferos e mau hálito. O problema pode se prolongar durante o dia com pessoas que fazem dieta descontrolada”.

Dieta Saudável Para um Hálito Fresco

Dieta Saudável Para um Hálito Fresco

Como Manter um Hálito Fresco?

  • – Além das pessoas não aumentar o intervalo das refeições, ultrapassando as 3 horas, elas ainda devem ficar bastante atentas com a própria alimentação.
  • – Segundo o gastroenterologista, Ricardo Aires, “as dietas em proteínas que no processo da digestão, resultam em aminoácidos, podem ser decompostas pelas bactérias do intestino grosso, e também produzindo gases odoríferos”. Um excelente exemplo, são os ovos, os quais são ricos em proteínas.
  • – Abuse de alimentos ricos em fibras, como por exemplo, cerais integrais, arroz integral, frutas e verduras, para a prevenção do mau hálito. A dieta tem como finalidade diminuir a proliferação das bactérias, a melhorar o trânsito intestinal e a liberação de gases, assim não permitindo o surgimento de halitose.
  • – Uma ótima fruta, aliada para ter um hálito saudável, é a maça. Pois ela possui fibras e estimula as glândulas salivares, além também de possuir um potencial detergente limpando a língua.
  • – Um outra boa recomendação para ter um hálito saudável, é a ingestão de 10 a 12 copos de água, por dia. Mas atenção, os 10 a 12 copos de água, não devem ser bebidos de um vez só, e sim fracionados durante o dia todo.

Curiosidades

– Porque o Alho Causa Mau Hálito?

Assim que o alho é mastigado, são liberados os seus componentes, os quais acabam sendo impregnados na boca. Porém, se fosse apenas isso, você resolveria esse mau hálito, com uma simples e boa escovação, mas não é bem assim. Quando o alho chega ao estômago, se fecha uma espécie de porta atrás dele, o que não deixa que ele ou os seus componentes voltem para cima. Quando chega ao intestino, é absorvido o condimento e depois cai na corrente sanguínea. O fígado quebra as moléculas de alho que estão presentes no sangue. Porém, caso não funcione direito, seja porque tem alguma doença como por exemplo hepatite, ou porque está sobrecarregado de álcool, essas substâncias irão continuar presente na circulação, por muito tempo ainda. E quando o sangue chega no pulmão, ele vai se enfiando em vasinhos cada vez mais finos até entrar em contato com o ar para que assim seja oxigenado e jogar fora o gás carbônico. Sendo assim, os compostos do alho conseguem pegar carona e escapam com o ar. E é na boca, que depois de 30 minutos após a refeição, que o cheiro começa a sair pelo ar expirado, causando o mau hálito de alho, um cheiro ruim.

- Porque o Alho Causa Mau Hálito?

– Porque o Alho Causa Mau Hálito?

– Qualquer Pessoa Pode ter Mau Hálito?

Ao acordar, 100% praticamente da população seria portadora de halitose, mau hálito, se considerássemos o hálito desagradável. É devido a isso, que o hálito de qualquer pessoa ao acordar de manhã, é considerado fisiológico, pois ele ocorre por causa de uma leve hipoglicemia, uma redução do fluxo salivar para zero, durante o sono  o que acaba aumentando a flora bacteriana anaeróbica proteolítica. Esses microrganismos geram componentes de cheiro desagradável, quando atuam sobre proteínas da própria saliva e sobre restos epiteliais descamado da mucosa bucal. São os compostos sulfurados voláteis. A halitose matinal, deve desaparecer após a higiene dos dentes (escovação e fio dental), da higiene da língua, e depois da primeira refeição (café da manhã). Se isso não acontecer, se o mau hálito não desaparecer, é considerado então, que o indivíduo possui um mau hálito, o qual deve ser investigado e tratado.

– É Possível que uma Pessoa Possua Mau Hálito e não Perceba?

É sim! Os indivíduos que possuem um mau hálito constante, por fadiga olfatória por exemplo, acabam não percebendo o próprio hálito. Somente os indivíduos que possuem períodos de normalidade e períodos de halitose, conseguem perceber o mau hálito.

– Como uma Pessoa Pode Saber se ela tem ou não Mau Hálito?

O jeito mais simples de saber se você tem ou não mau hálito, é pedir para uma pessoa que você confie, familiar ou amigos, que verifique como está o seu hálito. Se você sentir-se um pouco constrangido em pedir ajudar para alguém, o ideal é que você procure um dentista para que ele possa te ajudar a identificar se você tem ou não, mau hálito, e caso tenha, ajude você no tratamento da halitose.

– O Que Causa o Mau Hálito?

Os casos de halitose, ou melhor, de mau hálito, não podem ser explicados apenas por um mecanismo. Há casos de halitose tanto por razões patológicas (as que necessitam de tratamento), como por razões fisiológicas (as que necessitam apenas de orientações), por razões sistêmicas (uremia, diabetes, prisão de ventre e outros), e por razões locais (cárie, feridas cirúrgicas, doença periodontal e outras). Sendo assim, pode-se concluir que todas e quaisquer possíveis causas, sejam qual for, elas precisam ser investigadas e o tratamento deve ser direcionado conforme a causa identificada. Cerca de 96% ou mais dos casos de mau hálito, é causado pela presença de saburra lingual, e devem ser tratados.

- O Que Causa o Mau Hálito?

– O Que Causa o Mau Hálito?

– Como se Livrar do Mau Hálito e da Saburra Lingual?

Há Pelo menos 3 Maneiras:

  • A remoção da saburra lingual através dos limpadores linguais.
  • A manutenção da superfície lingual, com uso de oxidantes.
  • Identificação da causa da redução do fluxo salivar para que assim seja estabelecido o tratamento adequado.

As duas primeiras opções, garantem um hálito agradável, mas exigem uma manutenção desses cuidados. A terceira opção, uma vez feita com sucesso, proporciona resultados mais duradouros, sem a necessidade de manutenção, devido a esse procedimento corresponder à eliminação da causa.

– Se o Mau Hálito Acontece só de Vez em quando, O Que Fazer Para Melhorar?

Quando o mau hálito é esporádico,ou seja, que acontece de vez em quando, e não crônica, você precisa ter uma higiene bucal e lingual adequada, e também, estimular a salivação de maneira fisiológica com gomas de mascar, balas sem açúcares, gotas de suco de limão com um pouco de sal (sem o uso de medicamentos. Você deve também, cuidar da sua alimentação, de modo que mantenha uma ingestão de água e de alimento frequente, a cada 3 ou 4 horas e evite o excesso de gordura, proteínas, alimentos de cheiro carregado e condimentos.

- Se o Mau Hálito Acontece só de Vez em quando, O Que Fazer Para Melhorar?

– Se o Mau Hálito Acontece só de Vez em quando, O Que Fazer Para Melhorar?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.