Cuidados Com a Coluna

A Coluna

A coluna foi projetada para sustentar o peso do corpo todo, permitindo que façamos movimentos como nos virarmos, nos curvarmos e para mantermos a posição ereta. E como se isso não fosse o suficiente, é por dentro da estrutura óssea da coluna, que a medula espinhal passa, o tronco nervoso do corpo, de ondem partem os nervos levam e trazem mensagens entre o restante do organismo e o cérebro. Saiba que o comprimento da coluna vertebral, representa 40% aproximadamente da sua altura.

Os discos da coluna merecem uma menção honrosa. Situados entre cada uma das vértebras, sua estrutura possui um núcleo gelatinoso, o qual é formado por uma mistura de água e proteínas, sendo necessário para o amortecer o choque de um osso contra outro. Quando há algum problema com o disco intervertebral, acontece que os ossos pinçam o nervo o que gera a dor.

Cuidados Com a Coluna

Cuidados Com a Coluna

Apesar de passar despercebida, a coluna vertebral, precisa ser bem cuidada. Pessoas que sofrem com dores de coluna, sabe bem o quanto isso é importante, pois se ela “pifar” você simplesmente e definitivamente não funciona. O clínico e reumatologista do Hospital Albert Einstein, José Goldenberg nos lembra que “ coluna é a viga mestra do organismo, pois ela permite que fiquemos em pé. Nós só somos bípedes graças a nossa coluna”. Também autor do livro ‘Coluna Ponto e Vírgula’, Goldenberg tem um dado alarmante o qual resume o quanto maltratamos a nossa coluna, ou melhor, a nossa base de sustentação, onde 80% das pessoas do mundo todo tem, já teve ou terá alguma dor lombar no decorrer da vida.

O pior de tudo é que a dor na coluna só aparece quando a doença, já esta instalada há tempos já, o que significa anos de maus tratos a coluna. A consequência como sabemos são dores intermináveis e problemas na coluna.

Os desvios ocorridos na coluna como a cifose dorsal, lordose cervical, escoliose  e lordose lombar, podem acabar sobrecarregando outras articulações como brações, pés, joelhos, quadris e ombros. Esses desvios são causados por alterações ocorridas na curvatura da coluna vertebral, deixando-a mais vulneráveis á traumas e tensões mecânicas.

Quando uma pessoa tem uma boa postura, essa está sendo a melhor maneira de não haver esforço muscular, e estar protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Veja a lista de cuidados que você deve tomar, para que não ocorra nenhuma doença na sua coluna.

Cuidados Para Prevenir Doenças Na Coluna

Cuidados Para Prevenir Doenças Na Coluna

Cuidados Para Prevenir Doenças Na Coluna

No Geral

  • Talvez o mais importante seja a postura adequada, seja ela quando e onde for como ao se sentar, ao repousar, e até mesmo durante as atividades do dia a dia.
  • A hidroginástica, natação, ou a simples caminhada, são as atividades físicas que movimentam mais o corpo inteiro, sendo assim, são as atividades mais indicadas.
  • Reveja vários hábitos, principalmente aqueles dos quais você acha que não estão ligados à coluna. Um deles é o tabagismo. As pessoas que fumam possuem mais dores nas costas por causa da inalação de substâncias tóxicas, das quais prejudicam a circulação sanguínea no disco intervertebral.
  • Atenção com o seu peso, pois o excesso de peso ú também um inimigo da coluna. Quando concentrado um peso extra na barriga, automaticamente aumenta a sobrecarga nas costas.
  • Um ótima maneira de evitar a flacidez do músculos, é praticar atividades físicas, com orientação profissional sempre, para que seja tomado os cuidados necessários em cada tipo de exercício.
  • Estalar a coluna e pescoço te da um alívio? Mas atenção! Pare com isso, pois apesar desse hábito parecer colocar a coluna no lugar, ele é perigoso. Pois ao estala-los você está prejudicando suas articulações e sua saúde.
  • Um hábito preventivo são os alongamentos diários. Pois, quando uma pessoa faz alongamento, acontece que aumenta o espaço entre as vertebras, na altura dos disco, assim evitando o seu achatamento. O exercício de alongamento trabalha a postura corporal e a musculatura na do pescoço, coluna, membros, toráxicas, região próxima à virilha e lombar.
  • Se você é do grupo das pessoas que passam a maior parte do tempo sentado ou faz  muito esforço físico quando trabalha, saiba que você tem mais tendência de ter algum problema na coluna, mais para frente. Por isso tome bastante cuidado, e procure ao máximo, cuidar da saúde da sua coluna.
  • Quando você for pegar algo no chão, não dobre a coluna para pega-lo, o ideal é você agachar, e colocar o peso na perna, e assim pegar o objeto.
  • Ao ter que pegar algo no alto, não fique na ponta do pé, nem estique o braço e o pescoço para tentar enxergar, coloque uma cadeira ou um escada para que você tenha uma visual boa e não force o seu corpo para alcançar.
  • Ao acordar, levante da cama devagar, nada de pular rápido da cama.

Mulheres Grávidas

  • Para as mulheres, é imprescindível também tomar cuidados, durante o período de gravidez, pois as estruturas se tornam mais frágeis e suscetíveis à traumas.
  • Exercícios leve de condicionamento e alongamento realizados a partir do 4º mês de gravidez, com indicação médica, são muito importante para manter o condicionamento físico e manter a flexibilidade, prevenindo a dor nas costas, além de manter as condições físicas ideias e auxiliar no equilibro emocional da futura mãe, durante a gravidez.

Combates a Problemas Na Coluna

O pilates, tem sido um exercício forte no combate a problemas na coluna, devido a ser uma atividade que consiste em técnicas das quais trabalham postura, flexibilidade, equilíbrio, consciência corporal, respiração e tônus. Hoje, o pilates é considerado o exercício mais completo para trabalhar como um grande aliado em tratamentos de dores na coluna e não só de forma preventiva.

O método do pliates podem atuar diretamente em músculos importantes, os quais são responsáveis por proteger e estabilizar a coluna vertebral. Musculos esses como transverso do abdômen e multifidos, que funcionam em uma coluna saudável como uma cinta de proteção, devido ao seu posicionamento anatômico e a composição de fibra.

O pilates, no Instituto New Pilates, é um trabalho de fortalecimento das musculaturas tão importante que é dado na avaliação do paciente. Isso se dá devido a consciência da contração dos músculos que não só previne lesões por permitirem que os movimentos sejam realizados de uma maneira mais segura, como ajudam no processo de reabilitação da coluna vertebral.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.