Contestação da Eficácia do Repouso Absoluto na Gravidez

Repouso Pode Fazer Mal

Segundo uma especialista na área de enfermagem, a prescrição de repouso absoluto para mulheres grávidas, mesmo as que apresentam gestação de risco, deve ser contestada, pois segundo a pesquisadora, não há benefícios que comprovem essa indicação médica, e essa atitude pode proporcionar efeitos colaterais desagradáveis na futura mãe.

Eficácia do Repouso Absoluto

Depois de uma pesquisa, realizada durante vinte anos, uma especialista norte-americana na área de enfermagem, concluiu que não há provas científicas, que atestem a eficácia do repouso de mulheres grávidas, para evitar partos prematuros. Além disso, se elas passarem muito tempo acamadas, podem sofrer com complicaçoes físicas e problemas psicológicos não só para elas, como também para seus filhos que irão nascer.

Hábito Nos Estados Unidos

Mulheres

Mulheres

Cerca de um milhão de mulheres grávidas, são orientadas, todos os anos pelos profissionais especializados que as acompanham, a permanecerem de repouso durante o dia todo, somente se levantando para tarefas diárias, como tomar banho ou ir ao banheiro. Essas prescrições acontecem com frequência nos Estados Unidos, onde os obstetras fazem essas orientações médicas, para vários dias, e até meses de descanso para as mulheres. No entanto, a pesquisadora ressalta que além de não haver nenhuma eficácia nessa prática, ainda podem ocorrer efeitos colaterais, e também as pesquisas, ainda não foram capazes de comprovar que esse repouso é benéfico para a mãe e seu bebê.

Situação no Brasil

Dicas

Dicas

No nosso país, ainda não há dados estatísticos oficiais, que contabilizem a quantidade de mulheres grávidas, que são orientadas por seus médicos a ficarem de repouso. No entanto, profissionais especializados em obstetrícia e ginecologia, informam que cerca de trinta por cento das gestantes brasileiras, recebem esse tipo de prescrição médica.

Eles reforçam que não há ainda um estudo científico, que comprove que o descanso como orientação durante o período de gestação, possa reduzir sangramentos, contrações uterinas, ou o parto prematuro. Apesar disso, esse pensamento já está apresente na cultura popular, e alguns médicos continuam fazendo esse tipo de prescrição para o repouso, talvez para não decepcionar suas pacientes.

Efeitos Colaterais

De acordo com pesquisadores, que analisaram vários estudos realizados, e compararam a situação de diversas gestantes, que ficaram em repouso absoluto, com as que continuaram com suas atividades normais,foi por eles constatado efeitos adversos, nas que ficaram em repouso. Os cientistas dividiram esses efeitos em dois tipos: psicológicos e fisiológicos.

Dentre os últimos, estão ganho de peso corporal, chances de atrofia muscular, perda óssea, dores nas costas, fadiga,congestão nasal, refluxo gástrico entre outros; Já nos fatores emocionais foram constatados, danos no comportamento, em especial ansiedade, depressão, e atitudes agressivas, talvez pelo fato de ficarem muito tempo sozinhas, sem conversar, ou trocar informações com outras pessoas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.