Vocação Profissional e Remuneração Salarial

Cursos Poucos Tradicionais

De uma maneira geral, as pessoas tem muito receio em escolher cursos de graduação não muito tradicionais, pois tem medo de não receberem uma remuneração adequada  com o que almejam. Em virtude  disso, vários jovens deixam de cursar a graduação que realmente tem vocação para seguir outra profissão na esperança de conseguir melhores salários. Diversos cursos universitários como por exemplo, Filosofia, Música, Musicoterapia, entre outros são muito pouco procurados pelos jovens. Ao contrário do que acontece em outros cursos como por exemplo Medicina, Engenharia e Direito onde ainda há até hoje um número muito grande de procura, pois alguns ainda acham que conseguirão melhores empregos com maiores salários se seguirem essas carreiras.
Profissões

Profissões

Desistência do Profissional

Normalmente, todas as pessoas que finalizam seus cursos de graduação e saem  a procura de emprego no curso que se especializaram, esperam encontrar o mais rápido possível, o emprego com uma boa remuneração salarial. Mas nem sempre isso acontece. Devido ao mercado de trabalho  cada vez mais competitivo,muitas pessoas acabam trabalhando em outra profissão  mais rentável, pois precisam de dinheiro para pagar suas contas e sobreviver dignamente. Quando acontece do indivíduo desistir da profissão pela qual estudou e investiu durante um bom tempo de sua vida, surge uma sentimento de frustração pelo fato dele ter de desistir do sonho profissional.
Salário

Salário

Dificuldades Comuns

De acordo com profissionais especializados em gestão profissional, o grau de dificuldade no início de carreira de profissões consideradas tradicionais como engenharia, direto e medicina são bastante comuns. Muios desses profissionais, às vezes tem de trabalhar em três ou quatro empregos para conseguir um salário próximo ao que almejaram durante o período da graduação.

Relatividade do Mercado de Trabalho

De acordo com profissionais especializados, o mercado de trabalho atualmente é muito relativo, portanto a inserção de profissionais que antes não teriam muito chance de competição, hoje ao contrário, os fazem mais requisitados do que outros com profissões consideradas  mais tradicionais. Isso ocorre por que o mundo está sempre se modificando, e novas profissões vão surgindo ou se destacando com maior relevância para atender a essa demanda. Um exemplo foi a expansão com a tecnologia da área da informática. No começo sua área de atuação era bem restrita e atualmente bons profissionais são disputados pelas empresas gerenciadoras de vagas. Por isso o profissional deve seguir sua vocação e investir na medida do possível em cursos paralelos de especialização, buscando qualificações que farão o diferencial na hora da disputa pelos melhores salários.
Salário Mínimo

Salário Mínimo

Vários fatores estão envolvidos na questão da remuneração do profissional. Em alguns casos um bom salário pode ser conseguido depois de alguns anos de trabalho e com muito empenho e dedicação. Uma orientação que pode ser seguida pelos profissionais iniciantes é aproveitar ao máximo a época dos estágios, pois além de poderem conhecer mais sobre a sua profissão é a hora de fazer e manter bons contatos com os empregadores. Quando a pessoa trabalha no que realmente gosta o reconhecimento salarial pode demorar, mas com certeza esse profissional será bem sucedido na carreira que escolheu.
Salete Dias
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.