Limites das Mães na Educação dos Filhos

Limites Para as Mães

Ao contrário do que todos pensam, às vêzes,quem precisa de limites na educação, são as mães e não os filhos, pois em alguns casos, elas adotam um comportamento de superproteção, pela atenção exclusiva que dispensa ao filho, gerando um sentimento de grande ansiedade nela, ao mesmo tempo que dificulta o desenvolvimento emocional e social da criança.

Mãe Muito Permissiva

Algumas mulheres acham que devem ser mães perfeitas na educação dos filhos, ou porque se sentem pressionadas de alguma maneira inconsciente pela sociedade, ou porque experimentam algum sentimento de culpa em relação à criança,tornando-se muito permissivas ou mimando demais seus filhos. De acordo com especialistas, essas atitudes são extremamente negativas, pois as crianças acabam crescendo e se tornando adultas, sem saberem lidar com a frustração, ou apresentando muitas dificuldades em aceitar regras e limites. Quando isso acontece,ela fica despreparada para enfrentar o mundo, fora do seu ambiente domiciliar, pois em todos lugares, terá que cumprir as normas apresentadas, e devido a sua educação terá muitos problemas para enfrentar. O mesmo pode acontecer com as mães que não saem nunca de perto do filho, oferecendo tudo que eles querem,permitindo que façam tudo que desejam numa dedicação exclusiva, esquecendo delas próprias, e apresentando muita dificuldade, quando por algum motivo, tem de ficar longe dos filhos.

Dificuldade na Educação

Dificuldade na Educação

Mãe em Tempo Integral

Os especialistas em psicoterapia, advertem  para as mulheres que optaram por ser mães em tempo integral, não se dedicando à outras atividades, que não a educação dos filhos, devem estar conscientes que se trata de uma escolha pessoal, e não somente uma atitude que apresenta um valor social importante para ela.Se a mulher opta por vontade própria, em cuidar somente da casa e de seus filhos, se for uma opção consciente, não há problema algum,o que não deve acontecer é ela exceder seus limites tentando alcançar uma perfeição como mãe, que simplesmente inexiste.

Limites na Educação

Limites na Educação

Questões Mal Resolvidas nas Mulheres

Existem casos de mulheres, que ao se tornarem mães, em virtude de questões não resolvidas no ambiente profissional, ou  na relação afetiva com o marido,acabam tendo como objetivo principal de vida, a dedicação exclusiva aos filhos, como se seu mundo só se restringisse às crianças que gerou. Quando essa situação ocorre, isso acaba se tornando um grande peso e resposabilidade para o filho. Nesse caso a ajuda de um profissional psicoterapeuta é fundamental, para auxiliar tanto a mãe que normalmente apresenta um comportamento depressivo e de ansiedade,quanto o filho,que pode demonstrar ser egocêntrico, e às vêzes antissocial.

Relação Entre Mãe e Filho

Relação Entre Mãe e Filho

Acompanhamento Psicoterápico

O psicoterapeuta tem como principal objetivo nessa situação promover seus esclarecimento,demonstrando que a perfeição é inexistente,e o que é mais significativo para a relação é o tempo que mães e filhos passam se divertindo juntos. O ideal é ter um equilíbrio para dividir de forma adequada, o tempo dispensado aos filhos, ao marido, às atividades sociais,e os compromissos profissionais, pois só assim tanto a mãe quanto a criança, terá uma boa qualidade de vida,com uma  saúde emocional estável. A grande descoberta que deve ser feita pelas mães é criar uma expectativa real,passar momentos agradáveis com os filhos mesmo que sejam pouco,e não tentar em hipótese alguma, ser uma mãe perfeita.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.