Benefícios da Natação Para a Mente e o Cérebro

A Natação – Visão Geral

A natação – de modo mais conceitual e técnico – é uma forma de movimentação de animais por meio de um líquido, e obviamente isso se aplica aos seres humanos que conseguem cruzar distâncias através da água, se locomovendo de maneira eficiente dessa forma. Essa locomoção pode ser feita com ou sem a utilização de itens e equipamentos de apoio.

Partindo agora de uma definição mais prática e menos complexa, a natação é basicamente uma atividade que segue linhas de lazer e recreação, mas que é ainda uma excelente atividade física, tendo utilidade para várias partes do corpo, já que é um exercício muito completo. Além disso, a natação também é bastante versátil, já que pode ser realizada em piscinas, praias, lagos, entre outros locais.

Essa atividade tem origens não muito conhecidas e definidas, mas o registro mais antigo no qual se tem conhecimento nos dias de hoje são as pinturas rupestres – aquelas onde os povos pré históricos representavam situações de maneira gráfica e artística – que foram encontradas nos interiores de cavernas e que se tem a estimativa de terem sido feitas há mais de sete mil anos. Além desse tipo de registro, existem também os que foram feitos de forma escrita e que são um pouco mais recentes, assim, as obras mais antigas que fazem alguma referência a respeito da natação são as obras mais clássicas e tradicionais, como a Ilíada, a Epopeia de Gilgamesh, a Epopeia e até mesmo a bíblia cristã. A mais antiga dessas épicas obras literárias são datadas do ano dois mil a.C.

Ainda que frequentemente retratada na antiguidade, a natação que era citada era um pouco diferente do que temos conhecimento hoje, já que nos registros que foram citados acima, a natação nunca era entendida como um fim de competição, mas sim, somente como uma forma de locomoção ou ainda de lazer. A natação de maneira competitiva foi implementada somente no ano de 1800, na Europa, sendo considerado somente o nado de bruços.

Porém, conforme os anos foram passando – mais precisamente no ano de 1873 – outros estilos de nado passaram a ser utilizados, como é o caso do Nado trudgen, que tem esse nome, pois seu idealizador foi Arthur Trudgen. Essa modalidade de nado era entendido como um tipo de cópia do nado crawl, que era o nado usado pelos Índios Americanos, mas que também se popularizou facilmente.

Alguns anos após a criação do nado trudgen, a natação passou a ser realmente um esporte integrante da lista dos Jogos Olímpicos. O ano de sua inserção nessa lista foi 1896 e isso aconteceu na cidade de Atenas. Após isso, somente evoluções passaram a acontecer nesse sentido, como, por exemplo, a maior regulamentação desse esporte, que passou a existir com a criação da Federação Internacional de Natação – FINA, que deixou todo o esporte mais justo e padronizado.

FINA

FINA

Já no ano de 1930 um outro estilo de natação foi criado e aceito pela FINA, que é o nado mariposa. Por muitos anos ele foi considerado uma simples variação do nado de bruços, mas vinte e dois anos depois ele ganhou independência e se tornou um estilo alternativo.

Hoje em dia os principais estilos de natação que existem são: a natação pura, que é aquela tradicional que acontece em piscinas e que reúne os principais estilos da natação, como o crawl, o mariposa, o de bruços e o de costa.        Outro estilo de natação é a que acontece em águas abertas e ela acontece para que distâncias maiores sejam percorridas e por esse motivo ela geralmente é realizada em mares, rios ou lagos.

Há também estilos de natação que contam com um apelo mais estético e rítmico, o que vai bem além de somente a capacidade de se locomover embaixo da água. Esses estilos são os saltos ornamentais e o nado sincronizado. Outro estilo de nado que faz um mix de natação com um outro esporte diferente é o Polo Aquático, já que essa modalidade apresenta alguns princípios básicos do handebol, onde o objetivo das equipes é arremessar a bola nos gols um dos outros.

Polo Aquático

Polo Aquático

Por fim existe o mergulho, que é a modalidade onde o nadador deve se locomover totalmente submerso na água. Esse estilo de nado pode ser realizado tanto com o auxilio de equipamentos para auxiliar na respiração (como os cilindros de ar), quanto sem a utilização desses itens, que é o chamado mergulho livre, onde a respiração é de total controle do nadador. A escolha de qual tipo de mergulho será utilizado deve ser feita como um combinado entre o gosto do nadador, juntamente com as circunstâncias na qual se está inserida.

Benefícios Da Natação Para a Mente E Para O Cérebro

A natação é um esporte muito completo, já que faz com que se necessite movimentar basicamente todas as partes do corpo, que vão desde os músculos até as articulações, e isso independe da modalidade que se pratica, já que todas tem pelo menos um principio básico. E por esses motivos é que essa atividade traz tantos benefícios para quem a pratica, indo bem além dos aspectos físicos, mas chegando nos mentais – que são o foco do artigo de hoje.

Benefícios Da Natação

Benefícios Da Natação

Alguns dos benefícios da natação já foram citados rapidamente acima, porém, agora serão dados alguns detalhes a respeito deles. O primeiro a ser citado, que é também um dos principais, é o fato de que a natação contribui muito para o desenvolvimento e fortalecimento muscular, pois diferentemente de outros esportes, a natação trabalha intensamente todos os grupos musculares de maneira simultânea e é por isso que tanto os membros superiores, quanto os membros inferiores ficam mais definidos e tonificados, além de obviamente os músculos das costas, do abdômen e do peitoral. Conforme os músculos vão ficando mais fortes, o nadador ganha ainda mais capacidade de realizar esforços, aumentando também sua flexibilidade, resistência, entre outros fatores.

Além do ponto de fortalecimento, a natação também contribui fortemente para o emagrecimento, principalmente quando essa atividade é acompanhada por uma alimentação regrada. Isso acontece porque em uma hora de natação – dependendo da intensidade da atividade – é possível perder cerca de seiscentas calorias. Devido ao fato de a densidade da água ser bem mais alta do que a do ar (cerca de oitocentas vezes maior) o esforço dos músculos e da respiração são mais intensos embaixo d’água. Além disso, existe a tendência de as atividades realizadas na água serem menos impactantes, o que faz com que se diminua as chances de ocorrências de lesões e de dores.

Menino Fazendo Natação

Menino Fazendo Natação

Como já foi dito acima, a natação não contribui somente para questões físicas das pessoas, mas auxilia muito nas atividades cerebrais também, por exemplo, aumentando a capacidade do atleta de memorização, atenção e concentração. Tudo isso gera ótimos resultados na vida de uma pessoa, já que ela pode se tornar mais produtiva e render mais, seja no trabalho ou nos estudos.

Outro fator muito interessante é que quando realizada com frequência e com uma certa regularidade, a natação pode contribuir para a produção do quarteto dos hormônios da felicidade, que são compostos por serotonina, ocitocina, dopamina e endorfina, fazendo assim com que o atleta se sinta menos estressado e ansioso no seu dia a dia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.