Argilas Na Estética

Utilizadas para os mais diversos tratamentos desde a antiguidade, as argilas são rochas sedimentares que contêm diversos elementos químicos que fazem muito bem a pele, sendo uns dos mais antigos produtos de beleza de que se tem notícia.

Argila

Argila

As argilas possuem finos grãos de substâncias como silicatos de alumínio, que somadas a diversos tipos de óxidos, possuem várias tonalidades e proporcionam benefícios distintos. Quando esses grãos finos são embebidos em água, formam uma espécie de pasta, de fácil moldagem, tanto que foi o primeiro material usado na fabricação de vasos e utensílios.

O Brasil é um dos países que possui grande variedade de argilas, num total de oito tipos, destinados tanto para os usos: medicinal, terapêutico, e é claro, estético. As argilas podem se formar de duas maneiras: na primária, as argilas são decorrentes da decomposição do solo ao longo dos anos, e que se apresentam na consistência de pó; e as do tipo secundário, resultantes de um processo de sedimentação de partículas, sendo apresentadas na forma pastosa (lama).

Argila Aplicacao

Argila Aplicacao

As argilas são muito utilizadas na estética e em tratamentos medicinais por contarem com poderosas propriedades:

Sua pasta pode ser utilizada para tratar inchaços e inflamações; liberam elementos de sua constituição, que protege a pele e absorve toxinas; fixam as toxinas do organismo na pele para que possam ser eliminadas posteriormente.

Estudiosos especulam que suas propriedades são resultantes de trocas energéticas decorrentes dos elétrons encontrados na composição das argilas, nos seus elementos químicos abundantes, como: cálcio, sódio, manganês, zinco, magnésio, entre outros.

Além disso, a argila é um material “inteligente”, ou seja, se adapta ao trabalho que irá realizar, seja como estimulante, absorvente ou sedativo, bem como potencializa o sistema imunológico. Sem falar que as argilas podem ser encontradas de forma abundante, especialmente aqui no Brasil, com oito tipos destinados a tratamentos diversos: Argila Amarela; Argila Branca (Caulim); Argila Cinza (Bentonita ou Wikinita); Argila Marrom; Argila Preta (Lama Negra); Argila Rosa; Argila Verde e Argila Vermelha, compondo praticamente um arco-íris de argilas brasileiras.

No caso da argila amarela, ela é indicada para tratamentos estéticos, especialmente para rejuvenescimento, por conter Dióxido de Silício e Silício, elementos que ajudam a formar a base de colágeno na pele;

Argila Branca: indicada para clarear e absorver a oleosidade da pele, pois sua acidez é muito próxima a da pele;

Argila Cinza: possui ação absorvente e secativa, sendo indicada para máscaras para peles oleosas ou manchadas;

Argila Marrom: ativa a circulação da pele e é indicada para combater acne e espinhas;

Argila Preta ou Lama Negra: é uma das mais usadas em tratamentos estéticos, por ter ação anti-inflamatória, melhora a circulação sanguínea, anti-stress, entre outras;

Argila Rosa: é o resultado das misturas das argilas vermelha e branca, obtendo uma consistência suave, recomendada para peles sensíveis, com propriedades suavizantes, com o objetivo de desinfetar a pele;

Argila Verde: indicada no controle de oleosidade dos cabelos e pele com acne;

Argila Vermelha: Redutora de medidas, também hidrata e previne o envelhecimento precoce da pele.

Mascara De Argila

Mascara De Argila

Agora que você já conheceu um pouco das propriedades das argilas na estética, é só procurar uma clínica de estética para escolher a sua argila preferida, que irá cuidar da sua aparência além de não ter contraindicações e não degradar o meio ambiente, pois são produtos obtidos na natureza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.