Meu amigo veio até mim por causa do problema que teve com sua conexão wireless. Então, começamos a rastrear os possíveis problemas para encontrar a solução e percebemos que, de alguma forma, o computador dele tinha sido infectado. De fato, o computador estava mais lento e não respondia a todos os comandos como antes.
Nós tentamos cancelar diversos processos, a fim de testar a capacidade disponível, mas tudo foi em vão. Parecia que o computador tinha muito o que fazer e não conseguia qualquer memória livre, mesmo desligando processos em execução.
Nos meus olhos, isso claramente parecia ser indícido de que meu amigo tinha sido mais uma vítima inocente de intenções cruéis.
O Erro Que Todos Cometem
Com o computador tão lento, decidimos que deveríamos simplesmente tentar reiniciar o sistema, para tentar reassumir o controle novamente. Então, nós apertamos o botão de reinicialização. O computador escureceu e, então, iniciou por um segundo.
Assim que fez a checagem da BIOS, ambos olhamos um ao outro com os olhos arregalados.
Não podíamos acreditar no que víamos. “Disco de sistema não identificado” foi a mensagem que recebemos. Isso significava que a sua principal unidade no computador estava vazia ou avariada. Nenhum sistema de arquivos instalado.
Ele perdeu todo o sistema por causa de uma infecção por vírus. Como uma doença que quebrou o sistema, da mesma forma que faz ao nosso corpo. Ele perdeu sua coleção de músicas, os seus últimos dias de trabalho e um monte de coisas particulares. Não tinha feito qualquer backup. Ele não podia acreditar. Era como se o mundo tivesse entrado em colapso.
Falta de Prudência
Uma vez, perdi acidentalmente minha lista inteira de mercadorias. Ao todo, eram mais de 3000 itens. Esse foi um dia muito ruim. Então, vi que uma coisa simples poderia ter me poupado todas aquelas semanas de trabalho que vieram depois disso. Um único CD, memory stick, dvd, disquete ou qualquer coisa do gênero, podia ter guardado minha cópia extra da lista.
Eu me sento aqui hoje e eu sei, através de anos de experiência, que os backups são muito importantes. Mas, para garantir que o computador é rápido e saudável, eu seriamente recomendo que você obtenha uma cópia de algum software de proteção de dados.
Há duas coisas que são recomendáveis para que você possa se proteger.
A primeira é que você planeje diariamente um espaço de tempo para fazer seus backups (pode ser antes de almoçar ou meia hora antes de ir embora para a casa, por exemplo). Assim, você mantém cópias de suas informações e evita dores de cabeça futuras.
A outra é manter uma esquema de segurança bem construído, com firewalls, anti-vírus e o que chamamos de condução segura, ou seja, evitar navegar em sites suspeitos. Outras dicas: utilizar versões sólidas de programas e abrir somente anexos de e-mails de conhecidos.