Países Mais Seguros e Inseguros do Mundo

Todos os anos são realizadas avaliações visando definir quais são os países mais seguros e quais os mais inseguros do mundo. Uma das principais avaliações nesse sentido é o Índice Global da Paz que é elaborado pela ONG Visiono of Humanity.

Nesse ranking são levados em conta 22 indicadores qualitativos e quantitativos dentre os quais estão o impacto da violência na economia, transparência, bem-estar entre outros. A seguir vamos apresentar uma lista dos países mais seguros e dos mais inseguros do mundo.

Países Mais Seguros do Mundo

Islândia (Europa)

A Islândia é um país nórdico insular que está localizado no Oceano Atlântico do Norte. O território da Islândia inclui a ilha de mesmo nome e outras pequenas ilhas que ficam no oceano Atlântico localizadas entre a Europa Continental e a Groenlândia. Com uma população de quase 320 mil habitantes possui uma área de 103 mil quilômetros quadrados. A capital e maior cidade do país é Reiquiavique.

Dinamarca (Europa)

O país escandinavo da Dinamarca é conhecido oficialmente como Reino da Dinamarca e dentre os países nórdicos é o mais meridional. O país tem fronteiras no Mar Báltico e no Mar do Norte. Esse país é composto por uma grande península e várias ilhas que são chamadas de Arquipélago Dinamarquês.

Áustria (Europa)

A Áustria é um país localizado na Europa Central e tem fronteira com a Alemanha e com a República Tcheca ao norte, a lesta com a Eslováquia e a Hungria, a oeste com a Suíça e Liechtenstein bem como ao sul com a Eslovênia e a Itália. O clima do país é temperado e alpino. A língua oficial do país é o alemão, porém, também são falados outros idiomas como o croata, esloveno e húngaro.

Nova Zelândia (Oceania)

A Nova Zelândia é um país insular que está localizado no Oceano Pacífico e que é constituído por duas massas de terra principais que são conhecidas popularmente como Ilha do Norte e Ilha do Sul além de várias outras ilhas menores. Dentre os domínios do país estão também as Ilhas Cook e Niue, Tokelau e a Dependência de Ross.

Suíça (Europa)

A Suíça é uma república federal que conta com 26 estados que recebem o nome de cantões. Localizado na Europa Central tem fronteiro com a Alemanha ao norte, a oeste com a França, ao sul com a Itália e ao leste com a Áustria e Liehtenstein.

Finlândia (Europa)

A Finlândia é um país nórdico localizado na região da Fino-Escandinávia que fica ao norte da Europa. A sua fronteira a oeste é com a Suécia, já a leste é com a Rússia e ao norte com a Noruega assim como tem fronteira ao sul com a Estônia. A capital do país é Helsinque tem uma população de cerca de 5,3 milhões de pessoas.

Observação – O Brasil aparece em 91° posição nesse ranking.

Países Mais Inseguros do Mundo

Síria (Ásia)

A Síria é um país localizado no Sudoeste Asiático e tem divisa com o Líbano e com o Mar Mediterrâneo a oeste, ao sul com a Jordânia, ao sudoeste com Israel, ao norte com a Turquia e a leste com o Iraque. O país foi criado como um mandato francês que conseguiu a sua independência em Abril de 1946 como uma república parlamentar. A Síria é um país instável que passou por vários golpes militares e tentativas de golpe.

Afeganistão (Ásia)

Localizado na área central da Ásia, trata-se de um estado soberano que não possui litoral. Tem cerca de 29 milhões de habitantes e uma área de mais ou menos 647 500 km². Tem fronteira com o Paquistão ao sul, a oeste com o Irã e ao norte com a China, Uzbequistão, Tajiquistão e Turcomenistão.

Foco de diversos conflitos o país tem localização geoestratégica importante já que faz a ligação com o Oriente Médio e a Ásia Central bem com o subcontinente indiano. A guerra e a presença militar constante no Afeganistão fazem desse país um lugar inseguro.

Sudão do Sul (África)

O Sudão do Sul é um país localizado no nordeste do continente africano e tem esse nome em referência a sua localização geográfica, ou seja, ao sul do Sudão. O território atual do país fazia parte do Sudão Anglo-Egípcio e passou a fazer parte da República do Sudão no ano de 1956 quando se tornou independente. O país vive constantes conflitos devido a questionamentos a respeito de fronteiras e territórios. Além de fazer fronteira com o Sudão ao norte o país também faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com Uganda, Quênia e a República Democrática do Congo além do oeste com a República Centro-Africana.

Iraque (Ásia)

Localizado no Oriente Médio o Iraque faz fronteira com a Turquia ao norte, a leste com o Irã, ao sul com o Golfo Pérsico, o Kuwait e a Arábia Saudita além de a oeste com a Jordânia e a Síria. A capital do país é a cidade de Bagdá que fica no centro do país e as margens do rio Tigre.

Somália (África)

A Somália é um país localizado no Corno da África e tem como fronteiras o Djibuti no noroeste, o Golfo de Aden e o Quênia no sudoeste, ao norte com o Iémen, a leste com o Oceano Índico e a oeste com a Etiópia.

Sudão (África)

O país conhecido como Sudão fica na África e tem limitação ao norte com o Egito, a leste com o Mar Vermelho onde faz fronteira com a Arábia Saudita e ao sul com o Sudão do Sul. A religião que mais tem destaque no país é o islamismo e cerca de um quinto da população do país vive abaixo da linha internacional da pobreza com menos de U$ 1,25 por dia. O Sudão era o maior país da África até que o Sudão do Sul se separou de seu território depois de um referendo de independência.

Esses são os países considerados os mais seguros e os mais inseguros do mundo. Podemos observar que existe um grande contraste entre a Europa e a Ásia e África.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.