Os Terroristas Mais Procurados Pelo FBI

O mundo de hoje está bem diferente de anos atrás. Atualmente, muitas guerras tomam conta de cidades, estados e até mesmo nações inteiras. Apesar de muitos acordos para que a paz fosse finalmente selada, ainda há muito que se discutir para que tais medidas sejam firmadas e tréguas sejam executadas.

Quem nunca se lembra do que estava fazendo quando da notícia dos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001? A ação terrorista comoveu o mundo inteiro, deixando todos perplexos diante da TV. O número de mortos no ataque quase alcançou a incrível marca de 3000 pessoas.

O FBI, que é a polícia federal dos EUA, fica encarregado de investigar e desmantelar grupos que planejam tais ataques. Ela é responsável por manter a segurança de todo o território estadunidense. E muitos terroristas são procurados pela organização, por uma série de motivos.

Neste artigo, iremos listar para você os terroristas que são os mais procurados do FBI. Vamos lá?

Os Terroristas mais Procurados

Alguns dos terroristas mais procurados já foram ou capturados ou mortos nas ações do FBI. Podemos dar um exemplo, que é Osama Bin Laden, que foi abatido depois de uma operação militar estadunidense. Assim, deixou de ser o número 1 da lista, passando para outro.

*Adam Yahiye Gadahn

O terrorista Adam Yahiye foi acusado, no estado americano da Califórnia, de carregar consigo material com conteúdo de apoio á Al-Qaeda, a organização terrorista do qual fazia parte Bin Laden, que ordenou os ataques de 11 de Setembro. Além dessa acusação, há outra que indica que o indivíduo ainda cedia ajuda a pessoas que faziam parte da organização. A recompensa paga para quem dessas informações precisas sobre o seu paradeiro é de 1 milhão de dólares, aproximadamente.

*Jamel Ahmed Mohammed Ali Al-Badawi

De acordo com a organização policial, o indivíduo em questão tem acusação de participação em um ataque terrorista ocorrido no final do ano de 2000 em um navio pertencente à Marinha dos EUA, que estava no Iêmen. O saldo de mortos neste ataque chegou a 17. Segundo consta no site do FBI, ele fora preso pelo governo do Iêmen, por esse motivo, mas conseguiu se evadir em 2003, sendo realocado a prisão em 2004 e fugindo da mesma novamente dois anos depois, em 2006. O preço pago por informações privilegiadas chega a 5 milhões de dólares.

*Hakimullah Mehsud

O terrorista Mehsud é procurado pelo FBI pelo seu suposto envolvimento com um ataque do ano de 2009, em dezembro, contra uma unidade militar estadunidense localizada em Khost, no Afeganistão. Tudo ocorreu depois de um homem bomba adentrar as instalações da base, explodindo várias bombas que estavam presas, disfarçadamente, sobre sua roupa. Segundo especulações, o terrorista pode estar escondido na FATA (Território Federal das Áreas Tribais), localizado no Paquistão. O valor pela sua captura está por volta dos 5 milhões de dólares.

*Ayman Al-Zawahiri

O terrorista em questão é procurado pelo FBI pela suspeita de colaboração da parte dele em ataques às embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, no ano de 1998. Além disso, é também físico. O preço pago por informações privilegiadas da localização do terrorista é de 25 milhões de dólares.

*Omar Shafik Hammami

Shafik é um cidadão dos EUA, onde morou no Alabama.  Em 2007, foi condenado como violador terrorista. E, dois anos mais tarde, em 2009, foi novamente acusado de deixar o território estadunidense para a Somália. Lá, suspeita-se, que ele entrou para a al-Shabaab, uma organização.

*Jehad Serwan Mostafa

Mais outro terrorista que está na mira do FBI, Jehad é suspeito de integrar a al-Shabaab, que foi citada acima. Há uma ordem de prisão contra ele, que foi expedida na Califórnia. Serwan, que é especializado em economia por meio de uma universidade californiana, isso por causa de suspeitas de ajudas efeituadas por Jehad a grupos terroristas. O FBI diz ainda que é possível que Jehad possa ser encontrado nos seguintes países africanos: Iémen, Somália, Quênia, Etiópia, entre outros. A recompensa oferecida pela sua captura não é conhecida.

*Ali Saed Bin Ali El-Hoorie

Bin Ali, segundo informações do FBI, participou do atentado ao Khobar Towers, uma base militar que está incrustada no território da Arábia Saudita, no ano de 1996. Por esse crime, foi indicado pelo estado da Virgínia, EUA. Suspeita-se também que ele tem relações e é membro da Saudi Hizballah, um grupo terrorista.

*Abdullah Ahmed Abdullah

Também procurado por atentados contra as embaixadas dos EUA do Quênia e da Tanzânia em 1998, Ahmed , segundo o FBI, logo em 1998 deixou o Quênia, e se dirigiu para o Paquistão. A recompensa para quem fornecer pistas concretas sobre a sua localização pode faturar aproximadamente 5 milhões de dólares.

*Jaber A. Elbaneh

De acordo com o FBI, o terrorista em questão é acusado de obter material para diversos grupos terroristas, como a al-Qaeda.  O FBI diz ainda que ele abandonou o território estadunidense, passando a viver em um país cujo nome não foi revelado. Sabe-se também que o indivíduo possui contatos no Iêmen, e já exerceu as profissões de taxista e vendedor. O preço pago pelo FBI para pistas sobre Jaber chega a 5 milhões de dólares.

*Isnilon Totoni Hapilon

Nos Estados Unidos, Totoni é acusado de executar atrocidades contra cidadãos estadunidenses e também de outras nações nas Filipinas e arredores. Segundo fontes, ele é membro de uma organização armada, chamada Abu Sayyaf, que mantém em seu poder reféns, fazendo com eles o que bem entendem até mesmo assassinatos. É formado em engenharia e há uma recompensa de 5 milhões esperando quem passe instruções corretas sobre a sua localização.

Osama Bin Laden

Osama Bin Laden, como já citado, era, até dia 1º de maio de 2011, o homem número um do FBI, sendo, portanto, o mais procurado. Nesse dia, uma operação militar realizada em Abbottabad, no Paquistão, invadiu uma fortaleza, onde se supunha que Bin Laden estivesse. A suspeita se confirmou, e Bin Laden acabou por ser alvejado, acabando com uma busca que já ia completar 10 anos.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.