Nosso vizinho de fronteira, o Paraguai, é por vezes injustiçado como sendo um país que não tem nada a oferecer além da possibilidade de comprar eletrônicos e artigos de luxo com preço mais baixo. Porém, garantimos que esse país tem diversos atrativos além das suas vantagens fiscais. Vamos embarcar num artigo a respeito da mística da terra do Paraguai, ou seja, as melhores curiosidades sobre esse país cheio de história e um povo acolhedor.
Curiosidades Sobre o Paraguai
O Nome Paraguai
A palavra Paraguai deriva do termo em guarani “paraguái” que significa “grande rio”. Esse rio a que o nome faz referência é o rio Paraguai que faz a divisão do país em duas regiões que são a Region Occiodental (também conhecida como Chaco) e a Region Oriental.
A Capital
A capital do Paraguai é Assunção que é conhecida como “Mãe das Cidades” e era esse o ponto de partida dos espanhóis que iam em busca de outras terras para a fundação de novos povoados no país.
Cultura
O Paraguai é um dos países menos desenvolvidos, economicamente falando, da América do Sul, contudo, é muito rico em cultura, história e tem lindas belezas naturais para oferecer aos olhos dos turistas.
Bandeira
A bandeira do Paraguai tem uma particularidade interessante que é o fato de ser a única bandeira de país a contar com dois emblemas distintos nas duas faces. Num dos lados tem uma estrela amarela com cinco pontas e no outro tem um Selo do Tesouro do país.
Línguas Oficiais
O país conta com duas línguas oficiais que são o guarani e o espanhol.
Independência
O Paraguai se tornou independente em 1811 e nesse meio tempo já passou por duas guerras além de uma política instável com a implantação de ditaduras, transição para a democracia e regimes constitucionais. Esses processos políticos fazem parte da história de vários países da América do Sul.
Usina de Itaipu
A Usina de Itaipu é a maior usina hidrelétrica do planeta e está localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai no rio Paraná. Sua barragem principal tem altura de 196 metros o que equivale a um prédio de 65 andares.
Música do Paraguai
O estilo musical mais difundido no Paraguai é a “guarania” cuja canção mais famosa é “Recuerdos de Ypacaraí” que é uma composição do paraguaio Demétrio Ortiz em 1953 usando versos da poetisa argentina Zulema de Mirkin.
Artesanato
Uma das principais marcas do comércio local é o artesanato que também é uma característica cultural do Paraguai.
Olimpíadas
Foi em 2004, nas Olímpiadas da Grécia, que o Paraguai conseguiu a sua primeira medalha num período de 108 anos de Jogos Olímpicos modernos. A medalha em questão foi a prata conquistada pela seleção de futebol.
Pratos Típicos
Na cozinha típica do Paraguai encontramos pratos que combinam carne de gado, ovelha e cabras além de carnes silvestres. As carnes são preparadas junto com vegetais como mandioca, choclo (que é milho), abóbora e batata. Tem opções muito saborosas, vale a pena ir a um restaurante típico do país.
Chipa
Trata-se de um biscoito tradicional do Paraguai que é feito usando polvilho, azeite de oliva ou óleo vegetal, ovos, queijo ralado e sal. Depois que a massa fica pronta são feitas chipas na forma de ferradura.
Sopa Paraguaya
A famosa Sopa Paraguaya é um dos pratos mais conhecidos do país, no entanto, não é uma sopa como o nome sugere. Trata-se de uma torta que é feita com milho, manteiga, fubá, queijo ralado grosso e cebola.
Tereré
A bebida típica do Paraguai se chama “tereré” e consiste num mate que é consumido usando água fria. No Brasil essa bebida também é apreciada, mas com água quente.
Indústria do Gado
O Paraguai tem um consumo bastante elevado de carne de gado e devido a isso foi criada uma cultura de aproveitar tudo o que animal pode oferecer. O seu couro é muito usado na confecção de artesanato típico para confeccionar a guampa que é feita com a base do chifre do boi e na qual se bebê o tereré.
Moeda
A moeda oficial do país é o Guarani que faz referência a sua população indígena que é uma parte muito importante da identidade do país. Cada 01 Guarani é dividido em 100 centavos.
Religião
A religião com mais adeptos do país é o catolicismo.
Pontos Extremos
O ponto mais alto do país é o Cerro Pero com 842 metros e o mais baixo é aquele da junção do rio Paraguai com o rio Paraná tendo 46 metros.
Fronteira
O país faz fronteira com outros três países que são Argentina, Bolívia e Brasil.
Sem Praia
Na América do Sul apenas dois países não têm saída para o mar, são eles o Paraguai e a Bolívia.
Na Internet
O domínio na internet do Paraguai é o “py”, assim como o do Brasil é “br”.
Votos
No Paraguai o voto nas eleições é obrigatório e universal para pessoas de 18 a 75 anos.
Lavagem de Dinheiro
Um dos pontos mais críticos da América do Sul é a chamada tríplice fronteira formada por Argentina-Brasil-Paraguai em que é feita a lavagem de dinheiro, contrabando de armas e também de drogas.
Brasiguaio?
São chamados de brasiguaios os brasileiros e os seus descendentes que se estabeleceram no território do Paraguai.
Pontos Turísticos em Assunção
A cidade de Assunção tem uma grande variedade de opções de entretenimento, a seguir vamos listar alguns dos pontos de turismo que você não pode deixar de conhecer.
- Calle Palma – Essa é a principal rua do centro da capital paraguaia e nela você poderá conhecer o comércio da cidade. Além disso, enquanto caminha pela rua irá conhecer outros pontos turísticos. Não deixe de visitar a casa do turista em que é possível comprar cartões postais e artesanato local.
- Pantheón de los Heroes – Um monumento imponente para homenagear os heróis de guerra. Nem todo mundo sabe, mas o Paraguai já foi uma potência da região, contudo, foi destruído durante a guerra da Tríplice Aliança em que Argentina, Brasil e Uruguai praticamente acabaram com o Paraguai no período de 1864 a 1870 na chamada Guerra do Paraguai.
- Plaza Uruguaya – Consiste numa das mais bonitas praças da capital em que existe uma área verde para descansar depois de dar uma caminhada. Aproveite que na praça é possível comprar artesanato que é comercializado pelos indígenas.