Mexico Libera Andar com Droga no País

Senado do México aprovou uma lei na terça-feira descriminalizando posse de pequenas quantidades de droga para uso pessoal, a fim de libertar recursos para lutar contra as drogas em violentos cartéis. O projeto de lei, proposto pelo Presidente conservador Felipe Calderon, que tornaria legal a transportar até 5 gramas (0,18 onças) de maconha o que ja é um indicio para a liberação da maconha, 500 miligramas (0,018 onças) de cocaína e pequena quantidade de outras drogas como a heroína e metanfetaminas. Para que tem dinheiro em casa para sustentar o vicio ainda vá lá, mas e aqueles que não têm será que não vão piorar sua conduta por causa da liberação? Em minha opinião a liberação aumentaria a violência e os roubos e assaltos, mas cada um pensa de uma maneira diferente e isso precisa ser respeitado.

Mexico Libera Andar com Droga no País

Mexico Libera Andar com Droga no País

O congresso do México aprovou uma proposta semelhante em 2006, mas a lei foi vetada pelo antecessor do Calderon Vicente Fox, sob a pressão dos Estados Unidos, que disse que iria aumentar o abuso de drogas, pois afinal drogas não são a resposta, mas agora está preocupada com a violência relacionada com o consumo de droga ao longo da sua fronteira. Calderón tenta vedar em sua presidência, em reduzir a escalada da violência entre gangues rivais droga, uma vez que ao longo do combate ao contrabando rotas para os Estados Unidos, com a violência EU derrame em cidades como Phoenix e Tucson. Muitos programas de TV discutem esse assunto há muito tempo e não é novidade para ninguém que muitos países optam pela liberação.

Drogas

Drogas

Calderón foi elogiado pelo presidente EU Barack Obama este mês por seu exército para a repressão de uma visita à capital mexicana e Washington está a enviar mais agentes para o seu lado da fronteira para refrear o fluxo de armas e dinheiro para os cartéis. Drug violência já matou 2.000 pessoas este ano em toda México depois de 6300 mortes em 2008. O projeto de lei, que precisa ser aprovada pela câmara baixa, também permite aos estados mexicanos e presidiários que são pequenos traficantes há tempos, já não torná-lo um crime federal para traficar drogas.

Lei Aprovada

Lei Aprovada

Traficantes raramente são condenados no México, como tribunais federais estão saturados com maior caso locais e juízes não podem interferir. Para as pessoas que estão em casa vendo essas notícias é com certeza uma coisa estranha, afinal as drogas sempre foram proibidas e a liberação vai ser de difícil aceitação. O congresso do México convoca para uma última sessão antes do recesso na quinta-feira, mas pode convocar uma sessão extraordinária, dado o surto de gripe suína no país que obrigou os legisladores para realizar sessões à porta fechada, para evitar mais contágios. Com a liberação policiais com certeza terá que ficar mais atentos, pois muitas coisas podem acontecer ao contrario do que estão pensando os governantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.