Erupção do Vulcão na Islândia Pára Céus da Europa

A erupção do vulcão sobre a geleira em Eyjafjallajoekull, na Islândia, causa há pelo menos uma semana um grande transtorno no tráfego aéreo europeu, devido ao excesso de fumaça e detritos lançados pela queima da lava do vulcão em contato com as geleiras. De acordo com especialistas, a atividade anormal do vulcão pode trazer danos ao tráfego aéreo por tempo indeterminado, onde o grande problema não é a fumaça lançada na atmosfera e sim os detritos da queima (cinzas) que são lançados e que entopem as turbinas das aeronaves, que podem até cair, caso não consigam liberar o excesso de detritos, por esse motivo, o tráfego está suspenso na região. Os sismógrafos registram que as explosões provenientes da atividade vulcânica ocorridas nesta erupção são dez vezes mais potentes do que às que ocorreram exatamente um mês atrás, derretendo um terço do gelo cobrindo o monte, causando a inundação de um riolocal, que já cessou e pode fazer o retorno de suas pessoas em suas casas.

Vulcanismo

Estado de Alerta

Os cientistas islandeses detectaram atividade sísmicas desde o ano passado, num anúncio eminente de que a erupção poderia ocorrer a qualquer momento, sendo a maior atividade do gênero desde 1996, quando uma erupção anterior sobre o Lago Grimsworth causou estragos similares, porém de duração menor.

Geografia

Obstrução A érea

Não se via um obstrução tão grande de tráfego aéreo desde a onda de atentados de 11 de setembro de 2001, onde vários países da Europa cessaram suas atividades aéreas enquanto a coluna de fumaça e cinzas lançadas pelo vulcão não abaixar do alto de seus quase 6 quilômetros de altura. Quanto à números, milhares de vôos já foram ou estão sendo cancelados, e devido ao estado e opiniões dos especialistas, não há um consenso entre as autoridades que controlam o tráfego aéreo de países como Noruega, Dinamarca, Islândia, Finlândia, Inglaterra, Reino Unido e Holanda.

Erupção do Vulcão na Islândia Pára Céus da Europa

Nos Países Afetados a Situação é a Mesma

Na Irlanda, as autoridades que cuidam da aviação civil do país estão acordadas de que não abriram o seu espaço aéreo enquanto a atividade vulcânica não cesse e prezam que não irão nem arriscar quando este parar de trabalhar, só abrirão novamente o espaço aéreo quando o fluxo de cinzas e fumaça dissipar de vez. Um dos vizinhos da Islândia a Noruega também se viu obrigada a fechar o espaço aéreo. Na Dinamarca ocorreu o fechamento progressivo, desde que a atividade vulcânica começou a se concentrar. O estranho é que na própria Islândia os vôos somente foram cancelados os que treafegariam para a parte leste do país, local onde está a função vulcânica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.