Direitos dos Gays e Seus Contrastes no Mundo

Enquanto o movimento na maior parte do mundo é pelo reconhecimento de direitos iguais para todas as pessoas e pela liberdade de fazer suas próprias escolhas, em alguns lugares do mundo ainda se fazem leis para autorizar a morte de homossexuais. Nesse artigo vamos ver algumas das principais noticias sobre os direitos ou a cassação dos direitos dos gays em três países do mundo ocidental.

Cidadania

Cidadania

EUA

Nos Estados Unidos há um movimento forte e organizado em prol dos direitos dos LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, que lutam pelo fim definitivo da discriminação dos LGBT no país. Essa semana o grupo organizou uma Marcha Nacional pela Igualdade, que contou com a presença de milhares de pessoas de todas as idades, raças e opções sexuais.  A manifestação passou em frente a Casa Branca e num estilo alegre e festivo faz as suas reivindicações, com cartazes sugestivos que afirmam que Deus ama os gays, e que como pagam impostos iguais tem direitos iguais. O grupo cobra medidas mais efetivas do Presidente Barack Obama , que é aliado do movimento, mas que tem feito promessas sem marcar data, e que foram reafirmadas em jantar na noite anterior a mobilização. Entre as reivindicações está a de que os gays podem servir ao exército americano e da legalização e reconhecimento do casamento entre gays em todo o território americano.

Social

Social

Uruguai

Já o Uruguai, um país pequeno da América Latina, tem uma legislação moderna e sem preconceitos, aprovando e reconhecendo o direito a opção sexual dos indivíduos LGBT.  Recentemente a Câmara dos Deputados daquele país aprovou uma lei que regulamenta e permite a troca de sexo a partir dos 18 anos, independente da identidade biológica do indivíduo. Segundo o texto da própria lei aprovada  todas as pessoas tem direito a desenvolverem de forma livre a sua personalidade,  conforme a sua identidade de genero e independente da identidade genética, biológica ou anatomica. A lei do país permite que as pessoas que quiserem mudem também seu gênero e seu nome nos documentos. Mostrando sua tendência liberal nesse sentido o Uruguai aprovou recentemente também uma lei que aprova que casais de homossexuais possam entrar com processo de adoção, e também o acesso ás escolas militares.

Direitos dos Gays e Seus Contrastes no Mundo

Direitos dos Gays e Seus Contrastes no Mundo

Uganda

Já em Uganda, um país Africa em que o preconceito contra homessexuais é muito violento, tramita no Congresso um projeto de iniciativa popular que se aprovado permitira a aplicação de pena de morte para os homessexuais que tiverem relações sexuais com outra pessoa do mesmo sexo, com deficientes, com pessoas menores de idade e também quando o acusado for portador de HIV soro positivo. Analistas do país acreditam que o projeto deve ser aprovado já que o próprio presidente tem uma postura absolutamente repressiva e contrária as práticas homossexuais. Em Uganda os homossexuais são discriminados violentamente, sendo considerados criminosos e punidos com pesadas multas e até com prisão perpétua.

Este é o nosso mundo, cheio de diversidades, e onde as pessoas ainda não conseguem respeitar e aceitar o direito do outro de ser diferente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.