Cidades Mais Influentes do Mundo

Quando se fala de cidades mais influentes do mundo, a tradição e o tamanho contam, mas não bastam esses fatores para fazer essa lista. Uma cidade para ser considerada uma das mais influentes do mundo tem que ser genuinamente global, isto é, precisa ter laços fortes com o resto do mundo e acima de tudo ser capaz de muita inovação.

Cidades Mais Influentes do Mundo

Cidades Mais Influentes do Mundo

Buscando todas as particularidades que uma cidade precisa ter para ser considerada uma das mais influentes do mundo, Joel Kotkin, professor de desenvolvimento urbano fez um trabalho para detectar quais são essas cidades. O estudo foi feito junto com a Accenture Aaron Renn, uma empresa de consultoria e mais o demógrafo Wendell Cox. O resultado foi publicado pela revista Forbes.

Avaliação Para Detectar as Cidades Mais Influentes do Mundo

Na pesquisa para detectar quais são as cidades mais influentes do mundo foram analisadas 58 áreas metropolitanas, em “8 dimensões”. Entre o que foi analisado, a diversidade foi um dos principais itens, como por exemplo, pessoas com pais de outros países que nascem naquela determinada cidade.

E mais: o quanto foi investido por parte de estrangeiro direto na cidade nos últimos 5 anos; qual a importância dessa cidade na estratégia para as indústrias do mundo todo; a relevância dessa cidade no setor da mídia e na tecnologia e mais a rede de serviços que ela oferece para apoiar na produção.

Foram destacados 3 dados: a quantidade de sedes entre as empresas do Fortune Global; a quantidade de cidades globais que podem ser alcançadas em relação a conectividade aérea; os serviços financeiros oferecidos por essas cidades.

Quem lidera a lista das cidades mais influentes do mundo é Londres, a capital da Inglaterra. Da América Latina, São Paulo, aparece como uma cidade influente, mas não na lista global.

No topo da lista está Londres, seguida de New York, Paris, Cingapura e Tóquio, nesta ordem. São Paulo, como foi citada, está na posição 23, como a cidade da americana latina que ficou com a melhor colocação.

O Estudo das Cidades Mais Influentes do Mundo

Antes de falarmos da lista das cidades mais influentes do mundo, veja cada uma das categorias que foram analisadas:

1- Conectividade aérea: foi analisado o quanto e quais as cidades cada uma delas está ligada via aérea. Em poucas palavras, do aeroporto principal chega-se em quais outras cidades do mundo, sem voos de conexão, diretamente.

2- Diversidade: o quanto a cidade é internacional, como convive com outras culturas, o quanto é tolerante em relação as culturas diversas.

3- Investimento estrangeiro direto: quais outros países investem na cidade, através de empresas e escritórios.

4- Sedes de empresas: quantas empresas de nacionalidades diferentes ou do próprio país escolheram aquela cidade como sede.

5- Serviços financeiros: quais são oferecidos e qual a importância desses serviços em ordem global.

6- Tecnologia e mídia: quais avanços tecnológicos essa cidade oferece, o quanto é uma cidade moderna e a mídia qual a sua importância nacional e internacional.

7- Dominação industrial: o quanto as indústrias que têm sede nesssa cidade influenciam em outras e até mesmo em outros países.

Análise das Cidades Mais Influentes do Mundo

O coração econômico do Brasil, a cidade de São Paulo, que também tem a maior economia da América do Sul, aparece como a mais influente somente da América Latina. Na capital paulista, por exemplo, estão a sede de várias empresas latino-americanas.

No Brasil, São Paulo é a cidade que tem a maior diversidade racial e pode ser, dizem os pesquisadores, que essa característica seja maior do que as demais principais cidades da América Latina. A maior comunidade de japonês do mundo, por exemplo, está em São Paulo, cerca de 600 mil imigrantes. Porém, se consideramos a comunidade de estrangeiros nas outras cidades do mundo, São Paulo tem menos de 1% da sua população, número bem inferior as demais. Por outro lado, Miami aparece depois de São Paulo.

Voltando as grandes cidades mais influentes do mundo, fica claro que o tamanho não é fator determinante para ocupar as melhores posições dessa lista. O que mais importa é o quanto elas são eficientes.

Outro fato que influencia e coloca algumas cidades em destaque é a boa relação delas com a língua inglesa, o que para outros polos, pode ser encarado como “preocupante”, podemos citar como exemplo a China e a Rússia.

O Crescimento das Cidades Mais Influentes do Mundo

As cidades consideradas as mais influentes do mundo também crescem com o mais rapidez, algumas cerca de três vezes em relação aos países de baixa renda.

Apesar da crise na Europa, algumas cidades que estão dentro dos países que passam pelo problema, continuam figurando na lista, porém, amargando posições que poderiam ser diferentes em um contexto.

A Lista Com as Cidades Mais Influentes do Mundo

1- Londres é considerada a cida mais influente do mundo, além de ser a cidade mais internacional, graças a diversidade de pessoas de outros países que vivem lá.

2- New York é a segunda cidade mais influente do mundo e também considerada uma das mais modernas e internacional.

3- Paris, a capital da França, um dos países da zona do euro que apesar das dificuldades continua firme.

4- Cingapura

5- Tóquio

6- Hong Kong

7- Dubai

8- Pequim

9- Sydney

10- Los Angeles

Continue vendo em ordem de classificação as demais cidades conideradas as mais influentes do mundo:

São Francisco, Toronto, Zurique, Frankfurt (a poderosa Alemanha, economicamente falando, fica somente na posição 14), Houston, Amsterdã, Seul, Washington, Xangai, Abu Dhabi, Chicago, Moscou, Boston, Bruxelas, Dallas-Fort, Madrid, Melbourne na posição 23 dividindo o mesmo lugar com São Paulo, seguida de Istanbul, Miami, Johanesburgo, Kuala Lampur, Mumbai, Bangkok, Nova Délhi (uma cidade de um dos países em desenvolvimento Índia), Genebra, Atlanta, Berlim, Seattle, Tel Aviv, Cidade do México, Milão (do país em crise, a Itália), Montreal, Buens Aires, Jacarta, Filadélfia, Cairo, Guangzhou, Ho Cho Minh City, Lagos e por último na lista, a cidade Osaka.

Mais uma vez, lembrando que o fator econômico não é determinante na lista que considerou as cidades mais influentes do mundo.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.