Asteróide Encerra Campo Magnético em Marte

O super gigante asteróide várias vezes maior do que aquele que provavelmente matou os dinossauros atingiu Marte com tanta força que ele encerre seu campo magnético do planeta, os cientistas dizem. Isso até parece ficção cientifica, mas não é. Com base no número de grandes crateras presentes, os cientistas pensam que muito cedo Marte sofreu impactos tão gigantes dentro de um espaço de cerca de uma centena de milhões de anos. Agora, um computador novo modelo sugere Marte do campo magnético pode ter sido especialmente lentamente enfraquecida por quatro grandes impactos e, em seguida, atingido completamente por um quinto e último golpe.

Ateróides

Asteróide Encerra Campo Magnético em Marte

Esse impacto criado a 2000 dois mil anos (3.300-km de largura) Utopia cratera, que remonta aproximadamente 4,1 bilhões de anos, disse James Roberts estudo membro da equipe do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland. “É possível que os quatro anteriores impactos tenham definido tudo, e da Utopia cratera foi à palha que quebrou o camelo para trás.” Se tivesse sido com os quatro impactos somente pareceria historias de games violentos.

Campo Magnético

Imagens

A Terra tem um campo magnético, em parte por causa da transferência de calor entre o núcleo fundido rotação do planeta e as relativamente mais frias manto camada acima dela. Esta temperatura diferente ajuda a criar o que é conhecido como um dínamo elétrico, que mantém o campo magnético estável ao longo do tempo. Mas, quando o sistema solar foi primeiro formado ela passou por um tumultuoso tempo conhecido como o Late Heavy bombardeio, no quais vários grandes asteróides, restos de formação planetária esmagaram o jovem Marte, Terra, Vênus e Mercúrio. Isto é sobre o tempo da Utopia quando uma cratera foi formada, e aproximadamente o mesmo tempo que os cientistas pensam que o campo magnético marciano foi encerrado, disse Roberts, cuja investigação está detalhado em uma recente edição do Journal of Geophysical Research. De acordo com o novo modelo, a Utopia de impacto injetado tanto de calor no manto marciano que reduziu drasticamente a diferença de temperatura de condução de dínamo. Essa historia da avaliação é bastante interessante e os cientistas sempre fazem estudos com resultados surpreendentes.

Marte

Planeta

“Se o manto se torna muito quente, não é capaz de resfriar o núcleo da forma mais eficiente… e não há campo magnético,” Roberts disse à National Geographic News. Sem um campo magnético, Marte estava exposto a todo o peso do vento solar, o fluxo contínuo de partículas carregadas emitidas pelo sol. O vento solar poderia então ter lentamente ficado longe da atmosfera até Marte apenas um fino envelope de gás permanecia. Drásticas alterações climáticas teriam seguido em breve, ajudando a criar desidratado Marte que hoje conhecemos. Os maiores do mundo estão sempre reunidos para fazer descobertas incríveis e surpreender a cada dia a população que muitas vezes são beneficiadas pelas descobertas desses cientistas que fazem um trabalho maravilhoso pela humanidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.