Sem dúvida alguma essa frase é muito conhecida, pois é antiquíssima.
Lamentavelmente, porém, a grande maioria da população brasileira, não se utiliza do princípio que se encontra expresso nessa simples frase.
Digo isso porque com tristeza podemos constatar que o povo brasileiro, conquanto muito versátil em resolver seus próprios problemas do dia-a-dia, não é um povo unido.

A União Faz a Força
Percebemos isto quando vemos as injustiças praticadas contra famílias inteiras, contra pessoas honestas, e vemos que a sociedade – as pessoas de um modo geral, não tomam qualquer atitude para que a justiça seja feita. Isso, dizem, “é problema deles”.
Que triste!
Me faz lembrar uma crônica muito antiga, intitulada “Uma Ratoeira na Fazenda”.
Conta a crônica que numa determinada fazenda, um rico fazendeiro estava tendo problemas com um ratinho… Sendo assim, resolveu comprar uma ratoeira. O rato, ao ver a ratoeira, correu a falar aos seus amigos animais da novidade na fazenda… Uma ratoeira.

União de Animais
Falou com o galo, falou com o peru, falou com o boi… Mas um por um, todos lhe deram as costas dizendo: “Ora, isso é problema seu! Tal ratoeira não nos diz repeito”.
Certa madrugada, enquanto todos dormiam, ouviu-se um estalo na sala… A mulher do fazendeiro pensou consigo: “Pegamos o danado do rato”… E, não querendo acordar o marido, resolveu ela mesma ir jogar o ratinho fora. Entretanto, enquanto se aproximava da ratoeira, sentiu uma dor aguda na canela, e ao aproximar a lâmpada viu que na ratoeira, presa pelo rabo, estava uma serpente muito venenosa, e que a mesma havia lhe picado.
Gritou pelo marido, que custou a acordar… Este, chegando à sala, matou a serpente, e correu a socorrer a esposa. Levou-a para o hospital mais próximo, porém não conseguiu salvar a esposa, que veio a morrer naquela manhã.
Começaram a chegar então os amigos e parentes para o funeral que seria no dia seguinte… O fazendeiro, muito solícito e atencioso com os amigos e parentes que chegavam de longe, pediu que seus empregados preparassem um laudo banquete… O galo e o peru foram assados e servidos no almoço, e para a janta e almoço do dia seguinte, foi morto o boi.
O ratinho, porém, continuou vivo!

União Entre o Mundo
Logo, percebemos que qualquer mudança que aconteça na vida de alguém, afetará, sem dúvida, a vida daqueles que o cercam. Logo, sempre que encontrarmos alguém em dificuldade, sempre é bom que o ajudemos, pois não sabemos quando é que nos encontraremos novamente, e, quem sabe, num próximo encontro, a situação não será inversa?
Para que mudemos para melhor a situação de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade, estado e por fim de nosso país, precisamos, pois, unir nossos esforços no sentido de cobrar e fiscalizar aqueles que colocamos em situação de poder, como nossos representantes, a fim de que nossas necessidades como cidadãos sejam realmente atendidas.
Somente assim conseguiremos melhorar não apenas nossa qualidade de vida, mas também de nossos descendentes.
Pense a respeito!
Por Carlos Alberto Bächtold – carlosbachtold@hotmail.com