Conceito de Retenção
Os especialistas na área de gestão nas empresas ressaltam que a importância da retenção de funcionários nas organizações empresarias, vai muito além do que simplesmente evitar a rotatividade de pessoal.
A retenção dos bons profissionais está intimamente ligada ao aumento da lucratividade que as empresas poderão conseguir com esse procedimento.
Rotatividade Versus Retenção
A rotatividade de pessoal dentro das corporações pode ser entendida como o total dos desligamentos de funcionários realizados de maneira voluntária ou involuntária.
Na retenção, ocorre justamente o contrário. Os bons funcionários são retidos nas empresas por vários motivos, entre eles: pela experiência que possuem é possível contribuir com um capital intelectual expressivo para o desenvolvimento da empresa; existe uma relação direta entre a satisfação que os clientes apresentam com a retenção do profissional; com a retenção, a empresa economiza com os custos altos que a rotatividade de pessoas requer.
Capital Intelectual
A importância do capital intelectual do funcionário nas organizações empresariais está relacionada à vantagem competitiva que a empresa terá em relação a suas concorrentes.
Pode-se denominar capital intelectual a todos as qualificações e conhecimentos específicos que o funcionário emprega na execução de seu trabalho diário. Normalmente, as empresas que são lucrativas e bem sucedidas aplicam as ideias criativas e inovadoras originadas dos profissionais de alto escalão da empresa.
Se esse funcionário sair da empresa, com certeza ela perderá toda sua habilidade e competência adquiridas ao longo do tempo em que trabalhou na organização.
Retenção e Satisfação da Clientela
A relação entre clientes satisfeitos e retenção de funcionários é bem mais simples do que parece. Na realidade, quando a empresa dispõe de empregados satisfeitos com o trabalho que é desenvolvido na corporação, com certeza os clientes sentirão essa mesma satisfação pelo bom atendimento que lhe será dado. Essa relação é de extrema importância para o crescimento econômico da empresa, pois é através da conquista de novos clientes e da fidelização dos que já possui que as organizações empresariais conseguem progredir financeiramente.
Custo com a Rotatividade de Pessoal
Outra razão bem convincente para que as empresas retenham cada vez mais seus funcionários é o alto valor das despesas que elas têm quando há rotatividade, prejudicando seus lucros. Para fazer a demissão e o desligamento do funcionário das empresas, existem as despesas com todo o processo de recrutamento e seleção e ainda o treinamento dos novos funcionários para exercer a função.
Além disso, há todo o efeito psicológico que uma demissão pode trazer ao quadro de empregados, e o mais importante: como será que a clientela que já está acostumada a trabalhar com um determinado funcionário vai reagir quando, de repente, passa a ser atendida por outro que não conhece? Todos esses itens devem ser levados em consideração quando a empresa opta pela substituição de um profissional. Nas empresas mais lucrativas, observa-se uma retenção de funcionários sinalizando uma nova tendência nos tempos atuais.