Cada Coisa em sua Hora

A Canção Popular

Beto Guedes diz em uma de suas músicas: “Eu não tenho compromisso, eu sou biscateiro, que leva a vida como um rio desce para o mar, fluindo naturalmente como deve ser, não tenho hora de partir, nem hora de chegar”.
Como gostaríamos que a vida pudesse acontecer como um fluxo de água constante, movido por gravidade, que vai se transformando radicalmente de doce em salgada, para fazer parte de um imenso cenário, o oceano, na maioria dos casos.
Claro, cada coisa acontece em seu momento. Acompanhando o desenvolvimento de um ser vivo, vemos que cada coisa realmente acontece em sua hora. Não é muito comum andarmos antes de engatinharmos. A flor vem antes do fruto, é natural.

Beber o Dia Inteiro

Beber o Dia Inteiro

Passar o Carro à Frente dos Bois

É um ditado típico de áreas rurais, onde ainda, o carro de boi é lembrado, designando atitudes antecipadas, mas sem fundamento.
Em nosso cotidiano, estamos a todo instante procurando o passo dois, sem a realização do passo um.
Ao abrir a caixa de um eletro-eletrônico novo, procuramos ler primeiro o manual, pelo menos a parte da instalação? Queremos sempre o resultado, antes da preparação para a ação. Somos imediatistas e não estamos acostumados a pensar em um prazo estendido. Isso é bom ou ruim? Depende do prisma.

Silêncio

Silêncio

O Mercado

A velocidade do mercado respeita a velocidade do biscateiro amigo do Beto Guedes? O representante comercial de tal produto, indo ao sabor do vento, poderá chegar depois de seu colega, que tem como direcionar as velas de seu barco. É legal o corre-corre da atualidade? Algumas pessoas gostam da pressão do movimento intenso, mas será que sobra tempo para viver? Quando digo viver, inclui viver com qualidade, não apenas sobreviver. Por qualidade, me refiro às necessidades como paz, amor, fraternidade, amizade, saúde, contato familiar, emocional equilibrado, etc. Lembra-se da Pirâmide de Maslow? Há controvérsias, para adaptá-la ao século XXI.
O mercado nos impõem situações de performance, que nossos avós nem sonhavam. Esta é a realidade atual, e vamos pedir para o trem parar para descermos ou vamos partir para a adequação? O que é urgente e o que é importante em nossas vidas? Avaliação de nosso perfil e onde queremos chegar, pode ser uma boa prática para fazermos a travessia.

Verdade Inconveniente

Verdade Inconveniente

A Idade da População

A população está envelhecendo, será que os “velhotes” terão como sobreviver, mesmo tendo corrido um bocado na mocidade, para a contribuição com a previdência social? Cada coisa em sua hora, mas, é bom que nós, os futuros anciãos desta terra, comecemos a pensar em um modo legal de gerenciarmos nossas economias financeiras, para sermos “velhotes” independentes, podendo além da sobrevivência, vivermos com qualidade.
FORTE abraço!

Autor: Dirceu Pereira Mendonça

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mensagens

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.