As pesquisas e indicadores brasileiros sobre desenvolvimento e sustentabilidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística demonstraram que a maior causa da poluição do ar no país não são os gases que as indústrias emitem e sim a poluição dos carros. A emissão de poluentes pelas fabricas brasileiras diminuiu, enquanto a emissão de gás carbônico pela frota de veículos no Brasil cresceu consideravelmente e são vários os fatores agravantes para este problema entre eles o aumento da frota de carros rodando nas estradas brasileiras nos últimos anos, de cerca de três milhões e meio de carro pó ano, nos últimos dois anos. Ainda segundo o IBGE as principais causas da poluição são as queimadas de cana de açúcar em Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste e das matas no Centro-Oeste e Norte do Brasil, que aliado a crescente frota de veículos são responsáveis pela emissão dos poluentes que ajudam a destruir a camada de ozônio que protege o planeta e a intensificar o efeito estufa.
No Brasil não há um controle efetivo da poluição causada pelos carros, entretanto nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras cidades brasileiras onde há a medição e o controle da qualidade do ar e a frota de veículos é muito grande é cada vez mais freqüente as grandes concentrações de poluentes no ar, tornando inadequado. As altas concentrações ocasionam sérios problemas de saúde, especialmente doenças respiratórios e irritações nos olhos e nariz em crianças e adultos. Esses problemas de saúde causados pela poluição dos carros tem custos diretos na rede de saúde pública.
Preocupado com a poluição causada pelos carros o governo na lançou já há alguns anos o PROCONVE um programa que teve como meta diminuir a emissão de poluentes dos veículos nacionais gradativamente, atendendo também os acordos internacionais de preservação ambiental, no entanto no mínimo 20% da frota de veículos que roda pelo país tem mais de 20 anos, o que significa um alto nível de emissão de poluentes, somado ao fato que boa parte desses veículos são caminhões e ônibus que utilizam como combustível óleo diesel, que é ainda mais poluente. O programa alcançou vem alcançando seus objetivos e estima-se que os carros produzidos hoje estão mais pertos do conceito considerado ideal, ecologicamente falando, como solução do efeito estufa, além de outros problemas ambientais.
A poluição ambiental é uma preocupação da industria automobilística de todo o mundo e cada dia mais governos de todo o planeta aderem aos acordos firmados entre varias nações de reduzir as emissões de gases tóxicos pelos veículos, o que com certeza significa altos investimentos nas linhas de produção dessas empresas, para que possam fabricar carros menos poluentes, os carros do futuro. A preservação do meio ambiente mundial é uma preocupação de todos nós, e cabe a cada um fazer a sua parte, pois a poluição atmosférica é um grande problema e também um dos maiores desafios da nossa época e precisa ser encarado com seriedade e com o comprometimento de toda a sociedade.