Em ano de eleição todo o povo fica confuso com tantas propostas, ideias e ideais que quase sempre não são cumpridos depois que os candidatos assumem o poder. Entretanto, o alcance dos políticos à população é muito mais abrangente e eficaz com o auxílio da campanha política motivada e orientada através do Marketing Político.
O Marketing Político é uma somatória de ações e planos que são idealizados para levar ao eleitor todo o plano de governo que tem o político e ainda seu partido aliado, respeitando as leis eleitorais e levando-se em conta tudo o que diz respeito ao período eleitoral.
Há várias empresas especializadas em Marketing Político que tencionam corresponder a todas as necessidades do eleitorado, tomando como base o que querem e o que pensam sobre o candidato.
A partir daí são traçadas metas e propostas que vão desde o que o candidato fala, até o que veste, como penteia o cabelo e, ainda, como se comporta diante de determinadas situações. Tudo deve ser muito bem pensado, já que pode dar ao candidato mais ou menos condições de voto.
O candidato, através do Marketing Político, deve se preparar de acordo com as dicas e ideias apontadas por sua equipe de marqueteiros, que traçam estratégias que devem ser seguidas rigorosamente, para que não seja colocada em xeque toda a campanha.
Tudo é feito com base na análise de informações e pesquisas feitas com o eleitorado que se tenciona arrebanhar, pesando ainda os defeitos e virtudes dos demais candidatos, os grandes adversários políticos.
A eleição, não deixa de ser uma guerra, principalmente de marketing e formação de pessoas propensas a liderança de um grupo, que devem seguir a linha proposta, inclusive mudando o tom de voz e a aparência, tudo para alavancar as intenções de votos durante as pesquisas eleitorais.
A contratação de uma equipe especializada em Marketing Político não garante ao candidato a vitória nas urnas, mas possibilita uma maior observação do real cenário político enfrentado e de sua real potencialidade.
Porém, apesar de todo o aparato e ajuda, a contratação da equipe de marketing não exime o candidato de ter uma vida ilibada, pautada na honestidade e na busca do bem comum, mesmo que depois de eleito veja que suas boas intenções não serão colocadas tão em prática quanto gostaria.
Numa eleição para a prefeito, por exemplo, como a que viveremos neste ano, o candidato será orientado através da equipe de marketing, a fazer uma boa propaganda, principalmente em cidades maiores, onde há a possibilidade de se fazer o horário eleitoral gratuito através das emissoras de TV.
Desta forma, ele deverá mostrar seu plano de governo, voltado para as necessidades de sua cidade, da maneira mais direta possível, com a finalidade de alcançar um número maior de eleitores interessados em suas ideias.