Barco a Vela

A vela é um dos esportes que se concorre nas Olimpíadas e também é uma prática de apaixonados, que simplesmente fazem a modalidade por diversão. Porém, não existe um único tipo de prática no barco a vela, são várias e os barcos variam de acordo com cada uma delas. Veja as principais!

1- Classe 420 é um barco a vela qu existe desde de meados dos anos 60 e nasce dos desenhos de Christian Mayry. Foi um barco a vela que substituiu aqueles que já existiam de madeira, que eram pesados, dando lugar aos mais leves e mais baratos na hora da fabricação. Esse tipo de barco a vela não pode ser usado por principiante, pois exige muitos conhecimentos para manejá-lo.

2- Barco a vela classe 470 faz parte do grupo que participa das Olimpíadas, tanto em provas masculinas quanto femininas. É um dos barcos a vela que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos.

O barco a vela que se tornou o queridinho foi inventando em 1863 pelo francês André Cornu. Ele pode ser produzido com três velas de área, que são: 9.12 metros quadrados, 3.58 metros quadrados e 14.30 metros quadrados. Esse tipo de barco a vela foi pensado para abrigar duas pessoas, porém, com o peso entre 110 a 145 quilos.

3- Classe 49 também é outro barco a vela usado nas Olimpíadas, porém , sua estreia nas competições é bem recente, ano 2000, em Sydney. Também pode ser tripulada por duas pessoas, que devem se pendurar cada uma em seu trapézio. Ele mede 4.99 metros e sua largura é de 2.9 metros, já o peso é de 94 quilos.

4- Classe Dingue não participa das competições olímpicas, porém, entre os barcos a vela é uma das que possui mais adeptos. Uma das vantagens desse tipo de barco a vela é o preço, em média, 9 mil reais. Esse barco a vela foi construído em 1978 e tem uma única vela. Seu comprimento total é de 4.16 metros e a largura é de 1.66 metros, sendo que o peso é de 85 quilos.

5- A classe dragão é uma referência nesse tipo de esporte. Esse barco a vela foi criado por Johan Anker, em 1929. Nele é possível ter três tripulantes. Uma das suas características é que as velas são elegantes e compridas e é feito com material de alta durabilidade e sua manutenção é bem fácil.

6- Classe Europe que também é conhecido como pequeno finn, tem uma forma reduzida para as competições olímpicas. Seu comprimento é de 3.35 metros, a vela tem 7 metros quadros e o casco pesa 63 quilos. As mulheres é que usam esse barco a vela nas provas olímpicas.

7- O Flying Dutchman é um barco a vela que tem alta performance, isso graças aos seus 20 metros de comprimento. Esse barco a vela foi desenvolvido nos anos de 1950 e entrou para os jogos olímpicos, em 1960. Mesmo com tantos barcos que foram criados depois do flying, ele continua sendo um dos trapézios mais rápidos do mundo.

8- Classe laser é um dos barcos a vela mais populares do mundo e o motivo é o baixo preço, graças a não complexidade da sua construção. O custo desse barco a vela supera pouco mais de 3 mil reais. Ele pode ser tripulado por um único velejador e é perfeito para dias de muito vento, além de ser veloz.

9- A classe lusito é um barco a vela muito conhecido e tradicional de Portugal, pois as primeira embarcações que saíram daquele país, usavam práticas muito parecidas com que se usa nele. Ele surgiu no século XX, nos anos 40 e tem as suas dimensões reduzidas e isso faz com que ele seja veloz e leve.

10- A classe optimist de barco a vela também é construída priorizando as menores dimensões. Ele pode ser feito de plástico oud e madeira e foi concecibo por Clark Mills, em 1947. Ele é um barco a vela recomendado para crianças entre 7 e 15 anos de idade, com peso que não ultrapasse 65 quilos.

11- A classe snipe é um dos barcos a vela mais tradicionais que existe, projetado em 1931. O seu idealizador foi William Crosby e por um longo tempo, esse barco a vela passou a ser o modelo oficial para disputa de competições. É um barco versátil, simples e fácil de transportar.

12- A classe star também é um dos mais antigos barcos a vela e um dos mais populares. Esse barco também pertence a classe olímpica e em 2011, completou 100 aos de existência. Os primeiros a serem produzidos foram por Isaac E. Smith.

Se trata de uma embarcação para duas pessoas, seu comprimento total é de 6,9 metros e sua área velica total é de 26.5 metros quadrados. Ele é um barco a vela que pode se adaptar a várias condições de navegação, seja de vento ou de água.

13- A classe tornado foi criado por Rodney March, na Inglaterra, no ano de 1966. Já foi um destaque na classe olímpica, mas não é mais. A última participação desse tipo de barco a vela nas olimpíadas foi no ano de 2008, em Pequim. O barco é para duas pessoas, o timoneiro e o proeiro, e cada um deve ficar no seu trapézio. Esse barco a vela é bem veloz, pode chegar a 56 quilômetros por hora.

O Classe Vaurien ficou conhecido em 1951, no Salão Náutico de Paris. É um dos barcos a vela mais querido e usado na Europa. O seu comprimento total é de 4.08 metros, enquanto a largura é de 1.47 metros, sua vela é bem grande, de 5.06 metros quadrados e o seu peso total é de 95 quilos.

No ano de 2008, ele sofreu alterações, a sua área velica ficou maior e também foram feitos ajustes de melhoria no casco. Com essas modificações, o classe vaurien se tornou um barco a vela com uma performance ainda melhor. As suas condições foram ampliadas consideravelmente, tanto, que ele chegou a superar o rendimento do classe 420.

O barco a vela que até então era bem inferior a embarcação classe 420, com as mudanças superou essa e outras , tornando-se mais rápido, prático e eficaz, tanto com vento e com água.  Porém, esse não é um barco a vela que participa dos jogos olímpicos.

Antes de existirem os barcos a vapor e os barcos elétricos, todos eram movidos pelo vento, ou seja, usando velas para conseguir chegar a seus destinos. Assim foi durante muito tempo, principalmente na época das navegações de exploração do nosso planeta. Os barcos a vela acabaram virando símbolos históricos no mundo inteiro e por isso veremos a seguir algumas imagens de barcos a vela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.