Xadrez no Processo Educacional

Já no inicio deste ano foi lançado pela editora Ciência Moderna um livro muito interessante que está chamando a atenção dos educadores. É o livro da escritora Isabela Ribeiro intitulado “Xadrez, um instrumento para o professor”, em que propõe o uso do jogo de xadrez como um importante instrumento no processo de alfabetização de crianças e de jovens.

Xadrez no Processo Educacional

O Livro

No livro a autora aponta o jogo de xadrez como um estimulador das funções cerebrais, pois para jogar a criança precisa usar a inteligência na execução de estratégia com graus diferentes de complexidade, sempre tentando prever as possíveis jogadas do seu adversário, o que obriga a criança a desenvolver uma visão mais abrangente do todo. Essas características que são desenvolvidas através do jogo podem ser utilizadas no processo educativo formal. Assim a escritora propõe a utilização do jogo de xadrez como atividade educacional, estimulando o desenvolvimento da linguagem, da lógica, da memória e do raciocínio. Também serve para auxiliar a educar as qualidades sócio-afetivas como a disciplina, a criatividade, a atenção e a organização. O livro traz ainda exercícios lúdicos, eficientes e simples que auxiliam os educadores a por em prática os conceitos abordados.

Aprendizagem

Outras Abordagens Sobre o Xadrez

Charles Partos é um mestre no xadrez, suíço já ganhou diversos campeonatos internacionais, e segundo ele a prática do jogo de xadrez desenvolve diversas habilidades e capacidades cognitivas e emocionais no indivíduo, que vão se aprimorando com a sua prática. Segundo ele essas habilidades são a concentração, a atenção, o planejamento, a antecipação, imaginação, criatividade, memória, autocontrole, paciência, persistência, espírito de coragem e de decisão, o raciocínio sintético e analítico, a lógica matemática, organização metódica, influenciando decisivamente na formação da inteligência e do caráter do indivíduo.

Pesquisa

Situação de Guerra

O jogo de xadrez reproduz no tabuleiro uma simulação de uma situação de guerra em um contexto lúdico, onde cada um dos jogadores é o comandante e as peças são o seu exército. São as decisões do comandante que fazem seus guerreiros ganharem ou perderem a batalha. A cada decisão do jogador existe uma conseqüência direta, que pode levar a vitória ou a morte de seus soldados, e somente suas decisões são responsáveis por ganhar ou perder o jogo.

Educação Integral

Numa época em que se fala tanto na educação integral do ser, o uso do xadrez como um complemento para a educação escolar pode ser muito importante, pois é uma oportunidade de estimular o desenvolvimento do raciocínio contribuindo para a efetivação da cidadania do ser. Vale salientar que em vários países do mundo o jogo de xadrez faz parte do currículo escolar ordinário, ao lado das ciências e das artes, pois as habilidades desenvolvidas são consideradas fundamentais para alicerçar um desenvolvimento cognitivo sólido nos estudantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Individual

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.