Quem São os Gurus da Administração

Ainda que a administração como parte de uma cadeia de uso efetivo de todos aqueles recursos disponíveis faça parte da vida do ser humano desde primeiros grupos sociais, isto é, eles já se organizavam, nem sempre o assunto fez parte integrante de um estudo. O estudo sistematizado da gestão como processo começou no meio do século XIX, o que faz com que muitos coloque esse ponto como atividade inicial Organizacional.

https://www.youtube.com/watch?v=p2gITxLTNJA

Falando ainda um pouco de história e para tentar entender melhor esse processo de estudo da Administração como matéria, pense quando surgiu a escrita na Suméria. No início, o objetivo era usá-la para atender as demandas de controle dos reis. Estamos falando dos relatórios de contabilidade que eram feitos naquela época. E desde então, passou a se dar mais importância as questões de administração, dando destaque, principalmente, ao contexto das atividades humanas.

Se isso não é o suficiente para convencer os iniciantes nos estudos da Administração como matéria, basta fazer uma observação no Egito Antigo. Nesta época, o sistema socioeconômico apresentava uma grande complexidade. O que fez com que as necessidades exigem mais dos faraós no que se diz respeito a um sistema administrativo. Essa administração tinha que deixar a gestão de pessoal, da logística, da arquitetura, da engenharia, da agropecuária, entre outras atividades, mais eficiente.

Alguns historiadores costumam dizer que o Egito foi um dos maiores desafios que um administrador poderia ter em todos os tempos, principalmente, quando se fala da construção das Pirâmides. Mas, aqui não estamos falando da grandiosidade do projeto e como erguê-la e sim do planejamento que teria que se ter por trás para que tudo funcionasse bem.

Para colocar uma pirâmide para o alto era necessário um bom controle e principalmente planejamento. Era necessário que o grupo de pessoas trabalhasse de forma unificada e o material não poderia faltar de maneira nenhuma.

O grande problema enfrentado naquela época para erguer a pirâmide era o transformá-la na tumba do faraó, aliás, razão pela construção da mesma. O que na prática significa que ela deveria estar pronta quando ele morresse, o que não era previsível.

A Solução Para as Pirâmides e os Primeiros Sinais da Administração

Voltando a falar dos faraós e da necessidade de que as pirâmides estivessem prontas para quando eles partissem dessa para melhor, elas sempre estavam com a obra concluída. Verdade seja dita, não houve nenhum enterro sem uma pirâmide pronta. E claro, uma pessoa foi responsável por administrar esse trabalho e fazer de modo que tudo funcionasse como o planejado. Esse ou esses seriam os primeiros gurus da administração, segundo muitos historiadores, porém, infelizmente não temos os seus nomes para entender como atingiram o grande objetivo.

E outros povos já na antiguidade se depararam com as questões administrativas e tiveram que resolvê-las respeitando o tempo e com soluções criativas. Romanos, otomanos, chineses e gregos foram responsáveis por ideias que no futuro fizeram a diferença nas práticas administrativas.

Porém, foi com a imprensa que aconteceram algumas mudanças mais visíveis. Passou-se da cultura oralista para cultura escrita e isso fez com que as informações e o aprendizado fossem disseminados com maior amplitude. O que uma pessoa produzia passava a ser de conhecimento de outras pessoas. E foi justamente neste ponto da história, com a entrada da imprensa, da escrita, que surgiram os Gurus da Administração. E sim, no plural, porque tivemos vários nomes importantes dentro da Administração. Muitos pessoas passaram a seguir suas funções de olho nas orientações desses gurus.

Entre os gurus da Administração alguns mereceram mais destaque, graças as suas grandes ideias. E que foram tão importantes naquele época que continuam sendo até os dias atuais.  São ideias que influenciam na teoria e na prática da Administração nos dias de hoje. Por outro lado, outros nomes contribuíram, mas nem tanto.

E não se trata só de curiosidade que temos que conhecê-los, outras razões são importantes, principalmente pelo fato de eles terem dado grande contribuição para a Administração. Estamos falando desde da contribuição até o entendimento de como o pensamento administrativo foi desenvolvido ao longo do tempo.

Sobre os Gurus da Administração

Eles são importantes, mais ou menos, isso não importa, o que interessa é que foi graças a ele chegamos a Teoria da Administração. E quanto mais se conhece sobre esses nomes e suas contribuições, fica mais fácil de entender o  contexto atual.

A melhor maneira de conhecer os gurus da Administração é buscar textos dos mesmo e tentar entender, sem a ajuda de uma outra interpretação, o quanto de créditos que eles nos deixaram. A lista com esses nomes seria muito extensa, então, alguns historiadores preferem destacar alguns deles.  Pode ser que em um outro texto, surjam outros nomes ou que não se veja alguns dos que serão citados a seguir. Observe, porém, que os nomes desses gurus são mesmo muitos e para um administrador um pode ter mais importância do que o outro.

Veja por Critérios de Identificação Alguns dos Gurus da Administração!

  • Peso histórico da Contribuição: o nome desse guru seria Adam Smith.
  • Por ser considerado um pioneiro: o nome desse guru seria Frederick Wislow Taylor.
  • Aquele que apresentou o maior número de propostas teóricas e ricas também: o nome dele seria Peter Druke.
  • O nome que deu maior amplitude as propostas na linha prática: o nome seria Henry Ford.
  • O mais popular nas pesquisas da rede: o nome dele seria Tom Peters.
  • Se pensarmos em votação direta: o nome dele seria Alvin Toffler.

Com esses nomes você já teria uma significativa lista de gurus da Administração, que contribuíram muito para o desenvolvimento da matéria, seja teoricamente quanto na prática.

Conheça Outros Nomes e Amplie as Suas Pesquisas:

  • Alfred Sloan
  • Alberto Guerreiro Ramos
  • Abraham Harol Maslow
  • Bernard Dlubois
  • Charles Handy
  • Charles Perrow
  • Chris Argyris
  • Christopher Bartett
  • Don Tapscott
  • Douglas McGregor
  • Edgar Schein
  • Edward De Bono
  • Francis Fukuyama
  • Gary Hamel
  • George Elton Mayo
  • Henry Ford
  • James Champy
  • John Adair
  • John Naisbitt
  • Jules Henri FayolEsses são só alguns dos nomes de homens que foram importantes para o estudo da Administração.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.