O Setor Luso do Calçado

Ora, pois, os nossos irmãos portugueses parecem que estão deslumbrados com a sua produção no setor calçadista, chegando a afirmarem, curiosamente, que apostaram principalmente, em elementos imateriais para atingirem a competitividade, ao alcançarem o índice de 91% nas exportações do setor. Quando o setor luso do calçado passou a preparar seus planos de produção, as vendas no exterior, segundo a AICPET, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, foi embasados no design, na qualidade, na inovação, no saber e no acumulo de tecnologia, que seriam os elementos imateriais e os principais fatores responsáveis pelo grande sucesso dos calçados portugueses na Europa e outras regiões onde são comercializados atendendo as Fantasias Femininas, que em matéria de calçados, tem os gostos mais extravagantes. Além desses elementos, apoiados pelo programa Compete, que segundo as mesmas fontes, fez com que nos últimos dez anos, o setor calçadista Luso crescesse e se firmasse internacionalmente como produtor de calçados de excelência.

Brasil

Industrial

Apoio do governo

Além disso, o governo português, através de órgãos competentes, vem dando todo o apoio necessário para que a indústria de calçados lusos mantenha internacionalmente o plano de excelência que conquistou, numa Dedicação Total ao Trabalho em busca da conquista do mercado internacional. Segundo os dados fornecidos pela APICCAPS, a indústria lusa do calçado, conseguiu nos últimos tempos, evoluir de forma notória no mercado exterior, pois desde 2005, as vendas deste setor, conseguiram mais de dez pontos percentuais, representando 5% da produção européia e 17% do emprego na indústria calçadista, também a nível europeu. Na verdade, o setor luso calçadista alcançou a maioridade na exportação de seu principal produto destinado para isso mostrando que sabe Como Vencer a Crise num grande esforço para aumentar as vendas no exterior buscando novos mercados.

Brasil

Brasil

Superando barreiras

Existem hoje em Portugal, mais de l.150 empresas calçadistas com registro e que dão emprego a mais de 3o mil pessoas, alcançando uma produção de mais de 76 milhões de pares de calçados em um ano, sendo que deste total, 91,4%, são destinados ao comércio exterior. Diante destes números, os responsáveis pelo setor calçadista do Rio Grande do Sul, devem ficar pensando como perderam o mercado internacional.

Setor Luso do Calçado

Setor Luso do Calçado

Para alguns, foi por causa da China, mas para outros rio-grandenses, foi à ganância. Numa Demonstração de Perseverança, está marcada para o próximo dia l4-09, a apresentação da nova imagem a ser dada a indústria portuguesa do calçado, bem como a estratégia na promoção externa do produto, uma vez que esse é o principal mercado, o que representa um desafio para o calçado luso, diante da crise mundial, principalmente quando a ordem é economizar, portanto a primeira medida seria cortar as importações. Por isso, Portugal prepara sua estratégia para superar todas essas barreiras comerciais, e como parte dessa estratégia se decidiu por uma forte campanha de promoção  do seu produto no exterior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.