Fortuna Eike Batista

Eike Batista não só esteve várias vezes no topo da lista do mais rico do Brasil como chegou a ficar em oitavo lugar na na lista dos mais ricos do mundo. Mas, essa posição social privilegiada faz parte do passado do empresário brasileiro. Eike Batista que já acumulou 34 bilhões de dólares, levantamento da sua fortuna feito em 2012, não desceu, mas despencou para cerca de 1 bilhão de dólares. A conta do seu “novo patrimônio” foi declarada pelo próprio empresário.

É claro que imaginar que uma pessoa possuía 34 bilhões de dólares e em bem pouco tempo viu essa fortuna se transformar em 1 bilhão de dólares é algo no mínimo curioso. É possível perder tanto dinheiro assim? Para um “simples mortal” pode parecer uma tarefa complicada, mas para um empresário do porte de Eike Batista não é bem assim.

Como Eike Batista Começou a Perder Sua Fortuna

Tudo começou por conta da derrocada da petroleira OGX, cujo nome atual é Óleo e Gás Participações. Daí para frente a perda da fortuna de Eike Batista foi acontecendo como em um efeito dominó, pois atingir outras empresas do grupo EBX. Com isso, o empresário se viu obrigado a começar se desfazer de alguns bens pessoais, como iates, carros de luxo e aviões.

O empresário brasileiro se manteve no cargo na petroleira OGX, criada por ele, até o dia 27 de janeiro de 2015, enquanto esperava pelo resultado do processo de recuperação judicial. Nesta data, Eike Batista deixou a presidência do conselho de administração da petroleira, assim como se desligou por conta da empresa.

As Acusações Que Recaem Sobre Eike Batista

O empresário que foi elogiado pela presidente do Brasil, Dilma Roussef, como “um orgulho do Brasil”, agora está as voltas com todas as acusações que recaem sobre ele. São várias denúncias de crimes contra o mercado financeiro e mais, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, além da cobrança das dívidas e processos administrativos.

Por conta das dívidas que Eike Batista tem que quitar, sendo réu de um processo que corre na Justiça Federal do Rio de Janeiro, o empresário teve os seus bens bloqueados e alguns deles apreendidos pela Polícia Federal. São mais de 117 milhões retidos e até mesmo um piano e um carro Lamborghini que enfeitava a casa de Eike Batista foram apreendidos.

A acusação formal contra Eike Batista é de manipular a bolsa para vender ações, pois ele não informava os investidores sobre a situação negativa das empresas. Além disso, Eike fazia toda a transação tendo em mãos informações privilegiadas, o que é crime.

Caso Eike seja condenado pelos crimes que está sendo acusado, poderá pegar 6 anos de prisão.

A Situação das Empresas Que Pertenciam a Eike Batista

Eike Batista tinha aberto 6 empresas de capital aberto, três delas já mudaram de nome para tentar deixar para trás a imagem de quem as fundou e seguir em frente sem maiores prejuízos. Quatro dessas empresas para evitar a falência estão passando por um processo de recuperação judicial e continuar funcionando.

Aquelas que eram as principais empresas de Eike simplesmente acabaram e nenhum economista arrisca dizer se é possível reerguê-las. Para se ter uma ideia do tamanho da desvalorização, uma empresa sozinha valia em 2010 110 bilhões de reais, atualmente, a Ogpar, a OSX, a MPX, a MMX, a Prumo e a CCX juntas valem pouco mais de 2 milhões e meio de reais. Dados do ano de 2014.

Nessas empresas citadas Eike Batista ainda aparece como sócio e em algumas delas ainda tem o controle nas mãos. Porém, nas empresas que passam pela recuperação judicial, restará para o empresário uma parcela mínima, quando elas forem reestruturadas.

Uma boa parte dos negócios fundados pelo empresário brasileiro, muitos foram eliminados completamente para que o dinheiro servisse para quitar dívidas. Veja a situação de cada um deles!

1- Ogpar empresa de gás e óleo, antiga OGX está em recuperação judicial. A participação atual de Eike na empresa é de 14% e a dívida é de 11,2 bilhões de reais. Foi obrigada a devolver 8 blocos de exploração de petróleo para o Governo Federal, porém, continua operante em outros.

2- OSX é uma empresa que pertence a indústria naval e também está em processo de recuperação judicial. A participação do empresário é de 66,02% e a dívida da empresa é de 5 bilhões de reais. Para abater no pagamento alguns navios plataforma foram apreendidos a pedido da Justiça.

3- Eneva do setor de energia, está em recuperação judicial e Eike detém 20% da empresa, que possui uma dívida de 2,33 bilhões de reais. Agora a empresa pertence a um grupo alemão.

4- MMX setor de mineração cujo Eike participa com 57,42% e a empresa tem uma dívida de 400 milhões de reais.

5- Prumo é uma empresa de logística portuária é a antiga LLX e Eike ainda tem 10,44%. A dívida é de 2,52 bilhões de reais.

6- CCX empresa de mineração de carvão com sede na Colômbia e Eike ainda detém 61,66% de participação, está em processo e venda para uma empresa turca.

7- Rex setor de imóveis, não se sabe exatamente o que pertence ao empresário brasileiro, mas que o Hotel Glória, na Zona Sul do Rio foi vendido para um grupo da Suíça. Mas, que apesar da venda, Eike conseguiu fazer uma parceria para participar da construção.

8- Mr Lam restaurante continua em funcionamento e se trata de uma sociedade entre o empresário e Mr. Lam.

9- IMX Eike Batista perdeu qualquer participação. A empresa pertence agora a um grupo de Abu Dhabi. Também com participação zero na Aux (ouro), vendida por 400 milhões de dólares.

10- Eike Batista ficou com participação zero na SIX setor de tecnologia, Maarina da Glória, RJX setor de esporte, Pink Fleet (o iate foi desmanchado e teve seus pedaços vendidos), NRX a parceria com outra empresa para serviço de catering nem chegou a ser colocada em prática.

Recentemente a Justiça mandou que a Polícia Federal confiscasse alguns bens de Eike Batista, a alegação é da necessidade de garantir que se tenha recursos para pagar as dívidas depois que os processos judiciais sejam concluídos, a decisão causou uma grande polêmica. Mas, a decisão da Justiça foi mantida e ainda não revertida pelos advogados do empresário.

Eike Fuhrken Batista é um brasileiro de 55 anos, ele é um grande empresário que prioriza seus negócios nas áreas de petróleo, energia, logística, indústria naval e mineração. Segundo a revista Forbes, Eike é o homem mais rico da America do Sul, possuindo, mais de 30 bilhões de dólares, o equivalente a 51 bilhões de reais, isso em 2012.

Nesse ano, o empresário subiu uma posição no ranking de homens mais ricos da revista Forbes.

Fortuna Eike Batista

Fortuna Eike Batista

No ano passado ele estava na 8ª posição e agora, em 2012, ele subiu para a 7ª posição dos homens mais ricos do mundo. Mas em outro ranking que foi divulgado, Eike fica na 10ª posição pela promotora do mercado de finanças Bloomberg.

O bilionário foi dar uma entrevista para o programa Fantástico, que é exibido pela emissora Rede Globo aos domingos, e falou que só criando uma riqueza do zero que você dá o devido valor a ela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.