Atitudes Que Devem Ser Tomadas Após a Demissão

Demissão

Após a demissão, nenhum funcionário, seja ele qual for, não deve se desesperar, e sim pensar em encontrar formas, maneiras de superar essa fase ruim que se iniciou, as vezes, de maneira inesperada e indesejada.

A demissão, é um dos maiores temores das pessoas que trabalham principalmente em empresas. O fato de ser dispensado é bastante desconfortável e pode ainda deixar a pessoa com a autoestima lá embaixo. A frustação e o medo se misturam na cabeça de qualquer pessoa demitida, pois mil coisas estão passando na cabeça dessa pessoa, principalmente o receio em não conseguir encontrar um novo emprego ou acabar sofrendo prejuízos na carreira profissional. A tristeza após a demissão, e natural, porém ela deve e tem de ser passageira.

Demissão

Demissão

Para que você consiga dar a volta por cima, superar essa fase crítica, é fundamental e necessário que você mantenha a cabeça no lugar, não se deprimi e também mantenha uma perspectiva otimista com a finalidade de encontrar uma nova oportunidade para a sua vida profissional.

Todo mundo, seja quem for, após a demissão, possui o direito de se sentir com o ego ferido e se sentir triste. Entretanto, é de extrema importância que essa sensação e esses sentimentos sejam passageiros, para que não acabem atrapalhando a busco por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

O trabalhador que foi dispensado da empresa, além de ter o ego ferido, alguns sentem vergonha de contar a sua real situação de desempregado. Essa é uma reação natural, porém deve ser trabalhada para que não acabe causando prejuízos a pessoa.

Pensando em te ajudar, vamos dar aqui, algumas dicas do que você deve fazer após uma demissão. Aproveite!

Atitudes à Serem Tomadas, Após Demissão.

  • – Olhos voltados para o futuro! Não perca muito tempo tentando achar e entender quais os motivos que te levou a demissão. Foque em seu futuro e comece a pensar e agir para abrir novas portas para a sua vida profissional. As vezes é difícil encontrar um novo emprego logo de cara, mas nada de desanimo!
  • – Otimismo sempre! O otimismo deve ser mantido sempre, por mais difícil que seja a situação. O fato de você ter sido demitido, não quer dizer que você foi incompetente ou teve fraqueza, algo do tipo. Você precisa manter o equilíbrio, e não se aterrorizar, pois em uma entrevista de emprego, você precisa passar uma boa imagem.
  • – Faça propagandas de você mesmo! É de extrema importância que as outras empresas saibam que um profissional como você, está de volta ao mercado de trabalho. Para isso, você precisa estar preparado para retomar os contatos e se vender. Quando o indivíduo demitido, prepara um bom portfólio e tem indicações de amigos a seu favor, as chances dele conseguir um emprego novo são bem maiores.
  • – Invista em sua formação! Caso você perceba que está difícil de encontrar uma oportunidade nova no mercado de trabalho, você deve aprimorar o seu currículo, como por exemplo, investindo em novos cursos. Para quem esta desempregado, uma obrigação é estudar, pois esse detalhe além de acrescentar novos itens ao currículo, ele contribui com a recolocação profissional.
  • – Para Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, “um profissional demitido deve falar honestamente sobre o fato, tanto com colegas quanto durante a entrevista para uma próxima vaga. Hoje, muitas contratações são definidas não ela qualificação técnica, mas sim pelo caráter. Começar mentindo é a pior forma de iniciar a busca por um novo emprego”.

Saiba mais…

Direitos Do Demitido

Seja por demissão com justa causa, ou demissão sem justa cauda, a saída de um emprego costuma gerar algumas duvidas, tanto para o demitido quanto para a empresa.

Direitos Do Demitido

Direitos Do Demitido

Ao ser demitido, os funcionários que têm contratos convencionais, por prazo temporário ou determinado, possui diversos direitos, os quais são garantidos por lei. Sendo assim, é importante conhecer os direitos de quem é demitido, para que não acontece nenhum problema.

  • – Demissão sem justa causa – Quando ocorre a demissão sem justa causa, a qual envolve os contratos convencionais, o empregado deve receber os direitos que são previstos pela lei, como: aviso prévio, férias vencidas proporcionais e acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, saque do FGTS, acrescido de multa de 40%, saldo de salário (dias trabalhados no mês), seguro-desemprego se tiver trabalhando por mais de 6 meses. Quando envolve contrato por prazo determinado, são incluídos no direito, 13º salário, seguro-desemprego (caso você tenha mais de 6 meses na empresa e é demitido antes do final do contrato), saldo de salário, férias proporcionais, indenização de 50% dos dias que faltarem pra o fim do contrato, no mínimo.
  • – Demissão por justa causa – A demissão por justa causa, pode ocorrer em casos que envolvam falsificação e/ou roubo de documentos, falta de empenho, negligência no serviço, violação de segredos da empresa, comportamento incompatível durante o horário de trabalho, indisciplina ou abandono de função e outros. O funcionário que é demitido por justa causa, acaba perdendo vários benefícios como o seguro-desemprego, o 13º proporcional, tendo apenas alguns direitos como: saldo de salário, salário família, férias vencidas, acrescidas de 1/3 e FGTS depositado na conta vinculada, mas sem direito a saque.

Quando se trata de demissão é um assunto bastante complexo, pois por trás existe um motivo concreto, o qual as vezes pode ou não nos prejudicar, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Por isso é necessário que você se empenha, de o máximo de você sempre seja dentro da empresa ou fora, enriquecendo o seu currículo, para que o seu emprego esteja sempre garantido, ou cada vez mais. Caso a demissão não tenha como ser evitada, os próximos passos ficam por conta das dicas que aqui demos. Lembrando que você não deve se sentir um nada, ou menos, pelo fato de ter sido demitido. E sim, começar a correr atrás do novo emprego, de novas conquistas e desafios! Se você esta nessa fase, seja sempre otimista, pois uma hora irá abrir uma porta especialmente para você, e até então, boa sorte!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.