Como Cuidar do Dinheiro Depois da Aposentadoria

A aposentadoria é muito desejada pelos mais velhos, visto que eles, depois de um determinado período de trabalho (alguns chegam a quarenta anos de serviço em suas carteiras de trabalho) começam a perceber que não são mais eficientes, e querem descansar. E, quando conseguem o seu benefício, aproveitam o que a vida oferece de melhor.

Entretanto, mesmo sabendo que aquela fonte de dinheiro não irá se acabar, é necessário você saber manusear o seu dinheiro, onde aplica-lo, quanto guardar, enfim. Isso é bastante importante, já que, no futuro, o dinheiro economizado pode ser aplicado em uma viagem ou em uma emergência, por exemplo.

E você sabe como proceder da maneira correta? Não? Neste artigo, iremos debater sobre o assunto, como guardar, enfim. Então, vamos lá?

Como Administrar o seu Dinheiro na Aposentadoria?

Antes de tudo, vamos dizer que a aposentadoria é um momento de tranquilidade por parte do trabalhador, que suou a sua camisa e batalhou firme para poder ser recompensado. Então, nada melhor para essa pessoa do que aproveitar, curtir a família, fazer o que gosta, enfim.

Mas, essa pessoa deve ter em mente que a aposentadoria, apesar de ser ótima, precisa ser administrada de maneira que as necessidades básicas do aposentado (a) sejam sanadas, e para que um dinheirinho sobre para fazer algo que você goste,algo que tenha vontade de adquirir, mas sem antes ter guardado um pouco para alguma emergência que possa vir a ocorrer no futuro.

Dependendo, a aposentadoria, em relação ao salário anterior, tem uma redução um pouco significativa, que pode fazer você repensar sobre como gastar corretamente o dinheiro.

Primeiros Passos Para Guardar Dinheiro para a Aposentadoria

Como citado no parágrafo anterior, a aposentadoria geralmente tem uma redução, o que pode lhe obrigar a rever os gastos. Inicialmente, veja o que você pode eliminar. Você deve ter sempre em punho um bloco de anotações, fazendo uma pequena contabilidade de quanto você gasta, do que você compra. Isso, apesar de chato, é de suma importância para que você saiba administrar bem o seu dinheiro sem dores de cabeça. Além disso, as anotações podem mostrar para quais coisas a maior parte do dinheiro é direcionada, podendo o aposentado observar se pode ou não diminuir algumas despesas.

*Emergências

O dinheiro determinado para as emergências devem ser juntados bem antes de o trabalhador aposentar, visto que, o dinheiro guardado pode vir a calhar em alguma ocasião onde a fonte de renda não seja suficiente para cobrir os gastos. Além disso, com o dinheiro, é possível realizar coisas fora do cotidiano, como viagens para o exterior, ir á praia ou até mesmo comprar algo que deseja muito, por exemplo.

*Pagamentos

O aposentado deve ter em mente que o salário da aposentadoria geralmente sofre uma redução, e que isso reflete diretamente no seu poder de compra. Portanto, ele deve gastar somente menos do que ele ganha. Gastar mais implica em dívidas maiores, e alguns desses que contraem tais dívidas não conseguem quitá-las, recorrendo aos bancos para conseguir um empréstimo. Os bancos, então, induzem o aposentado a pegar um empréstimo consignado, já que, sendo uma fonte de dinheiro garantida, o banco não se preocuparia. Mas o serviço só deve ser solicitado em último caso, quando a situação está fora de controle. Se não, faça o máximo para escapar logo das dívidas.

Outra coisa é tomar cuidado com pessoas estranhas. Nunca peça ajuda a elas, visto que algumas podem se aproveitar da situação e contrair dividas no nome do aposentado (a). Infelizmente, há alguns casos de pais que são enganados pelos próprios filhos, onde os mesmo, vendo a incapacidade do pai ou da mãe de reter os próprios gastos, usam o seu nome para compras e outras aquisições. Então, fique de olho e confie a sua conta bancária apenas aquela pessoa de confiança.

Para os Jovens, o Planejamento.

Quando se fala em aposentadoria, automaticamente nos remete as pessoas com mais idade, quando geralmente deixam de exercer suas atividades para aproveitar o que a vida tem de melhor. Entretanto, isso deve ser pensado desde os primeiros momentos em que o jovem começa a trabalhar. Por isso, os jovens devem pensar em fazer parte da Previdência, já que, no futuro, isso irá fazer uma falta muito grande para ele.

Se o seu rendimento ultrapassar os 4 mil reais, você deve optar pela previdência particular. Será muito útil se você começar a pagar mais cedo.  Nós devemos salientar aqui que o pagamento da previdência é deduzido no Imposto de Renda. Mas lembre-se que, no início, a mensalidade a ser paga é menor. Contudo; quando a idade da aposentadoria vai se aproximando, o valor tende a ficar mais alto.

Isso também é fundamental: Para que você possa desfrutar inteiramente da sua aposentadoria, vale a pena zelar pela sua saúde. Busque um estilo de vida saudável, já que de nada vale chegar na aposentadoria e ficar impossibilitado de aproveitá-la por completo.

Manter a integridade física também é muito importante, já que, no futuro, as atividades trabalhistas irão diminuir, e, consequentemente, o corpo pode sofrer se atividades físicas e mentais não forem feitas.

Antes de se aposentar, a pessoa deve ter em mente algumas atividades para ocupar o tempo vazio que o fim do trabalho irá acometer.  Jogos de xadrez, passeios na praça perto de casa, sair com a família, enfim. O que a pessoa deve evitar é o sedentarismo. Você pode, até mesmo, arranjar um emprego, mas com um horário a sua escolha. Uma coisa mais leve, para não se desvencilhar por completo da vida trabalhista.

Como já dito, o xadrez pode ajudar muito bem o cérebro, já que ele é uma parte importante do nosso corpo, e que deve estar em pleno funcionamento. Ler um livro, ver um bom filme ou uma peça de teatro adequada com a sua idade também é um prato cheio para aqueles que se aposentaram.

Apresentamos, aí, algumas dicas para que os aposentados saibam administrar da maneira correta o seu benefício, bem como algumas dicas para os jovens que começaram em sua profissão a pensar no futuro.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.