Quando se fala em câmbio oficial, esse é um assunto que parece complicado e desperta a curiosidade de muitas pessoas. Vamos tentar explicar o que isso significa, quais parâmetros seguem e sua importância para a economia. O câmbio oficial representa um série de taxas de mercado pré-estabelecidas pelas autoridades do setor monetário de um país, com o objetivo de fazer a conversão para a moeda nacional corrente. O câmbio oficial através de suas taxas é que vai determinar a valorização ou desvalorização do dinheiro nacional de um país frente a moeda de referencia, ou moeda forte. O câmbio dólar é um parâmetro muito importante para a economia de um país, pois fica claro que atualmente um acontecimento do outro lado do mundo acarreta em situações imprevisíveis para muitos países, é o caso da atual crise que enfrentamos iniciada nos Estados Unidos, mas que se alastra por muitos países distantes, o Brasil está entre estes países.
São os efeitos da tão aclamada globalização do mundo, podemos saber e observar todos os acontecimentos de vulto, e da mesma forma com que cresce a agilidade das comunicações e os negócios em comum, também cresce os perigos de uma crise mundial, já que todos estão interligados em tempo integral, porém tambpem cresce o contato o que pode ajudar em como vencer a crise. O câmbio oficial de um país como os Estados Unidos, por exemplo, cuja moeda é considerada líder no mercado câmbio histórico, afeta as negociações de vários países com suas oscilações, devido ao grande numero de importações e exportações que acontecem. E em épocas de crise a economia Filipina cresce, o que é um bom passo para o arquipélago que deseja se tornar o mais novo Tigre Asiático.
Talvez este não seja um sistema de fácil entendimento para todos, mas quando é chegada a época de crises, podemos perceber os efeitos concretos desta ligação, tempos de recesso em que a palavra de ordem e cultura é economizar. Moedas estrangeiras, nacionais, câmbio oficial, câmbio dólar real etc., tem atualmente uma ligação indissociável frente aos grandes negócios que os países têm em comum. Esta evolução dos negócios entre diversos países não tem como ser detida e só tende a aumentar, mas há que se buscar o equilíbrio econômico para que essas negociações se tornem mais seguras para ambos os envolvidos. O câmbio oficial de um país, que seja considerado de moeda forte, sempre irá atingir as negociações de outros países parceiros.
O que se espera é que a oscilação entre a cotação moedas estrangeiras e o câmbio oficial do país considerado “forte” economicamente não ocasionem grandes prejuízos a população mundial, como vem acontecendo nesta crise, com demissões em massa, desemprego, para desespero de milhares de famílias que não sabem o que fazer nesta situação. Através de sistemas oferecidos na internet podemos acessar sites de câmbio online, e assim nos mantermos por dentro da situação atual, mas isso não resolverá os problemas do nosso país e do mundo, apenas nos dará a dimensão da situação critica em que estamos vivendo. Que cada um de nós saiba valorizar seu emprego, enquanto ainda o tem, pois com certeza estamos em situação privilegiada frente a muitos outros países atingidos pela crise dos Estados Unidos, apesar de que muitas empresas pedem dinheiro ao governo.