Zélia Gattai

Zélia Gattai foi uma mulher privilegiada, vivendo com Jorge Amado, ao longo de sua vida conjugal recebeu, com certeza, ensinamentos profundos de como lidar com a Literatura, sem tirar-lhe o mérito. Suas obras demonstram isso. Zélia Gattai nasceu em São Paulo, no ano de l9l6. Escritora fotografa e memorialista, dedicou muitos momentos de sua vida, a militância política do movimento operário anarquista que se realizava entre os imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. Teve um primeiro casamento com Aldo Veiga, do qual teve um filho, Luis Carlos. Em l946, Zélia conheceu Jorge Amado, com quem teve um Casamento Bem Sucedido, passando a auxiliá-lo na revisão de suas obras literárias.

Biografia

Biografia

Quando seu marido perdeu o mandato de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, em função da extinção do Partido Comunista Brasileiro, Zélia Gattai foi morar em Paris, onde fez o curso de Civilização Francesa, de Fonética e de Língua Francesa, na famosíssima Sarbone. Morou ainda na Checoslowaquia, onde nasceu sua filha Paloma. Ainda no exílio, começou a fazer fotografias, registrando em imagens, cada um dos momentos mais importantes de seu marido, Jorge Amado, o consagrado escritor baiano. Anarquista Graças a Deus, foi à obra em que Zélia Gattai registrou suas memórias de militâncias no Partido Comunista Brasileiro, obra esta que, mais tarde se tornou uma minissérie da Rede Globo de Televisão. Uma outra obra sua, Um Chapéu Para Viagem, foi adaptado para o Teatro.

Livros

Livros

As Mulheres São Fortes e Zélia Gattai é prova disto, apesar de sua ligação com Jorge Amado, conseguiu manter sua literatura com características próprias em todas as suas obras compostas por livros de memórias, romances, livros infantis, onde embalou muitos Sonho de Menina com a sutileza de seu linguajar Durante sua vida, foi merecedora de várias premiações no Brasil e no exterior. No Brasil, duas homenagens a comoveram, o título de Cidadã da cidade de Salvador e o grau de Comendadora e as Ordens do Mérito do Estado da Bahia, e outras tantas homenagens que foram recebidas. Na França, recebeu o título de Cidadã da Comuna de Mirabeau. Enumerar todos os prêmios e homenagens de Zélia Gattai seria uma tarefa exaustiva e desnecessária, pois todos nos sabemos do seu merecimento.

Zélia Gattai

Zélia Gattai

No lançamento do livro Jorge Amado um Baiano Romântico e Sensual, Zélia recebeu na sessão de autógrafos, autoridades como Antonio Carlos Magalhães, governador da Bahia, Auta Rosa, Bruna Lima, Calazans Neto e tantas outras personalidades que foram prestigiar este lançamento literário, pois em Salvador, Bahia, terra adotada pelo casal, o seu prestigio era imensurável. Como adepta da fotografia, com certeza tem uma com o titulo de Foto de Homem Gato, pois considerava seu marido, um gatão, no sentido de homem bonito. Em 200l, foi eleita para a Academia de Letras, ocupando a cadeira que fora de seu marido, Jorge Amado que tinha como Patrono, José de Alencar. Zélia deixou na lembrança de todos, a imagem de uma mulher vibrante e apaixonada pela Literatura. Veja Dicas de Livros se você realmente gosta de literatura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.