Os seriados representam uma das produções culturais de maior audiência das televisões de todo o planeta. Canais especializados nesse tipo de programa, como Warner e Fox, têm apresentado um crescimento enorme de espectadores nos últimos anos e estão entre os líderes da TV a cabo brasileira, ao lado dos esportes e filmes dublados. Devido a isso as televisões abertas precisaram comprar seriados norte-americanos de sucesso ou produzir os seus. O SBT, por exemplo, exibe os mesmos seriados da Warner, só que dublados. A Rede Globo, maior canal do país, tem produções nacionais de seriado e também compra alguns estrangeiros.
Um dos principais seriados da Globo chama-se “A Grande Família”. A série está no ar desde 2001, o que prova o sucesso de público que tem. Trata-se de um remake de uma produção da década de 1970. A nova série, porém, conta com o acréscimo de alguns personagens, exatamente para não ficar centrada apenas na família. A versão original durou três anos no ar, já a nova passa de uma década. Pedro Cardoso, que interpreta Agostinho na série, já foi indicado ao Emmy de melhor ator. O prêmio é o maior dos seriados e tem valor semelhante ao de um Oscar para o cinema. Cada episódio dura 45 minutos (com intervalos comerciais). A produção é de Guel Arraes e a direção de Mauro Mendonça Filho.
A Globo já teve várias outras produções próprias de sucesso nessa área, como a série “Os Normais”, que foi ao ar no início da década passada. O seriado, que chegou a virar filme, causou revolta na população quando a Globo anunciou que deixaria de exibi-lo. Atualmente a série “Macho Man” também faz sucesso na emissora carioca. Sua primeira temporada terminou há alguns meses e já está sendo produzida a segunda, que deve estrear em novembro. O seriado conta a história de um cabeleireiro homossexual que trabalha em um salão com várias mulheres. Certo dia o personagem percebe que tem interesse por mulheres e decide “voltar para o armário”.
Ao contrário das produções próprias, que tem espaço no horário nobre da emissora, os seriados comprados dos Estados Unidos são exibidos durante a madrugada, geralmente depois do “Programa do Jô”. A Globo costuma passar apenas uma série norte-americana por vez. Tudo começou há alguns anos quando “24 horas” foi ao ar na madrugada e fez sucesso. Logo depois disso foi a vez da série “Lost”, uma das mais premiadas séries da história da televisão. O seriado conta a história de algumas pessoas que ficam presas em uma ilha após a queda de um avião. Embora pareça clichê, a produção cativou milhões de pessoas Brasil afora. Em 2011 a Globo exibe “Lie To Me” e também “Crimes do Colarinho Branco”.