Seriados Americanos

Os seriados norte-americanos fazem cada vez mais sucesso por todo o mundo. Os campeões de público são as comédias, embora com frequência séries dramáticas, daquelas que o público realmente precisa acompanhar para entender, se tornam líderes de audiência ao redor do planeta. Um dos maiores clássicos da história dos seriados estado-unidense chama-se “Anos Incríveis” (The Wonder Years). O drama tinha uma pitada de comédia e foi ao ar nos Estados Unidos no fim da década de 1980, época que as séries se popularizam pelo mundo.

Heroes

Heroes

A trama conta a história da adolescência de Kevin Arnold (Fred Savage), vivida ao lado de seu amigo Paul e sua paquera Winnie Cooper. A história é narrada por um Kevin adulto e mostra detalhes de acontecimentos históricos das décadas de 1960 e 1970. A trilha sonora é de arrepiar e até hoje é lembrada como uma das melhores da história dos seriados. A abertura, por exemplo, é a bela canção “With a Little Help From My Friends”, dos Beatles, mas em uma versão ainda mais eletrizante interpretada por John Cocker.

Howi

Howi

Com o passar do tempo diversos novos modelos de seriados foram surgindo nos Estados Unidos. As comédias, no entanto, ainda se limitavam em todo o planeta ao estilo “Monty Python”, um show inglês semelhante a “Chaves” e outros que priorizavam a ridicularização dos personagens. Sem perder algumas características de Monty Python, mas inovando completamente na narração, roteiro e inteligência das piadas surge na década de 1990 o seriado “Seinfeld”, a comédia mais premiada da história da televisão.

A série conta a história de quatro amigos: Jerry, George, Elaine e Kramer. O tema foi o que deu o ar de novidade ao mundo das comédias: é, nas palavras dos próprios roteiristas, “um seriado sobre nada”. Os amigos conversam sobre os mais variados (e realistas) temas, exatamente como na vida real. Uma espera de meia hora para conseguir mesa em um restaurante e todas as conversas que surgem dessa situação, por exemplo, são temas de episódios de “Seinfeld”. Os defeitos dos personagens, bem como em Monty Python, são exagerados.

Seriado

Seriado

“Seinfeld” inspirou a maioria das comédias de sucesso que vieram na sequência. Em geral, param de insistir nas repetições, como é o caso de “Chaves” e “Zorra Total”, e passaram a tematizar os episódios, geralmente partindo de situações ridículas do cotidiano. “Friends” é uma das comédias de maior sucesso dos Estados Unidos. O seriado tem exatamente o mesmo enredo de “Seinfeld”: a vida entre amigos. Várias piadas também são cópias de seu antecessor. A principal diferença é que “Friends” apostou no romance para fazer sucesso, e deu certo.

Entre os seriados americanos de maior sucesso atualmente estão “Two and a Half Men”, “Grey’s Anatomy” e “House”. Estas duas últimas são de um diferente tema que deu certo: dramas médicos. Se passam em hospitais recheados de problemas e romances, mas sempre têm um toque de comédia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.