Novela Rebelde e o Desafio de Cativar um Público Jovem em Constante Mudança

A Novela Rebelde

Está no ar desde fevereiro na Rede Record, a novela Rebelde. Trata-se da versão brasileira de um folhetim que fez muito sucesso no México, entre junho de 2004 e outubro de 2006. Fazem parte da novela alguns atores globais, tais como Micael Borges, primeiro protagonista negro da novela “Malhação”, Lua Blanco, ex-apresentadora da TV Globinho, Sophia Abrahão e Arthur Aguiar, todos também ex-integrantes de “Malhação”.

Novela Rebelde e o Desafio de Cativar um Público Jovem em Constante Mudança

Novela Rebelde e o Desafio de Cativar um Público Jovem em Constante Mudança

Em linhas gerais, a novela procura abordar o universo teen, tratando sobre a vida na escola, namoros, aventuras e seus conflitos. Trata-se da grande aposta da Rede Record para 2011.

As Novelas

Como se sabe, é histórica a relação entre Brasil com outros países vizinhos da América, no campo da teledramaturgia. Basta lembrar que o maior sucesso da extinta TV Tupi “O Direito de Nascer”, de 1965, foi uma adaptação de Teixeira Filho e Talma de Oliveira do romance cubano de Felix Caignet. Alguns anos depois, ainda nos anos 1960, foi a vez da Rede Globo, contratar a cubana Glória Magadan com a finalidade de fazer novelas que se assemelhassem com as tramas latinas da era de rádio. Uma delas foi “O Sheik de Agadir”.

Depois de um período, as novelas brasileiras ganharam uma identidade, passando a retratar a realidade brasileira, das mais diversas maneiras, sendo que lá pelos anos 80, a Televisa invadiu as telas brasileiras, por meio do SBT e, desde então, o público brasileiro passou a ter contato com diversos folhetins mexicanos, tais como “A usurpadora”, “Maria do bairro”, sem contar com “Chispitas” e, é claro, com a inesgotável série “Chaves” e “Chapolin”.

Rede Record e a Novela

A diferença que se verificou é que durante as décadas, as novelas mexicanas, que antes focavam um público mais adulto, passaram a se preocupar em atingir um público mais jovem. Daí veio “Chispitas”, até culminar com “Rebeldes”.

Resta saber, no entanto, se as 19h, em um horário bastante concorrido, os jovens brasileiros, que hoje têm muitos outros atrativos, corresponderão às expectativas dos dirigentes da Rede Record, pois lá no México, a novela chegou a durar dois anos, ou seja, um período muito longo, para um público que consome informação com rapidez e está sempre em busca de coisas novas para serem digeridas. Por tudo isso, será, sem dúvida, um grande desafio para a emissora da Barra Funda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.